10 Sinais que indicam que está na hora de você mudar de trabalho

Você já pensou alguma vez em mudar de trabalho?

Durante toda minha carreira corporativa, e lá se vão praticamente 20 anos, tive oportunidade de ocupar vários cargos diferentes, e já senti na pele o que significa querer muito mudar de trabalho.

Vou deixar essa história para outro momento, mas posso dizer que sei o que é acordar pela manhã sem vontade alguma de ir para o trabalho.

Olhando para trás agora, depois de ter ganho experiência e ter amadurecido como profissional e também como pessoa, vejo que alguns fatores acabaram fazendo com que eu permanecesse, mesmo estando insatisfeito.

Na época algumas coisas acabaram me impedindo de fazer a mudança que eu precisava, incluindo preocupações com dinheiro, problemas de auto-estima, confusão sobre o que eu realmente queria, relutância em começar de novo em um novo emprego, e simplesmente medo.

Eu deveria ter mudado, mas vejo isso somente agora.

O projeto Amo Onde Trabalho nasceu justamente para ajudar a combater esses mesmos problemas que enfrentei e que assombram muitos profissionais talentosos no Brasil.

Meu objetivo com esse texto é trazer uma reflexão importante para profissionais que estão passando por problemas com o seu trabalho atual, ou que talvez ainda não tenham percebido isso.

O trabalho não precisa, e não deve, ser um lugar de sofrimento ou insatisfação.

Todos nós merecemos fazer algo que amamos, em um lugar onde somos bem tratados, respeitados como profissionais e que nos possibilite prosperar.

Durante os meus anos de trabalho acabei entendendo alguns sinais inegáveis ​​de quando precisamos fazer uma mudança, seja de trabalho ou até mesmo de toda a nossa carreira profissional.

Infelizmente muitos profissionais acabam presos em total negação sobre esses sinais, alguns por estarem assustados demais para vê-los, e outros por não tomarem medidas proativas.

Vamos dar uma olhada nesses sinais, caso você se enquadre em alguns deles, talvez esteja na hora de repensar seu trabalho.

Quando é a hora de mudar de trabalho?

É hora de mudar de trabalho?

1 – Você se sente infeliz no trabalho

Acredito que não exista um sinal mais claro que esse.

Se na maior parte do tempo em que está trabalhando, você está se sentindo infeliz, deprimido, frustrado, entediado, incompreendido, maltratado ou estagnado.

Caso essa seja a sua situação, não acredito que você precise ler os outros sinais para saber que você precisa mudar de trabalho.

Lembre-se, você não precisa se sentir infeliz para ter um emprego remunerado.

2 – A cultura organizacional é ultrapassada e/ou tóxica

Um trabalho não é apenas sobre as funções e tarefas que você realiza todos os dias, ele também é moldado por vários outros fatores.

A cultura organizacional é um elemento essencial nos dias atuais e pode fazer toda a diferença do mundo no ambiente de trabalho.

  • A forma como os chefes, gestores e colegas se comportam e se relacionam durante o trabalho. Existe confiança no trabalho de todos? As pessoas se relacionam bem?
  • A forma como a empresa está buscando e conseguindo seus resultados, sua Missão e também Valores. Eles são claros? Você concorda com eles? Eles te representam?
  • O forma como os líderes tratam o seu crescimento e sua carreira. Você sente que está estagnado? Eles se interessam pela sua evolução profissional?
  • O espírito colaborativo e os comportamentos dos gestores e equipe. Existe colaboração para resolver problemas e tomar decisões?

Compreender todas as dimensões do seu trabalho ajudará você a enxergar tudo com mais clareza.

3 – Você não está fazendo aquilo que gostaria de fazer

Com certa frequência, as pessoas acabam não se dando conta de que é possível fazer alguma coisa muito bem feita, mas não gostar de fazer.

As habilidades que você possui podem não ser as mesmas que você se sente feliz realizando.

Nem sempre aquilo que somos bons fazendo é o mesmo que amamos fazer.

Se o seu trabalho obriga você a usar habilidades que não são agradáveis ​​ou gratificantes para você, você será infeliz todos os dias trabalhando, eu sei pois já passei por isso.

4 – Você acredita que está destinado a coisas melhores, maiores ou mais emocionantes

Esse é um item bastante interessante, eu me senti assim durante muito tempo.

Você pode estar ganhando muito dinheiro, ou até mesmo estar sendo produtivo e estar satisfeito no trabalho, mas ainda assim pode ter essa sensação de que não pertence ao lugar em que está.

Não se trata de se sentir superior, menosprezar ou desrespeitar ninguém, se trata de entender as suas ambições profissionais e aquilo que você sente que nasceu para fazer.

As vezes fazemos parte de um time ou empresa que realiza coisas que são importantes para seus clientes, porém você sente que aquilo não é o que você gostaria de estar realizando, ou não se identifica com o que é alcançado.

Eu tive essa sensação desconfortável e persistente por anos, uma sensação de que eu deveria estar fazendo coisas diferentes, mais empolgantes.

Essa é uma sensação bastante pessoal, as vezes é necessário ter coragem para seguir esse sentimento e dizer sim para nós mesmos.

Muitas pessoas temem que esse tipo de pensamento possa parecer arrogância, mas essa é apenas uma sensação muito pessoal.

O que outras pessoas acham emocionante, você pode não achar.

Esses pensamentos e sentimentos não são algo a ser ignorados, eles estão apontando para o fato de que há outra direção esperando por você, que trará mais alegria, sucesso, recompensa, reconhecimento e satisfação para sua vida.

Somente agora eu consigo entender aquilo que sempre senti, foi assim que o projeto Amo Onde Trabalho surgiu.

Se você acha que é feito para coisas mais excitantes, então você é.

Não se envergonhe disso nem se esconda.

5 – O propósito da sua empresa não é o mesmo que o seu

Como você se sente sobre os resultados que seu trabalho está ajudando a atingir?

Você ama aquilo em que está trabalhando e acha que está contribuindo para um mundo melhor?

Você acredita naquilo que está fazendo? Acredita que está gastando boa parte dos seus dias em algo que vale a pena?

Você não pode ser feliz ou ter satisfação no trabalho se não acredita naquilo que sua empresa está fazendo.

Se o propósito da sua empresa não é aquilo que você deseja para você, ou ainda pior, você não sabe qual é esse propósito. Então talvez seja hora de pensar em mudar.

6 – Você trabalha com um chefe ou gestor ruim

Eu considero esse assunto tão importante que já escrevi dois textos sobre ele, no primeiro abordei os 10 sinais de um mau gestor, na sequência fiz o contrário com os 10 sinais de um ótimo gestor.

Se você fez a leitura, já deve saber do que estou falando, são exatamente esses comportamentos demonstrados por um gestor que fazem com que muitas pessoas se sintam infelizes com seus trabalhos.

Eu já tive pares e gestores que agiam dessa forma, e tenho certeza que as chances de você ter passado por algum assim também é grande.

Caso você tenha em sua equipe ou empresa algum gestor que tenha as características de um mau gestor, e o mesmo não consegue mudar, o melhor a fazer é se questionar se você realmente está trabalhando no lugar certo.

7 – Você se sente desengajado com o trabalho

Se você perceber que está se sentindo diferente de alguma forma com relação ao seu trabalho, ou seja, em algum momento estava se sentindo parte daquilo tudo, mas com o passar do tempo foi perdendo esse sentimento.

Isso pode indicar que você ficou desengajado com o seu trabalho. Alguém que está desengajado demonstra esses tipos de comportamentos:

  • Falta de interesse em assuntos que não são de sua responsabilidade direta;
  • Não sente mais vontade de dar sua opinião sobre as coisas;
  • Dificilmente colabora com alguém no trabalho ajudando ou trocando conhecimentos;
  • Teve uma queda de produtividade sem motivo aparente;

Se você se sente desengajado com o trabalho por qualquer motivo que seja, é hora de buscar novos ares, trabalhar quando se está desengajado é ruim para você e também para a empresa.

8 – Você não se sente valorizado

Quando digo valorizado não estou falando de dinheiro, a questão financeira é muito particular e muitas vezes podemos nos sentir infelizes ganhando muito bem, ou nos sentirmos satisfeitos ganhando de forma razoável.

O problema é quando não somos valorizados e apreciados ao realizarmos um ótimo trabalho.

Quando conseguimos realizações no trabalho e temos orgulho delas, mas ninguém mais se importa.

9 – Você não é desafiado e se sente estagnado

Você em algum momento já teve desafios criativos no trabalho, mas a muito tempo isso não acontece mais.

Ficar fazendo a mesma coisa durante anos, ao ponto de sentir que você já consegue fazer o trabalho praticamente em modo automático pode ser muito desmotivador para um profissional.

Todos nós precisamos ser desafiados a buscar novos conhecimentos, caso contrário acabamos nos acomodando e perdendo a motivação no trabalho.

10 – Você odeia sair da cama para ir trabalhar

Esse é também um sinal bastante claro de que as coisas não estão boas no trabalho, caso chegue a essa situação, é melhor você sair e procurar alguma coisa que te faça feliz.

Quando sequer sentimos motivação para levantar da cama pela manhã, é por que não existem mais motivos para continuar, é hora de mudar de trabalho.

Finalizando

Está na hora de mudar de trabalho?

Talvez esteja na hora de investir no seu perfil no Linkedin?

Eu tenho o entendimento de que cada situação é diferente, o que busquei com esse texto foi somente gerar uma reflexão.

Não significa que você deve sair correndo e pedir demissão caso tenha se identificado com alguma das situações que citei. Também não estou querendo incentivar você a mudar de trabalho, somente você vai saber quando essa hora chegar.

Mas posso dizer que caso essa seja a sua vontade, quando você encontrar algo que realmente ame fazer, terá valido muito a pena.

Espero que tenha gostado da leitura.

Um grande abraço e até a próxima!

Related Articles

Responses

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!