Os Fantasmas de Gestões Passadas

Os Fantasmas de Gestões Passadas

Eles representam problemas característicos que formas de gestão que estão inadequadas ao mundo atual apresentam, mas assim como fantasmas, as vezes eles estão lá e não conseguimos enxergar.

Quando os Fantasmas de Gestões Passadas estão com sua influência muito alta na cultura organizacional, os talentos da organização não conseguem utilizar o seu potencial e acabam se desanimando com o trabalho. Existem muitas amarras, dependências e estruturas, fazendo com que a inovação seja sufocada.

Comando e Controle

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

Comando e controle é baseado no estabelecimento e manutenção de poder e controle de pessoas e processos organizacionais, é executado de forma vertical, quem está na parte de cima da hierarquia de gestão ordena e quem está na parte de baixo obedece, sem questionamentos. A gestão baseada em comando e controle impede a criatividade e a tomada de decisão das pessoas, simplesmente porque tudo precisa passar pela cadeia de comando, não existe espaço para assumir riscos e por consequência, inovar.

Comando e Controle - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Especialista

Especialista - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

A alta especialização pode alienar os colaboradores quanto aos objetivos maiores da organização, o foco das pessoas se torna apenas realizar suas atividades repetidamente, sem se preocupar com o todo. O Especialista faz com que o profissional execute sempre a mesma função e realize as mesmas atividades até não ter mais nenhum desafio ou aprendizado, ficando desmotivado e desengajado com o passar do tempo.

Microgerenciamento

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

O Microgerenciamento ocorre quando o gerente presta atenção aos pequenos detalhes na gestão, ao ponto de controlar as ações e resultados de uma pessoa ou situação. Quando um gestor tenta exercer uma quantidade excessiva de controle ou se envolve muito nos detalhes das atividades da sua equipe, isso acaba com a motivação, a criatividade e a satisfação no trabalho. Ele também é o principal motivo de insatisfações e criação de ressentimentos de profissionais com os seus gestores.

Microgerenciamento - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Executor

Executor - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

Quando as pessoas não sabem o que está sendo alcançado pelo trabalho que estão realizando não é possível obter engajamento, simplesmente porque nesses casos ficam restritos apenas a executar atividades. O problema é que atividades são repetitivas e infinitas, nenhum profissional consegue se sentir engajado com seu trabalho apenas por estar realizando uma atividade, é preciso que todo o esforço diário possua um objetivo maior. O Executor sozinho pode levar os melhores profissionais da organização ao desengajamento.

Autoritário

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

Um estilo de liderança autoritário é exemplificado quando um líder dita políticas e procedimentos, decide quais metas devem ser alcançadas e direciona e controla todas as atividades sem qualquer participação significativa dos colaboradores. Não existe como um profissional sentir que faz parte de algo e se engajar quando as decisões relacionadas ao seu próprio trabalho são sempre tomadas por outra pessoa. O Autoritário gera dependências para a equipe e sufoca a inovação, pois não existe autonomia para se tentar algo diferente.

Autoritário - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Oculto

Oculto - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

Quando a gestão não é transparente, tudo o que acontece no ambiente de trabalho passa a ser motivo para especulações, como os colaboradores não sabem o que acontece acabam tentando deduzir os motivos, causas, razões ou circunstâncias em que os fatos ocorreram. O Oculto tem um impacto muito negativo nas expectativas, na confiança e também no empoderamento, sem uma gestão transparente as expectativas geradas nunca são atendidas causando conflitos organizacionais, redução da produtividade, desmotivação e desengajamento.

Ignorado

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

A falta de reconhecimento é um dos principais fatores que levam um profissional a ficar desengajado com o trabalho, é muito desmotivador quando realizamos um trabalho bem feito e não somos reconhecidos. Quando a falta de reconhecimento se incorpora na cultura organizacional os colaboradores com o tempo param de se importar em fazer o melhor, pois sabem que serão ignorados de qualquer forma. Se as pessoas não são reconhecidas por alguma atitude positiva que tiveram, qual motivo levaria elas a fazerem aquilo novamente?

Ignorado - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Acaso

Acaso - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

O Acaso é quem cria a própria cultura de uma organização e também os seus valores quando isso não é feito de forma intencional. Os comportamentos demonstrados pelas pessoas no dia a dia são reforçados e com o tempo passam a ser os valores reais adotados, criando uma cultura imprevisível com valores irrelevantes e sem nenhuma ligação com a missão e estratégia da empresa.

Discriminação

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

A discriminação é baseada em preconceitos e ocorre quando uma pessoa é tratada desfavoravelmente por causa de uma característica pessoal, independente do seu mérito individual. Em organizações não inclusivas, colaboradores diversificados não se sentem parte da equipe porque suas diferenças são destacadas de formas negativas através de piadas, comentários, estereótipos, entre outros. Sem inclusão, as conexões cruciais que atraem talentos diversificados, incentivam sua participação, estimulam a inovação e levam ao crescimento dos negócios não vão acontecer.

Discriminação - Os Fantasmas de Gestões Passadas

Mercenário

Mercenário- Os Fantasmas de Gestões Passadas

Por que ele é um
Fantasma de Gestões Passadas?

O Mercenário é o responsável por muitas pessoas verem o trabalho apenas como um lugar onde elas precisam passar seu tempo, se preocupar com o horário de entrada e saída, e em cumprir as 8 horas diárias para receber um salário ao final de cada mês. Para essas pessoas o trabalho não tem um significado ou propósito. Não há absolutamente nada de errado em trabalhar para pagar suas contas, colocar comida na mesa ou gastar um pouco de dinheiro, mas tem que haver uma razão maior para nós trabalharmos. Certo?

Nós ajudamos você a enfraquecer os Fantasmas de Gestões Passadas na cultura da sua equipe ou empresa.

Ficou interessado em conhecer melhor os Fantasmas de Gestões Passadas e entender como você pode enfraquecer a influência deles na cultura da sua empresa ou equipe?

Faça Parte da plataforma Amo Onde Trabalho e crie uma cultura organizacional voltada para a Experiência Humana no Trabalho!

Faça Parte da Nossa Rede

Entre para nossa rede de e-mails e receba conteúdos diferenciados sobre Liderança, Gestão Ágil, Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Práticas e muito mais!

× Fale com a gente!