10 sinais: como identificar um ótimo gestor

Você saberia identificar se está sendo um ótimo gestor e líder para sua equipe ou empresa?

Caso não seja um gestor, saberia reconhecer quais são as características de um ótimo gestor?

É normal que gestores sempre acreditem que estão fazendo um ótimo trabalho com a sua equipe ou empresa, eu sei disso pois sou um deles.

Precisamos tomar muito cuidado e sempre nos questionarmos sobre o caminho que estamos seguindo, caso contrário podemos acordar um dia e perceber que a equipe não confia mais no nosso trabalho.

Há alguns dias fiz um texto citando vários aspectos comuns que podemos identificar em gestores, que por falta de preparo ou simplesmente por situações ocorridas ao longo do caminho, acabaram se tornando maus gestores para suas equipes.

Trabalhar com um gestor diferenciado pode ser transformador para uma equipe, não é por acaso que os profissionais mais talentosos estão cada vez mais procurando empresas que possuam grandes líderes, esses profissionais sabem o impacto poderoso que isso trará para suas carreiras.

Felizmente existem excelentes exemplos de ótimos gestores e líderes que se tornaram até mesmo lendas, justamente pela forma como fazem ou faziam a gestão das suas equipes.

Steve Jobs, Elon Musk, Jeff Bezos, esses são nomes que normalmente nos vem a mente quando pensamos em grandes líderes e gestores, mas existem vários exemplos. A Harvard Business Review faz anualmente uma lista com os nomes que mais se destacaram em gestão de empresas do mundo todo.

Por outro lado, infelizmente é muito mais fácil encontrar gestores e CEO’s que acreditam que estão fazendo um ótimo trabalho, quando na verdade estão abusando do poder e prejudicando seus profissionais.

Esse tipo de gestor acaba prejudicando bastante a motivação e engajamento de todos que fazem parte da equipe.

Alguns líderes e gestores já perceberam que o mundo, o mercado de trabalho e os profissionais mudaram, e por esse motivo estão praticando um modelo de gestão diferenciado.

O foco mudou, de uma gestão mais controladora para uma gestão mais apoiadora.

Nos últimos anos comecei a buscar entender e reconhecer alguns sinais que grandes gestores e CEO’s possuem em comum, agora gostaria de compartilhar esses sinais com você.

Antes gostaria que você se fizesse uma pergunta.

Caso você seja um gestor: A minha equipe confia no meu trabalho e na forma de gestão que estou praticando?

Caso você não seja um gestor: Eu confio no trabalho e na forma de gestão que está sendo praticada pelo meu gestor?

Caso a resposta seja negativa em qualquer um dos casos, esse texto pode ser interessante para você.

Ficou com vontade de conhecer os sinais de um ótimo gestor, vamos lá?

Os 10 sinais para identificar um ótimo gestor

1 – Sabe aceitar críticas

Uma coisa que todo ótimo gestor sabe compreender é, você não pode estar certo o tempo todo.

É possível que com tantas responsabilidades em seu trabalho, ao lidar com a gestão e outras responsabilidades, você possa esquecer isso em algum momento.

Você deve receber críticas e saber aceitá-las.

Em muitas culturas organizacionais a crítica pode ser um problema, principalmente quando precisamos fazer isso para quem possui o maior cargo e salário na empresa.

Um ótimo gestor além de saber aceitar críticas de forma natural, também sabe como fazer para incentivar corretamente esse tipo de atitude no ambiente de trabalho.

Ótimos gestores dão oportunidades para que seus liderados possam apresentar críticas com relação a seu trabalho.

Alguns colaboradores não criticam mesmo quando necessário, principalmente quando a cultura que foi criada é aquela onde o chefe sempre acha que está certo e sabe tudo.

Um ótimo gestor sabe que não deve levar para o lado pessoal, lida com essas dicas, agradece pelo feedback, entende que pode estar errado e faz alguma coisa para resolver ou mudar caso necessário.

Um ótimo gestor não trabalha para massagear seu ego.

2 – Sabe escutar

Uma coisa que todo ótimo gestor sabe fazer é escutar sua equipe e pares.

Faz parte da vida de um gestor ter responsabilidades maiores do que outras pessoas, mas ele sabe que muitas vezes existem ideias excelentes dentro da equipe que podem trazer grandes resultados, basta escutar.

Um ótimo gestor sabe que as suas ideias não são melhores do que as de outras pessoas, dessa forma ele consegue escutar e aceitar sugestões.

Um ótimo gestor também sabe escutar perguntas e respondê-las sem ficar na defensiva, e principalmente, sabe escutar os problemas que estão afetando a sua equipe para poder resolvê-los.

Um ótimo gestor não é aquele que finge que escuta, ele realmente sabe escutar.

3 – Dá o crédito para sua equipe

Uma coisa que um ótimo gestor sabe que deve fazer é dar o crédito para sua equipe e pares.

Você não acha ridículo quando sua equipe é reconhecida ou homenageada por realizar algum trabalho que foi muito bom, mas quem aparece na foto da matéria ou recebe o prêmio é somente o seu gestor?

Acredite, é bastante comum isso acontecer, mas um ótimo gestor ganha a confiança e o respeito de todos dando o crédito para sua equipe, ele sabe quando deve assumir os holofotes e quando deve deixar sua equipe fazer isso.

4 – Consegue empoderar a sua equipe

Saber empoderar a sua equipe de trabalho é uma das principais características que um ótimo gestor possui.

Quando existe confiança nas pessoas não é necessário ficar micro gerenciando e muito menos validando aquilo que todos estão fazendo.

Um ótimo gestor dá autonomia para que sua equipe possa realizar o trabalho, pois sabe que assim obterá os melhores resultados, ele sabe que existem talentos e gerar dependências pode impedi-los de utilizarem todo o seu potencial.

Um ótimo gestor possibilita que a sua equipe conheça todo o contexto por trás do trabalho que realiza.

5 – É sincero e transparente

Deveria ser uma característica básica para qualquer gestor, mas infelizmente ela está presente apenas nos melhores.

Um ótimo gestor não faz promessas que não pode cumprir.

Os colaboradores podem ter opiniões diferentes sobre o caminho que eles acreditam que a empresa deve seguir, mas cabe ao gestor garantir que eles não criem esperanças e expectativas desnecessárias.

Um ótimo gestor não passa uma visão diferente da realidade para a sua equipe e também para a sociedade.

6 – Possui empatia

A empatia permite que um ótimo gestor saiba se as pessoas que ele está tentando alcançar foram realmente alcançadas.

Um gestor que possui empatia consegue prever o efeito que as suas decisões e ações irão causar nas pessoas.

Sem empatia um gestor não consegue extrair os melhores resultados da sua equipe, ele não consegue inspirar seguidores ou obter lealdade, acredite, não é uma visão bonita.

Um ótimo gestor também demonstra empatia por seus clientes, jamais empurra goela abaixo suas ideias com o único intuito de ganhar mais dinheiro.

7 – Não se coloca acima dos demais

Ótimos gestores não precisam de poderes e jamais usam o seu cargo para se colocar acima dos outros.

Um ótimo gestor não quer aparecer, ele sabe que não deve se portar como a pessoa mais inteligente da sala, pois muito provavelmente não é.

Quando gestores usam o poder do seu cargo para passar por cima de processos e pessoas acabam perdendo a credibilidade e jamais serão inspiração para seus colaboradores.

Ótimos gestores inspiram as pessoas justamente por não precisarem agir como superiores.

8 – É difícil de identificar mas todos sabem quem é

Um ótimo gestor, acredite, não é facilmente identificado no meio das demais pessoas justamente por que ele é humilde.

Sabe quando você entra em alguma empresa e só falta ter um sinal luminoso indicando quem é o chefe?

Isso não ocorre quando você está diante de um ótimo gestor, não é necessário.

Nada de salas exclusivas sem necessidade, nada de cadeiras mais confortáveis ou mesas maiores, ele não precisa disso.

Um ótimo gestor não precisa ter uma placa com seu nome em cima da mesa pois todos sabem quem é o líder.

9 – Delega suas responsabilidades

Um gestor possui muitas responsabilidades, e com o passar do tempo a empresa vai crescendo e essas responsabilidades vão aumentando, isso acaba fazendo com que ele nunca esteja disponível quando a equipe realmente precisa.

Uma grande característica que um gestor acima da média possui é a confiança com que ele delega suas atividades. Ele percebe quando existe alguém que possa executá-las com a mesma competência, ou até mesmo melhor.

Agindo dessa forma ele demonstra confiança na sua equipe, valoriza os talentos e ganha o respeito de todos.

Um ótimo gestor não tem medo de delegar por que sabe que não é insubstituível.

10 – Não necessita de um cargo

Essa é exatamente a principal característica de um gestor diferenciado, ele não precisa ter um cargo oficial de gestão.

Jurgen Appelo, descreve que a gestão é uma coisa importante demais para ser deixada somente para os gerentes.

Todos precisamos agir da mesma forma que gostaríamos que nossos gestores agissem, todos temos a chance para fazer isso em algum momento do nosso trabalho.

Os grandes gestores e CEO’s já eram líderes antes mesmo de ocuparem qualquer cargo de gerência.

Seja no trabalho o ótimo gestor que você gostaria de ter.

Finalizando

Espero que após ler esse texto eu tenha ajudado você a responder a pergunta que fiz no início.

Caso você seja um gestor: se a sua equipe não demonstra confiança no seu trabalho e na gestão da empresa como um todo, procure identificar em quais das características listadas você precisa melhorar.

Caso você não seja um gestor: se você não acredita na forma de gestão que está sendo praticada na sua empresa ou não confia no seu gestor, você tem duas possibilidades, agir e dar o exemplo conforme escrevi, ou buscar um lugar melhor para trabalhar.

Eu sinceramente espero que você tenha ótimos gestores e grandes líderes dentro da sua equipe e empresa, eles farão a diferença para sua carreira, pode acreditar em mim.

Caso você esteja precisando de ajuda você pode testar com a sua equipe a Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho.

Um grande abraço e até a próxima!

Related Articles

Responses

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!