Empoderamento Capa

Empoderamento no Trabalho

Sem o empoderamento a equipe não consegue inovar, pois não tem autonomia para tentar coisas diferentes e assumir riscos calculados.

O que é Empoderamento no trabalho?

Quando estamos falando de empoderamento na cultura de uma organização estamos falando de possibilitar que os profissionais tenham acesso a todas as informações necessárias, tenham conhecimento e treinamento adequados, tenham autonomia para tomar decisões referentes ao seu trabalho e possam realizá-lo sem dependências. 

Não me admira que o empoderamento seja peça fundamental no mundo das startups e de outras organizações empreendedoras, afinal como é possível inovar sem que as pessoas tenham acesso a todo o contexto referente ao seu trabalho, possam assumir riscos calculados, procurem soluções diferenciadas e não tenham medo de errar?

Empoderamento é um dos Sábios da Gestão Moderna mais enfraquecidos na maioria das grandes empresas, principalmente aquelas ainda profundamente enraizadas em uma estrutura hierárquica com processos detalhados, burocráticos e cheios de dependências.

Atualmente muitos profissionais talentosos estão preferindo trabalhar em empresas menores e pequenas startups, mesmo ganhando consideravelmente menos, justamente pela maior liberdade para trabalhar e poder para tomar decisões referentes às suas responsabilidades.

A independência e autonomia no trabalho são mais buscadas agora do que nunca, estamos diante de uma geração de profissionais que é extremamente empreendedora. O problema é que os modelos hierárquicos tradicionais, mesmo aqueles não tão rígidos, acabam passando uma sensação de dependência dos colaboradores para com a gestão, isso acaba fazendo com que os colaboradores sintam necessidade de pedir autorização e validação para tudo.

Empoderamento - Sábios da Gestão Moderna

Processos são ruins por que são utilizados da forma errada

Processos burocráticos criam dependências para o trabalho e frustram a todos, o objetivo de processos, políticas e procedimentos deveria ser facilitar a produtividade e a criatividade, mas infelizmente eles são usados como mecanismos de defesa para a falta de confiança.

Uma das maiores frustrações profissionais que já tive foi justamente me sentir amarrado, sem nenhum poder para tomar qualquer tipo de decisão ou buscar qualquer tipo de melhoria necessária para a equipe, mesmo sendo um dos gestores.

Não existe nada mais frustrante para um profissional do que ter seu talento restrito apenas a realização daquilo que é solicitado por algum superior sem ter nenhum entendimento dos motivos ou necessidades, sem ter nenhum poder para tomar decisões ou resolver problemas.

Equipes que trabalham em uma organização onde a cultura organizacional possui o empoderamento como um de seus pilares principais conseguem ter uma produtividade muito acima da média e trazer resultados inovadores sem a necessidade de supervisão ou microgerenciamento

Isso ocorre pois todos possuem acesso às informações necessárias e entendimento de todo o contexto relacionado ao seu trabalho, as pessoas que ali estão participam na hora da definição dos objetivos da sua equipe e se comprometem com eles, mas principalmente estão preparadas, treinadas e respaldadas para a realização do trabalho.

O Empoderamento deixa os colaboradores habilitados para desempenhar seus trabalhos de maneira mais eficaz, sem se sentirem à espera de uma decisão, aguardando orientação ou aguardando permissão para agir. 

Empoderamento no trabalho1

Dicas para empoderar a sua equipe

Possibilite o crescimento das pessoas

Líderes eficazes empoderam suas equipes, dando-lhes oportunidades de expansão e crescimento de quatro maneiras.

Forneça contexto: Se certifique de que todos possuam todas as informações necessárias sobre todo o contexto de suas atividades.

Não microgerencie: Delegue trabalho para sua equipe e apoie as pessoas que tomam iniciativa sobre novas ideias.

Deixe claro que confia na sua equipe: Forneça aos membros da equipe a autoridade para tomar decisões sobre seus projetos sem check-ins constantes ou dependências.

Dê liberdade e esteja disponível para aconselhamento: Deixe as pessoas tentarem ideias, mas saiba quando intervir e oferecer conselhos.

Dê o suporte necessário

Pode ser difícil para um gerente encontrar o equilíbrio certo ao apoiar o empoderamento na sua equipe.

Avalie: Qual é a capacidade e motivação do membro da equipe que estará trabalhando na tarefa?

Adapte: Que tipo de estilo de gestão será mais eficaz para esse membro da equipe?

Colabore: Que tipo de suporte esse membro da equipe precisará para concluir a tarefa com êxito? O suporte virá de você ou de outros membros da equipe?

Saiba delegar

Delegar, ou dar autoridade, responsabilidade e controle de tomada de decisão a um indivíduo ou a uma equipe, é um comportamento de gerentes de alto desempenho.

Olhe para os objetivos: Qual é o objetivo final e que resultados são necessários para alcançá-lo? Quais partes podem ser delegadas?

Olhe para você: Quais tarefas você não pode delegar e por quê? Quais tarefas favorecem suas próprias forças e fraquezas?

Reconheça a pessoa certa para o trabalho: Quem tem as habilidades certas para fazer o trabalho? Como essa tarefa pode ajudá-los a se desenvolver?

Forneça contexto

Conversar com as pessoas que irão realizar as atividades é muito importante para fornecer contexto.

Mas lembre-se, delegar significa desapegar.

  • Dê uma visão geral do trabalho, incluindo a importância da tarefa e os recursos disponíveis;
  • Descreva os detalhes da nova responsabilidade. Defina o escopo da função e defina padrões de desempenho e resultados pretendidos.
  • Defina expectativas claras, mas evite prescrever como a tarefa deve ser concluída;
  • Solicite perguntas, reações e sugestões. Faça disso um diálogo;
  • Ouça os comentários e responda com empatia. Certifique-se de que eles entendam o que é esperado deles;
  • Compartilhe como isso afeta a equipe. Ajude a estabelecer prioridades e alivie algumas das pressões;
  • Estabeleça pontos de verificação, resultados, prazos e formas de monitorar o progresso. Tudo deve ser um processo colaborativo.

Como liderar uma equipe empoderada?

1 – Peça sugestões, ideias e insights

Peça à sua equipe para fazer parte do processo de tomada de decisão.

2 – Reforce com feedback positivo

Dê reconhecimento positivo e feedback aos membros da equipe quando eles são eficazes, especialmente quando eles assumem um papel de liderança e são bem-sucedidos.

3 – Desenvolva líderes

Delegar projetos e tarefas aos membros da equipe e dar a eles autoridade sobre projetos específicos lhes dá um senso de valor dentro da organização;

Atribua projetos a membros da equipe de alto desempenho e torne-os líderes em tarefas individuais;

Isso dará aos membros de sua equipe uma oportunidade de brilhar.

4 – Aumente a capacidade de cada membro da equipe

Encontre maneiras de ajudar cada membro da equipe a desenvolver e contribuir usando seus pontos fortes;

Atribua tarefas que permitirão que os membros de sua equipe cresçam e assumam responsabilidades adicionais;

Isso pode motivá-los porque mostra que você sente que eles são valiosos e competentes.

5 – Mentore os membros da equipe

Concentre-se em treiná-los para o sucesso;

Ajude-os a alcançar não apenas os objetivos da equipe ou da empresa, mas também seus objetivos pessoais de carreira;

Descubra onde eles querem chegar nos próximos anos, e dê a eles as ferramentas que precisam para se desenvolverem e terem sucesso.

6 – Incentive a comunicação aberta

Comunique claramente seus objetivos, projetos e ideias e incentive os membros de sua equipe a fazerem o mesmo;

Estabeleça um ambiente em que os membros da equipe estejam confortáveis em expressar seus comentários e sintam-se à vontade para experimentar novas ideias;

Incentive os membros de sua equipe a contribuírem em atividades de brainstorming e elogie-os pelo feedback.

7 – Demonstre que você confia nos membros da sua equipe

Dê a eles a quantidade de autoridade que precisam para concluir o projeto sem consultar você em todos os detalhes.

Finalizando

Uma gestão moderna precisa se certificar de que os seus talentos possuem o conhecimento necessário para realizarem o trabalho livres de qualquer tipo de dependência,  todos devem entender o contexto por trás do trabalho que realizam. 

Quem conseguiria se motivar e se engajar percebendo que está gastando horas preciosas da sua vida para realizar um trabalho sem saber quem irá se beneficiar dele ou qual problema está de fato sendo resolvido?

O Sábio do Empoderamento é essencial para uma cultura engajadora, pode ter certeza disso, caso ainda esteja com dúvidas se faça a seguinte pergunta: 

Qual equipe consegue inovar sem ter autonomia para tentar coisas diferentes e assumir riscos calculados?

O Modelo Amo Onde Trabalho de Experiência Humana pode ajudar você a mudar a forma de gestão e liberar todo o potencial da sua equipe de trabalho, criando uma cultura que ajude a engajar as pessoas não apenas durante um curto período, mas por toda a jornada.

Melhores resultados em nossos trabalhos e a sensação de felicidade e pertencimento enquanto fazemos isso. 

Esse é realmente um tesouro que vale a pena ser encontrado.

Espero que tenha gostado da leitura e ficarei muito feliz se você der o seu feedback sobre esse conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

Daniel Augusto Danieli

Daniel Augusto Danieli

Meu trabalho é ajudar líderes e equipes na criação de uma cultura organizacional engajadora e inovadora, com uma forma de gestão adequada aos dias de hoje e voltada para a experiência humana no trabalho

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!