Como ser um(a) líder?

Como ser um(a) líder?

10 habilidades e qualidades de um(a) grande líder

Introdução - Como ser um(a) líder

Honestamente, não há melhor momento do que agora para melhorar as suas habilidades de liderança. No momento atual em que estamos vivendo, o fator de diferenciação para todas as organizações é a qualidade de sua liderança (e continuará sendo nos próximos anos).

E se você está aqui comigo fazendo a leitura deste conteúdo.. Isso significa você!

É essencial para o sucesso da sua equipe e empresa que você construa seu conjunto de habilidades de liderança, mas quem tem tempo de sobra para isso certo? Você é um profissional ocupado. Sua programação provavelmente está lotada de reuniões.

  • Talvez você esteja lidando com conflitos em sua equipe?
  • Tentando manter o seu chefe feliz?
  • Alinhando todos aos objetivos do negócio?

Com certeza é muita coisa, e adicionar outra coisa à lista parece impossível, mas a Amo Onde Trabalho está aqui para guiá-lo em todo o processo.

O fato de você estar aqui lendo este guia significa que você está motivado, então você já está no caminho certo.

Citação Líder - Simon Sinek

Ser líder não se trata de possuir um título ou cargo

Uma das coisas mais incríveis sobre trabalhar em suas habilidades de liderança é que você verá a si mesmo transformar-se como uma pessoa em geral. 

A liderança é fundada nos relacionamentos e no desenvolvimento de pessoas (incluindo você).

É um papel de base humana, então esta jornada em direção à melhoria como líder é ao mesmo tempo uma descoberta pessoal, compreender isso é essencial para se tornar a melhor versão de si mesmo.

E mais, uma vez que você começa a crescer e desenvolver suas habilidades, sua liderança se tornará um exemplo para todos ao seu redor, incentivando os mesmos comportamentos. 

Este efeito cascata é gratificante de se ver em ação!

Ser líder não requer um título ou cargo. Contanto que você tenha a vontade de liderar e uma inclinação para ajudar outras pessoas a alcançarem seu potencial, qualquer pessoa pode ser um líder. Mas preciso deixar uma coisa clara, ninguém se autodenomina líder.

Os líderes não nascem da noite para o dia, mas todas as grandes jornadas começam com apenas um passo. Se você aplicar todos os dias as dicas simples que vou passar aqui, e se comprometer com a prática e a reflexão, você fará a diferença rapidamente na sua equipe.

Antes de nos aprofundarmos nas habilidades e qualidades necessárias para os líderes desenvolverem, há algo que você precisa saber.

Os 3 princípios obrigatórios de um líder nos dias atuais

Esses 3 princípios de um líder devem ser os seus guias na hora da tomada de decisão. Eles devem guiar a maneira como você lida com as situações e como interage com as pessoas todos os dias.

Memorize-os, viva-os, respire-os … até recite eles no espelho todas as manhãs se precisar (nós da Amo Onde Trabalho fazemos isso 🙂

Essencialmente, estes são os princípios inflexíveis de grandes líderes que devem estar sempre sob controle.

Liderar pelo exemplo

Tudo o que você prega, você também deve praticar. 

Isso é necessário para que as pessoas comprem a sua visão, se você quer que os colaboradores e colegas confiem em você, você tem que confiar neles. 

Se você quiser que sua equipe admita os erros, você tem que fazer o mesmo. Se você prega o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mostre a eles que você segue seu próprio conselho.

Liderar de "baixo para cima"

O papel do líder é guiar as pessoas, não comandar e dar ordens.

Os dias das estruturas top-down estão contados, e os verdadeiros líderes estão assumindo os seus lugares. O trabalho de um líder é apoiar e orientar para ajudar a elevar os outros para os holofotes, não eles próprios.

Estrutura Comando e Controle Vs Equipes Altamente alinhadas

Liderar com humanidade

É uma lei inflexível de liderança que todos os líderes devem ver seus colaboradores como pessoas, não apenas como trabalhadores.

Se você acompanha a Amo Onde Trabalho já sabe de todas as mudanças que o trabalho exige atualmente, como por exemplo, que as pessoas sejam o centro de cada organização. A força de trabalho está em necessidade de líderes inclusivos que liderem com o coração e priorizem consistentemente as pessoas.

Não existe nada de errado em buscar sempre a melhoria técnica e melhores resultados financeiros, essas coisas também são obviamente essenciais, mas no final do dia são os talentos das pessoas que dão vida aos produtos e serviços de uma empresa. 

E os melhores líderes garantem que as práticas da empresa e da equipe reflitam isso. Sempre!

10 habilidades e qualidades de um grande líder

Essas são as habilidades e qualidades mais importantes para você se concentrar. Também vou compartilhar alguns cenários comuns de trabalho e como lidar com eles como um verdadeiro líder!

1 - Crie um ambiente favorável à colaboração e comunicação

A comunicação constante é uma habilidade fundamental em qualquer relacionamento, mas em equipes, a ausência de comunicação é um sinal seguro de problema. 

Como líder, você deseja criar um espaço de fácil comunicação onde seja seguro se expressar e compartilhar ideias sem medo ou constrangimento. 

Os líderes devem facilitar a comunicação aberta, promovendo a expressão de pensamentos e perspectivas diferentes. A melhor maneira de fazer isso é modelar o comportamento você mesmo!

Comunique:

  • Constantemente (exceto nos dias de folga, é claro)
  • Claramente (especialmente no que diz respeito à transmissão da visão e objetivos da empresa)
  • Abertamente (seja autêntico e vulnerável, você é humano)

Você sabe o que fazer, dê o exemplo para encorajar os outros a fazer o mesmo! 

Você está se encontrando cara-a-cara com alguém da sua equipe que recentemente perdeu um prazo, e ali é
quando você descobre que é porque eles estavam sobrecarregados e não conseguiram acompanhar. Alguns colaboradores não sabem dizer “não” aos projetos e, em seguida, não comunicam que assumiram demais porque eles não querem decepcionar sua equipe. 

Deixe os colaboradores saberem que é melhor sinalizar esses problemas à medida que surgem comunicando-se abertamente com a equipe e liderança, antes que eles impactem os prazos e resultados financeiros.

2 - Seja vulnerável e construa confiança

A imagem do líder forte e infalível está desatualizada, e pode ser prejudicial para o seu sucesso, que anda de mãos dadas com o sucesso de sua equipe.

Se você não é capaz de ser aberto emocionalmente com a sua equipe, eles também não serão ​​com você. Mas antes disso, tem que haver confiança. A melhor maneira de ganhar confiança é oferecê-la de graça, então confie nos membros de sua equipe por padrão para construir bases sólidas em todos os seus relacionamentos.

Admitindo suas próprias imperfeições, você ganhará a confiança e respeito daqueles que se reportam a você e àqueles a quem você se reporta.

Você foi colocado em alguns projetos adicionais recentemente, e você está tendo problemas para fazer tudo de maneira adequada gerenciando sua equipe. Seu primeiro movimento deve ser falar com seu próprio gerente e trabalhar com ele para encontrar soluções para ajudá-lo a priorizar sua equipe.

Mais importante, porém, você deve falar com sua equipe. Deixe-os saber que você está sendo um pouco sobrecarregado, e admita que é difícil para você. Então, lembre-os de que eles são sua prioridade e você está sempre lá para eles, então você está trabalhando para encontrar uma solução.

3 - Motive as pessoas a se moverem na mesma direção

Uma grande parte da liderança é inspirar e motivar sua equipe em direção a uma visão compartilhada e objetivos comuns. Pessoas ficam motivadas quando sentem que seu trabalho árduo serve a um propósito maior, então reserve um tempo para demonstrar como suas tarefas estão conectadas ao quadro geral.

Quando todos na equipe têm a mesma missão em mente, a colaboração e o trabalho em equipe serão seus pontos fortes. E claro, certifique-se de que todos estejam recebendo reconhecimento significativo por seus esforços.

A equipe está fazendo horas extras antes de um grande evento, e todo mundo está colocando um esforço extra. Você pode ver que o moral está diminuindo. Não espere até após o grande evento de celebração para reconhecer a dedicação de todos. Faça uma reunião de equipe e reserve um tempo para falar para todos eles o quão duro eles estão trabalhando e como você está orgulhoso.

Lembre-os de como seu trabalho contribui para os objetivos maiores da empresa, isso vai dar uma força para a equipe!

4 - Desenvolva sua Inteligência Emocional

Em uma posição baseada em relacionamentos, você deve desenvolver suas habilidades interpessoais e inteligência emocional para utilizar os elementos humanos do seu papel. Isto começa conhecendo-se melhor, e então você pode se tornar mais consciente de como suas emoções influenciam no seu comportamento – e como seu comportamento influencia as emoções de outras pessoas.

Isso inclui o capacidade de identificar o que molda suas opiniões e evitar projetá-las em outras pessoas (ou grupos de pessoas). Pode ser difícil entender a maneira como os outros pensam e sentem, mas trabalhar nisso irá ajudá-lo a abordar melhor as necessidades dos membros de sua equipe.

Seu colaborador cometeu um erro – um grande erro – que vai ter um impacto negativo direto sobre um cliente, colega ou objetivo de negócio. É natural que isso possa causar pânico, mas o importante é como você administra isso em resposta. 

A última coisa que você quer fazer é ficar bravo, ou punir seu colaborador. Seu foco tem que estar em ajudar a encontrar uma solução. 

Reúna-se com seu colaborador e diga a ele que vocês vão consertar isso juntos, então converse com ele para saber o que precisa acontecer para retificar o situação. Os melhores líderes orientam seus colaboradores através da resolução de problemas, em vez de lhes dizer o que fazer, mesmo nos momentos mais críticos.

5 - Priorize as pessoas acima do lucro

Colocar as pessoas em primeiro lugar é essencial para a liderança moderna! Quanto melhor você conhecer os membros da sua equipe a nível pessoal, melhor você será capaz de guiá-los profissionalmente – para não falar em explorar suas ideias e perspectivas únicas. 

Dê um passo adiante encorajando o mesmo relacionamento entre os membros da equipe para maior colaboração criativa e resolução de problemas. Lembre-se de que a felicidade de seus colaboradores está intimamente ligada à felicidade de seus clientes.

Um de seus colaboradores tem uma crise pessoal repentina e precisa tirar uma licença. Primeiro, tranquilize seu colaborador de que a equipe irá fazer aquilo que for necessário e pergunte o que você pode fazer para apoiá-lo.

Em seguida, reúna-se com sua equipe para informá-los sobre o que precisam saber e sobre como podem apoiar seu colega também. Elabore um plano e tranquilize sua equipe de que juntos vocês vão amarrar quaisquer pontas soltas para o colega que está de licença, sem que pese muito para ninguém.

6 - Tenha humildade e permaneça humilde

Os líderes mais fortes são humildes; eles não estão nisso pelo título ou o status. Liderança forte significa empoderar os outros, não estando em posição de poder. Você precisa ver os membros de sua equipe como iguais e reconhecer que você tem algo a aprender com cada um deles.

Isso significa ter autoconfiança suficiente para se concentrar mais no sucesso de sua equipe do que em qualquer ganho pessoal. A parte gratificante é que quando você assume um papel tão altruísta, você acaba descobrindo muito sobre você no processo.

Você tem uma reunião chegando com a outra liderança para revisar os OKRs do último trimestre. Seu time vem se matando, demonstrando forte colaboração e trabalho em equipe, surgindo com novas abordagens criativas e ideias para atingir todos os seus objetivos. Claro que você esteve fazendo um ótimo trabalho no gerenciamento da equipe, mas ao invés de concentrar-se em como sua gestão eficaz os levou ao sucesso, fale sobre o que eles fizeram.

Essa é uma ótima oportunidade de deixar os esforços de sua equipe brilharem, e será óbvio que você os apoiou em tudo.

7 - Seja um coach e empodere os outros (e você mesmo)

Como líder, você é tão forte quanto sua equipe. Ajude-os a desenvolver suas habilidades técnicas, suas habilidades pessoais e sua confiança. Fazer coach dos seus colaboradores diretamente é uma ótima maneira de se conectar com eles se você tiver tempo e conhecimento, mas se não, é importante designar a pessoa certa para a tarefa. 

Você também deve estar sempre se esforçando para desenvolver suas próprias habilidades e se tornar um líder melhor, esta é uma ótima maneira de ser um modelo para sua equipe (lidere pelo exemplo!).

Você está gerenciando uma equipe de representantes de vendas, que era a função que você ocupava antes de ser promovido para gestão. Você treina cada um de seus colaboradres individualmente em nível técnico, mas sua equipe está crescendo e você está tendo dificuldade em acompanhar o progresso de todos.

Em vez de terceirizar para outro coach, por que não ser mentor de um de seus colaboradores mais experientes para que ele possa fazer isso no seu lugar? Ele poderia se tornar um coach para membros da equipe mais novos ou menos experientes, permitindo que você seja mais eficaz em seu coaching com o resto da equipe.

8 - Promova um ambiente de aprendizado

Incentivar a curiosidade e o aprendizado não apenas manterá as pessoas de sua equipe engajadas, isso também levará a ideias inovadoras que irão diferenciar sua empresa. Vocês querem criar um espaço no qual as pessoas se sintam seguras para pensar fora da caixa, testar novas abordagens e, sim, até falhar. 

Seu papel como líder é encorajar riscos calculados e ajudar todos a encontrar as lições aprendidas, independentemente de você ganhar ou perder.

Como líder, crie um ambiente favorável à aprendizagem, use termos como hipóteses, testes e iterações em vez de certezas, resultados e produtos finais.

Sua equipe trabalhou muito em um projeto, mas as coisas não saíram como planejado. Você pode ficar desapontado, e você pode ser capaz de detectar onde deu errado, mas resista ao desejo de dar sua perspectiva imediatamente! Ista é uma ótima oportunidade de ajudar a equipe a aprender com seus erros.

Pergunte onde eles acham que deu errado. Faça-os refletir e conversar sobre o que funcionou, o que não funcionou e o que eles podem tentar na próxima vez, você pode utilizar uma prática de restrospectiva para fazer isso. Ser um líder eficaz não significa ter todas as respostas, trata-se de ajudar sua equipe a encontrar as respostas por conta própria.

9 - Seja responsável e transparente

Não é fácil admitir que você errou, ou assumir a culpa quando as coisas dão errado, mas como líder isso é essencial para manter a sua integridade. Quando você toma uma decisão, você tem que assumir o resultado – bom ou ruim. 

Se você falhar em algo, admita que você errou e peça desculpas sinceramente. As pessoas valorizam a honestidade e ninguém gosta da sensação de ser o último a saber, então certifique-se de ir atualizando sua equipe sobre qualquer coisa que afetará seu trabalho. 

Você não pode esperar que os seus colaboradores sejam responsáveis e transparentes com você se o contrário não é verdadeiro.

Você tomou uma decisão executiva e está impactando sua equipe mais do que você esperava. Você pode sentir alguma frustração, e possivelmente até mesmo alguns ressentimentos, mas é tarde demais para voltar agora. 

Seja honesto com sua equipe e assuma total responsabilidade pelos efeitos de sua decisão. Peça desculpas e reconheça que mesmo que o impacto não tenha sido intencional, foi sua culpa. Deixe sua equipe saber como você planeja melhorar a situação, ou como você evitará uma situação semelhante no futuro.

10 - Conduza através da mudança e adversidade

Em uma força de trabalho que está evoluindo em um ritmo exponencial, grandes líderes precisam ser ágeis e construir equipes ágeis que possam navegar em terreno irregular. Isso significa reavaliar e redefinir metas e táticas regularmente.

Um processo que sua equipe aperfeiçoou seis ou até três meses atrás pode não funcionar mais, e sua equipe terá que se adaptar na hora. Você quer inspirá-los a abraçar a mudança de braços abertos – assim, você e sua equipe estarão prontos para o desafio quando a adversidade aparecer.

Os executivos da sua organização apresentam uma estratégia para o próximo ano que redefine significativamente os resultados financeiros da empresa. Existe uma incerteza em toda a sua equipe e ansiedade sobre como as funções e as responsabilidades mudarão no seu dia-a-dia.

Como um líder, é importante que você projete uma atitude positiva em relação a este tipo de mudança para garantir a sua equipe que todos vão se adaptar juntos. Deixe-os saber que você está lá para eles, então comunique como isso irá alterar a direção de sua equipe e garanta que todos estejam na mesma página.

Citação Líder - Daniel

Finalizando

Nem todos os líderes são gerentes, mas todos os gerentes devem ser líderes. Você provavelmente já sabe disso, mas o papel de um gerente é complexo. É uma posição “dois em um” que requer conjuntos de habilidades de gestão e liderança.

O truque é encontrar o ponto ideal entre os dois, e esse equilíbrio, como a maioria das coisas, vem com o estudo e a prática. Basicamente, o gerenciamento é sobre “como” você faz as coisas (os elementos técnicos, o planejamento, os processos e a organização), enquanto a liderança é sobre o “porquê” (envolver as pessoas conectando tudo a um propósito, uma missão).

Lembre-se, ser um líder é um processo contínuo. Quanto mais experiências você tiver e desafios você enfrentar, mais você vai crescer. Na verdade, estar aberto à aprendizagem será fundamental para seu sucesso.

Um verdadeiro líder é aquele que lidera pelo exemplo, lidera “de baixo para cima” e lidera com humanidade.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

A nossa plataforma ajuda você e a sua equipe a melhorar o trabalho e atingir resultados grandiosos.

× Fale com a gente!