Como dar feedback?

Como dar feedback?

15 Dicas para gestores

Introdução - Como dar feedback?

Como dar feedback? O que é feedback? Por que o feedback é importante? 

Espero conseguir esclarecer essas perguntas para você durante esse artigo e também fornecer 15 dicas importantes – são mais de 15 na verdade 😉

Faça uma leitura deste artigo com mais atenção ainda se você for um gestor. Garanto que vai te ajudar com a sua equipe de trabalho.

O feedback para colaboradores pode ser um feedback informal ou feedback instantâneo (como um simples “grande trabalho!” Após a apresentação de um membro da equipe), uma pesquisa que você envia em uma base regular para ficar por dentro das coisas, ou mesmo o tempo que você toma para ter conversas frente a frente (que chamamos de feedback one-on-one) regulares com cada integrante da sua equipe.

Qualquer que seja a circunstância, o feedback para os colaboradores é comprovadamente um grande passo para ajudar os gerentes a melhorar o engajamento e a motivação dos integrantes das suas equipes.

De acordo com os dados da Amo Onde Trabalho, os gerentes que nutrem uma cultura de feedback também têm uma grande chance de influenciar positivamente uma cultura em que os colaboradores sentem que podem expressar sua opinião e inovar.

Então, quando exatamente você deve dar feedback? E como você pode ter certeza de que seu feedback é eficaz? Para ajudá-lo, separei várias dicas importantes e alguns exemplos da vida real de como dar feedback eficaz para colaboradores (e para gestores também!) em diferentes situações.

Vamos lá?

Como dar Feedback - Benefícios

Domine sua entrega: dicas para dar feedback eficaz

As dicas abaixo são para você entender como realizar uma entrega de feedback que seja eficaz

Dica 1 - Concentre-se nas principais informações e seja específico

O feedback não deve ser arbitrário. Para ser útil e impactante, deve ser focado no que a pessoa fez e no resultado de suas ações (e não em como, ou quem, ela é como pessoa). O feedback dos colaboradores deve ser aplicável no futuro para que valha a pena ser compartilhado. O objetivo do feedback deve ser sempre ajudar a outra pessoa a melhorar.

Essas são as 3 áreas de foco para um feedback eficaz:

  • Comportamento: O que o colaborador fez e como ele fez.
  • Resultado: Qual foi o resultado do comportamento e como ele impactou o time e a empresa.
  • Próximos passos: Como manter resultados positivos, melhorar resultados médios, ou como resolver resultados ruins.

Dica 2 - Não seja unilateral

O feedback deve ser uma conversa de mão dupla. Vocês devem trabalhar juntos para aprendizados e para descobrir como aplicá-los a projetos futuros. É aqui que você pode assumir o papel de líder coach , criando uma cultura de desenvolvimento contínuo dos colaboradores. 

Esteja aberto à opinião de seus colaboradores sobre a situação e esteja disposto a ouvi-los. A melhor maneira de fazer isso é sempre seguir o feedback com uma pergunta aberta. Tão importante quanto dar feedback aos colaboradores é obter feedback deles . Você deseja criar linhas de comunicação abertas para entender como sua equipe se sente e para que eles compartilhem feedback com você quando o receberem. 

Pergunte aos colaboradores “você tem algum feedback para mim?” com mais frequência, até se tornar um hábito.

Os gerentes também precisam de feedback

Você pode desenvolver uma cultura de feedback em sua equipe, solicitando-o regularmente. A ferramenta da Amo Onde Trabalho ajuda os gestores a coletar percepções significativas de sua equipe – e até mesmo oferece suporte para feedbacks constantes com base em competências técnicas e interpessoais.

Dica 3 - Seja frequente, não espere pelo final do ano

Muitas pesquisas mostram que os colaboradores acham que a frequência do feedback que recebem não é suficiente para ajudá-los a entender como podem melhorar.

Na força de trabalho moderna e acelerada, você precisa desenvolver o hábito de trocar feedback com sua equipe que vai além da avaliação de desempenho anual

O coaching frequente provou ser um fator positivo de mudança para a motivação intrínseca, o engajamento do colaborador e a melhoria da experiência geral do colaborador. Reuniões individuais recorrentes são uma ótima oportunidade para fornecer feedback aos colaboradores regularmente. 

Como dar feedback? 15 exemplos para situações da vida real

Agora que já cobrimos as dicas mais essenciais para sua entrega de feedback, é hora de colocá-las em prática com esses exemplos de feedback de colaboradores. Esses exemplos de feedback vão ajudá-lo a navegar por diferentes situações que você pode enfrentar como gestor e líder.

Você pode usá-los como modelos de feedback, pois estão prontos para uso, mas também fique à vontade para ajustá-los, pois o feedback deve ser pessoal.

Exemplos de como dar feedback negativo e construtivo

Por que dar feedback construtivo é necessário?

Seu papel como gestor é ajudar seus colaboradores a desenvolver e contribuir com seus melhores esforços para os objetivos comuns da equipe. Às vezes, isso significa fornecer um feedback difícil , mas apenas quando, os ajudará a melhorar.

Agora vamos ver 3 cenários e exemplos de como dar feedback específico em situações onde o feedback construtivo e o feedback negativo do colaborador são necessários.

1- Entrega atrasada em um projeto

Quero falar com você sobre o seu trabalho neste último projeto porque o seu atraso impactou a equipe. Sei que você trabalhou muito para concluir sua parte no prazo e, olhando para trás agora, podemos identificar os obstáculos com mais facilidade. Eu adoraria ver você ser mais pró ativo em identificá-los antes que afetem sua entrega na próxima vez. Como podemos tornar mais fácil para você avisar sobre esse tipo de coisa?

2- Falta de alinhamento com objetivos ou prioridades

Eu Quero falar com você sobre suas prioridades. Percebi que você está indo muito bem em algumas situações como 2 e 3, mas a 1 está sendo deixada de lado. Eu adoro que você coloque interesse pessoal em alguns projetos, mas é muito importante que priorizemos aqueles que se alinham com os objetivos deste mês. Você acha que tem todas as ferramentas e recursos para trabalhar na situação 1? Você acha que há trabalho que você poderia delegar para ficar mais alinhado com o que deve ser feito primeiro? Vamos revisitar e definir nossos objetivos juntos.

3- Baixa moral ou atitude negativa

Percebi que você parece menos engajado ultimamente, e é importante para mim que você esteja motivado e tendo um senso de propósito em seu trabalho. Estou começando a ver isso impactando outros membros da equipe também. Quero ter certeza de que estamos todos juntos nisso e apoiando uns aos outros. Há algo acontecendo que eu não estou ciente? Você acha que tem desafios suficientes em seu trabalho? Posso fazer algo para ajudar? 

Exemplos de como dar feedback positivo e reforçador

Por que é necessário dar feedback positivo e reforçador?

Sentir-se visto é uma necessidade humana e seus colaboradores querem saber que todo o seu trabalho árduo não passará despercebido. Reserve um tempo para feedback positivo e reforçar aquilo que está dando certo, as conversas de feedback são ótimas para se conectar com seus colaboradores e aprofundar o envolvimento deles.

Agora vamos ver 3 cenários e exemplos de feedback específicos para quando o feedback positivo e o reconhecimento são importantes.

1- Alcançar uma meta (grande ou pequena)

Alcançar sua meta de [nomeie a meta] é uma grande conquista. Lembro-me de quando estabelecemos essa meta e da ambição que você tinha para alcançá-la. Por causa de todo o seu trabalho árduo e determinação, vimos isso [cite o impacto do trabalho deles nas metas de equipe / negócios]. Parabéns e obrigado por esta contribuição para os objetivos de nossa equipe. Como você está se sentindo?

2- Vivenciar os valores da equipe ou da empresa

Gostaria de destacar que com a atitude de [nome da ação específica] você realmente demonstrou nossos valores fundamentais [cite os valores da empresa que foram demonstrados]. Quero te dar os parabéns e dizer que continue assim. Como você acredita que esses valores estão ajudando você e a equipe a realizarem um trabalho melhor?

3- Indo além do seu trabalho

Quero parabenizá-lo, não apenas pelo seu desempenho, mas por [nome da ação específica]. Agradeço muito sua dedicação à equipe, além do trabalho do dia a dia. Isso realmente levanta o moral da equipe. Há alguma maneira de continuar a encorajar essa atitude positiva? ”

Um feed de reconhecimentos digital como o da Plataforma Amo Onde Trabalho é a solução perfeita para dar feedback positivo e reforçador.

Reconhecimentos Amo Onde Trabalho
Feed digital de Reconhecimentos da Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho

Exemplos de como dar feedback pessoal

Por que é necessário dar feedback pessoal?

Por mais que o feedback construtivo deva sempre focar nos fatos, haverá momentos em que as opiniões serão fortes ou as emoções serão altas em relação às ações ou comportamentos que estão sendo discutidos. Seus relacionamentos com os membros de sua equipe são essenciais para o sucesso deles (e o seu), portanto, é especialmente pertinente permanecer neutro, voltado para a solução e, em última análise, gentil.

Vamos ver 3 cenários e exemplos de feedback de colaboradores específicos para quando o feedback se torna pessoal.

1- Gerenciando o conflito da equipe

“Senti que havia tensão em nossa reunião de planejamento ontem e quero ter certeza de que vamos resolver isso antes que afete nossa produtividade. Estamos todos trabalhando para [nome de uma meta compartilhada] aqui, mas tudo bem se tivermos ideias diferentes sobre como chegar lá. O que você estava sentindo na reunião? Quais são as suas principais preocupações? ”

2- Discordar de sua abordagem

“Eu sei que [nomeie o projeto] é muito importante para você e você está animado para seguir em frente. Quero ser franco com você porque sei que, no final das contas, temos o mesmo objetivo final. Minhas preocupações sobre nossa abordagem atual são [nomear preocupações específicas] e como isso pode impactar [nomear o resultado negativo específico]. Você já pensou nessa possibilidade? Como você nos vê solucionando o problema ou reavaliando nossa abordagem? ”

3- Apontando comportamento não profissional

“Eu queria falar com você sobre o que você disse durante a reunião. Sei que nos damos muito bem na equipe; é uma das melhores coisas de trabalhar juntos! Porém, quero enfatizar a importância de priorizar um ambiente seguro e profissional para todos. Você concorda?”

Exemplos de como repassar um feedback externo

Por que é necessário repassar feedback?

Sabemos que, como gestor, você inevitavelmente será colocado na posição de fornecer feedback aos seus colaboradores que não seja o seu.

Isso pode ser estranho, especialmente se você não concorda necessariamente com a perspectiva de quem deu o feedback. O melhor caminho a seguir é transparência e objetividade.

Vamos ver 3 cenários e exemplos de feedback de colaboradores específicos para quando a fonte do feedback for externa.

1- Da alta administração ao seu subordinado direto

“Na sincronização semanal de nossos gerentes, temos uma mesa redonda para compartilhar o que nossas equipes têm trabalhado. Isso leva a algumas discussões realmente interessantes! Esta semana, [nomeie a pessoa da alta administração] ofereceu alguns insights interessantes que eu não havia considerado e gostaria de compartilhá-los com você. Do ponto de vista deles, eles não tinham certeza de que tomamos a decisão certa em [nomeie a decisão]. O que você acha disso? Estou retransmitindo isso para você, mas sinta-se à vontade para entrar em contato com eles diretamente para discutir o assunto mais detalhadamente.”

2- De alguém de fora da equipe

“Tive uma conversa com [nomeie a pessoa] outro dia e eles compartilharam alguns comentários que achei que poderiam ser valiosos para você. Como não estão em nosso dia-a-dia, eles sugeriram [mencionar o exemplo de feedback específico] que podemos tentar. O que você acha?”

3- De um cliente

“Queria falar com você sobre alguns feedbacks que recebi de um cliente que impactam o seu trabalho. Quero ouvir sua perspectiva para ver como podemos adaptar essa perspectiva externa para tornar nosso trabalho melhor. Você também percebeu esse problema? ”

Exemplos de como dar feedback sobre comportamentos de trabalho remoto

Por que é necessário dar feedback sobre trabalho remoto?

Mudar para o trabalho remoto pode tornar o feedback mais desafiador . A falta de interação face a face e comunicação não-verbal pode criar preocupações adicionais em torno de nossas palavras serem transmitidas da maneira que queremos dizer.

Especialmente agora quando estamos separados, pode ser fácil fazer suposições sobre os hábitos de trabalho das pessoas ou sua realidade de trabalhar em casa. A verdade é que a única maneira de saber com certeza é perguntando, e essa também é a melhor maneira de apoiar seus colaboradores da maneira que eles precisam ser apoiados. Verifique a produtividade e os bloqueadores dos membros da sua equipe em suas reuniões individuais regulares.

Vamos ver agora 3 cenários e exemplos de feedback sobre comportamentos de trabalho remoto.

1- Lidar com a redução de desempenho do colaborador

Todos nós temos nos adaptado a essa nova realidade de trabalho em home office de maneira diferente, e notei que alguns de nós na equipe parecem estar lutando para manter o mesmo ritmo que tínhamos antes de nos distanciarmos. Quero descobrir quais são os bloqueadores exclusivos de cada um, para que possamos trabalhar melhor juntos como uma equipe antes que isso comece a afetar nosso desempenho. O que tem sido particularmente desafiador para você? Está sentindo falta de alguma ferramenta para ser produtivo? Você tem ideias de como a equipe pode ser mais eficiente em conjunto?

2- Preocupações com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

“Percebi que você enviou mensagens para a equipe fora de nosso horário normal de trabalho algumas vezes desde que mudamos para o trabalho remoto. Quero que todos tenham flexibilidade em sua programação o máximo que pudermos, mas certifique-se de que nossa eficiência não seja afetada negativamente no processo. Em que horas você trabalha? O que você acha que o ajuda a manter o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal? ”

3- Problemas com comunicação virtual

“Percebi que recentemente você leva muito tempo para responder a mensagens importantes. Sei que é muito importante ter um tempo de foco, mas preciso muito da ajuda da equipe para manter uma linha de comunicação aberta para mensagens importantes. Vamos discutir algumas estratégias que podemos implementar para ficar conectado quando é importante que não atrapalhe sua produtividade. Qual tem sido sua experiência com nossos processos de comunicação, já que todos trabalhamos em casa? ”

Conclusão sobre como dar feedback

Dar feedback é um desafio que os gerentes enfrentam continuamente porque a necessidade de feedback nunca diminui. Quanto mais você praticar, melhor ficará. Faça do feedback uma parte da cultura de sua equipe para apoiar o desenvolvimento de sua equipe e garantir que todos estejam dando o melhor de si.

Organizações que abraçam o feedback e o reconhecimento como parte de suas conversas do dia a dia no local de trabalho, em vez disso, adotam sistemas como a Amo Onde Trabalho, uma plataforma social que capacita os colaboradores a agradecer seus colegas e permite que os gestores vejam todas as coisas boas que estão acontecendo que, de outra forma, poderiam ter perdido.

Intrigado? Você pode testar a Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho de forma fácil e rápida, sem custos, basta clicar no botão abaixo.

Espero que tenha gostado das dicas. 

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!