Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards)

Onde os Cartões do Reconhecimento (Kudo Cards) vão impactar na sua cultura?

Introdução - Cartões do Reconhecimento (Kudo Cards)

Por que eu acredito que Cartões do Reconhecimento (Kudo Cards) é uma prática engajadora? A utilização dessa prática ajuda a incentivar nossos motivadores intrínsecos que estão relacionados ao Reconhecimento

Eu gosto muito dessa prática, o custo-benefício dela é excelente, ela não custa praticamente nada e pode fortalecer bastante o Reconhecimento na cultura da sua equipe.

Ações simples como ajudar alguém a resolver um problema, ensinar alguma coisa ou mesmo trazer um café, são atitudes que  merecem ser reconhecidas e apreciadas, é aí que entram os Cartões de Reconhecimento

Eu fiz algumas adaptações nessa prática para que ela consiga reforçar também outros dois motivadores importantes, Valores e Colaboração, na sequência vamos entender os motivos.

O que são Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards)?

Os Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards) são muito fáceis de utilizar e conseguem trazer um resultado muito bom para a cultura da sua equipe. Eles permitem que qualquer pessoa possa fazer um reconhecimento sincero para um colega quando o mesmo fizer alguma coisa que mereça ser reconhecida e apreciada.

Infelizmente existem muitas empresas com uma cultura onde as pessoas dificilmente são reconhecidas ou apreciadas quando fazem algum esforço ou atitude diferenciada, e com o tempo isso acaba passando a impressão de que ninguém percebe ou se importa, isso vai desmotivando cada vez mais os profissionais que uma hora apenas param de tentar. 

Quando a pessoa recebe um agradecimento pelo seu esforço, um simples obrigado, isso reforça o comportamento que foi reconhecido, e a probabilidade dele ser repetido aumenta. Eu lembro de uma situação até engraçada em uma das minhas equipes, quando alguém trazia algum tipo de comida para o time, como bolachas, bolinhos ou salgados, acabava sendo reconhecido recebendo cartões de várias pessoas. Durante a semana seguinte, outra pessoa também trazia algum tipo de comida para ser reconhecido e também ganhar os cartões, e com o passar do tempo isso foi acontecendo também com situações mais importantes. 

Lembro que logo quando comecei a utilizar os cartões com as minhas equipes nem todos participavam, foi necessário dar o exemplo muitas vezes através de reconhecimentos diários, mas com o tempo os cartões foram se incorporando na cultura da empresa e todos começaram a utilizar para reconhecer boas ações, atitudes e comportamentos. 

Minha Sugestão de Utilização

Vou descrever os Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards) da forma como eu os utilizo, baseado nas experiências que tive, fazendo dessa forma será possível fortalecer também os Sábios Colaboração e Valores. Caso necessário pode ficar a vontade para adequar essa prática ao contexto e realidade da sua equipe.

OBS: Caso você prefira uma opção digital, você pode utilizar a Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho para enviar os cartões (kudo cards) de forma digital, criando um ambiente de reconhecimento na sua equipe de trabalho.

Preparando os Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards)

Faça o download dos Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards), realize a impressão em um formato adequado para cartões, eu utilizo um formato similar a um bloco de notas contendo vários cartões, a intenção é deixar esses blocos de cartões em locais que sejam facilmente acessíveis e visíveis a todos.

Distribua esses blocos contendo os cartões pela empresa, sempre em lugares estratégicos, como em salas de reunião, ao lado do bebedouro, na cafeteria.

Também deve existir um local para que os cartões sejam depositados, isso será útil na sequência quando iremos fazer uma dinâmica para colaboração. O local para depósito dos cartões pode ser bastante simples, não se preocupe, porém ele deve ser posicionado em um local de fácil visualização. 

Minha sugestão é caso sua empresa possua um local para café, esse seria o local mais adequado, acredite, o local faz muita diferença, as pessoas precisam ver todos os dias, assim podem lembrar que possuem reconhecimentos para fazer.

Utilizando os Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards)

Agora com os cartões espalhados pela empresa, sempre que alguém quiser fazer algum elogio ou agradecimento deve escrevê-lo no cartão dizendo para quem se destina o reconhecimento, e depois deve depositar seu Cartão de Reconhecimento no local que foi definido.

Fortalecendo o Sábio dos Valores

Não existe uma regra definida para o que deve ser escrito no cartão, apenas é importante que ele contenha as informações básicas como a pessoa (ou pessoas) para quem ele se destina, e o motivo do reconhecimento estar sendo feito. Porém é possível utilizar essa prática para reforçar diariamente os Valores na cultura da sua empresa, basta pedir para que todos escrevam seus cartões sempre indicando quais dos valores da empresa foram representados através da ação, comportamento ou resultado que mereceu o reconhecimento. 

Cartão digital gerado pela Plataforma de Cultura Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho.

Fazendo reconhecimentos de forma pública

Defina um dia da semana para reunir a equipe e realizar a dinâmica para leitura dos Cartões de Reconhecimento, minha sugestão é fazer sempre no mesmo dia e horário, para criar o hábito. Eu sempre preferi fazer isso nas segundas-feiras, para a equipe já começar a semana com motivação extra, porém se tiver algum dia onde todos se reúnam para tomar café, essa seria uma boa oportunidade também. 

A leitura dos cartões deve ser pública, dessa forma o reconhecimento será ainda mais reforçado e a pessoa que recebê-lo sentirá uma satisfação muito maior.

Reforçando a Colaboração

Agora chegou a hora de utilizarmos os Cartões de Reconhecimento para reforçar o Sábio da Colaboração.

Toda a equipe deve se reunir para a leitura dos reconhecimentos da semana, a equipe deve formar uma círculo e os cartões devem ser distribuídos para diferentes pessoas do time. Cada pessoa deve fazer a leitura do cartão sem informar para quem ele se destina, a equipe então deve tentar adivinhar quem está sendo reconhecido até alguém acertar. Quando alguém conseguir, a pessoa que fez a leitura entrega o cartão e todos batem palmas para quem o recebeu. 

Pode parecer uma coisa simples, mas esse tipo de dinâmica faz muita diferença, as pessoas se engajam mais quando utilizamos uma dinâmica colaborativa, e fazendo isso você vai evitar que a leitura dos reconhecimentos caia na rotina e se torne robotizada.

Utilize uma parede, quadro ou qualquer local, para as pessoas grudarem os seus Cartões de Reconhecimento, com o tempo esse local se tornará uma exposição dos reconhecimentos realizados pela equipe. Todos poderão ver que o Reconhecimento é um Sábio fortalecido dentro da sua cultura organizacional.

Como essa prática ajuda no fortalecimento da Cultura

Por que ele ajuda no fortalecimento do Reconhecimento?

A prática dos Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards) fará muita diferença para o Sábio do Reconhecimento na sua cultura organizacional, apesar de simples ele consegue inserir o reconhecimento no dia a dia das equipes, possibilitando que as pessoas reconheçam seus colegas, pares e gestores. A maioria das pessoas deixa de reconhecer não por achar que ninguém é merecedor, mas sim por que elas simplesmente não possuem esse hábito, é necessário que ele seja reforçado todos os dias,  os Cartões de Reconhecimento vão fazer exatamente isso. Essa prática ajuda todos a refletirem diariamente para lembrar momentos onde seu colega merecia ter sido reconhecido e não foi. 

A pessoa que receber o reconhecimento irá se sentir apreciada, e isso ajudará a reforçar ainda mais esse comportamento positivo que foi digno de reconhecimento, fazendo com que ele ocorra novamente.

Por que ele ajuda no fortalecimento da Colaboração?

Quando reunimos a equipe para fazer a leitura e apreciação dos reconhecimentos, estamos fortalecendo o trabalho em equipe e a colaboração.

A colaboração não deve ocorrer somente nas horas ruins, ela deve ocorrer principalmente nas horas boas e de comemoração. Realizando essa atividade de forma colaborativa irá ajudar todos a verem quais são os comportamentos que são dignos de reconhecimento dentro do ambiente de trabalho.

Por que ele ajuda no fortalecimento dos Valores?

Toda vez que um Cartão de Reconhecimento for escrito, a pessoa que estiver escrevendo irá refletir sobre quais valores o seu colega representou com sua atitude para poder escrever no cartão, e quando o cartão for lido, todos da equipe também irão refletir sobre os valores apresentados.

Fazer esse tipo de reflexão irá fortalecer muito os Valores na sua empresa, e para que os valores façam realmente parte da sua cultura, eles precisam ser vivenciados diariamente.

Quando o uso dos Cartões de Reconhecimento não dá certo

Logo que iniciei essa prática com as minhas equipes, pouquíssimas pessoas utilizavam, normalmente eram as mesmas três ou quatro pessoas, depois de algum tempo entendi os motivos. 

Iniciei tentando dar o exemplo, todas as semanas eu separava um tempo e escrevia alguns cartões para pessoas da minha equipe que haviam feito alguma coisa, mesmo que simples, digna de reconhecimento. Fiquei surpreso em como nós não paramos para perceber as coisas que nossos colegas fazem, quando criei o hábito de tirar um tempo por semana para escrever os cartões, era comum lembrar em poucos minutos várias situações ocorridas durante a semana que mereciam ser reconhecidas.

Mesmo dando o exemplo, poucas pessoas continuavam escrevendo Cartões de Reconhecimento durante a semana, resolvi então colocar a caixa para depósito dos cartões bem em cima da mesa da cafeteria, e deixei ao lado vários blocos de cartões e algumas canetas. Também espalhei os blocos contendo cartões perto da mesa de trabalho de todos da equipe.

Para minha surpresa toda vez que eu ia até a cafeteria para pegar um café, via os cartões se acumulando na caixa, foi quando eu descobri que tinha menosprezado a importância do local onde eram depositados os cartões e também do local onde os cartões ficavam disponíveis. 

Com esse primeiro problema resolvido, achei que a prática estava amadurecendo na equipe, porém outro problema ocorreu. Com o tempo as pessoas começaram a se distrair facilmente durante a dinâmica de leitura dos cartões, alguns pararam de prestar atenção e quem lia fazia isso de forma robotizada. A impressão que eu tinha era que poucos conseguiriam repetir aquilo que acabara de ser lido caso alguém perguntasse.

Foi quando alguém sugeriu a ideia de fazer a leitura dos cartões sem citar o nome do destinatário, dessa forma a equipe teria que adivinhar para quem o reconhecimento estava sendo feito, e para isso todos teriam que prestar atenção. Essa pequena mudança resolveu o problema, fazer de forma colaborativa engajou a equipe na leitura dos cartões, depois disso não houveram mais problemas e os cartões de reconhecimento se incorporaram na cultura da empresa.

Como você pôde perceber várias coisas podem dar errado, sempre vai depender do contexto da sua equipe, mas o importante é não desistir, não espere que as coisas sejam perfeitas logo de cara, analise os problemas e teste soluções, devemos fazer isso sempre.

Kudo Cards (Versão Normal)

Faça o Download aqui!

Kudo Cards (Versão Memes)

Faça o Download aqui!

Contribuição de:

Os templates e ferramentas são exclusivos para usuários da nossa Plataforma de Cultura, Engajamento e Experiência Humana no Trabalho.

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!