Cultura Airbnb - Capa

Análise Cultural: Airbnb

Como a Airbnb está construindo sua cultura através do pertencimento.

Sumário

Conhecendo a Airbnb

“Criar um mundo onde qualquer pessoa possa pertencer a qualquer lugar.”

Embora quase todas as grandes empresas como a Airbnb tenham suas declarações de visão e missão, muito poucas empresas as aplicam nos negócios diários com a mesma intensidade que a Airbnb. Ela escolheu a missão de “criar um mundo onde todos possam pertencer a qualquer lugar”.

Uma das coisas que sempre acreditei e aplico na prática é realizar contratações analisando o encaixe do candidato com os valores e cultura da organização em primeiro lugar, a parte técnica é importante também mas considero ela mais fácil de ser ensinada para um profissional talentoso. Estudando a Airbnb descobri que esse é um dos principais aspectos da sua cultura organizacional.

Independentemente de suas competências profissionais, a plataforma global de aluguel e experiências emprega apenas candidatos cujos valores pessoais e visão de mundo ressoam bem com a visão e missão do Airbnb. Especificamente, cada candidato que consegue uma entrevista passa por um conjunto de entrevistas relacionadas à sua função e eles têm duas entrevistas adicionais relacionadas aos valores essenciais.

Lembro de uma entrevista em que Brian Chesky mencionou que levou 6 meses e mais de 200 entrevistas para contratar o primeiro colaborador da Airbnb. Tudo isso para garantir o perfeito encaixe dos novos colaboradores com a cultura e valores da empresa. 

Ele viu isso como um novo DNA para o negócio, como uma estratégia de longo prazo e a referência para todos os outros membros da equipe que viriam, e modestamente, eu compartilho da mesma visão, esse é um dos motivos pelo qual fundei a Amo Onde Trabalho.

Construir uma cultura é um investimento. Pode desacelerar o progresso no curto prazo e não acontecerá da noite para o dia, mas as empresas certamente verão os benefícios por muitos anos.

Uma das perguntas que Brian costumava fazer:

Se você tivesse apenas mais 2 ou 3 anos de vida, ainda iria querer esse emprego?

Além disso, a plataforma ilustra seu compromisso inquestionável com sua visão de “pertencer a qualquer lugar” em todos os níveis. Por exemplo, os escritórios do Airbnb são “ambientes de trabalho pertencentes a qualquer lugar”, onde os funcionários não têm mesas dedicadas e podem trabalhar a partir de qualquer número de espaços de trabalho em qualquer sala dentro das instalações.

Nas imagens abaixo, as fotos são do ambiente de trabalho da Airbnb em San Francisco nos EUA. O local é repleto com diversos ambientes que são réplicas perfeitas de lugares famosos que estão disponibilizados na própria plataforma Airbnb.

Desde que começou em 2008, o Airbnb disparou em popularidade como uma alternativa aos hotéis. O serviço de hospitalidade online é um mercado para lugares autênticos, que conecta os viajantes aos anfitriões locais. Mas quantas pessoas o usam e de que maneiras?

Antes de iniciar a análise da cultura organizacional da Airbnb, na minha opinião, uma das mais fortes e interessantes atualmente entre as empresas de ponta. Dê um mergulho profundo nessas estatísticas e informações do Airbnb para saber mais sobre o crescimento e o impacto da empresa.

O que é o Airbnb e como funciona?

Airbnb significa Air Bed and Breakfast. Em 2007, os colegas de quarto Joe Gebbia e Brian Chesky precisavam de algum dinheiro e aproveitaram uma conferência de design em São Francisco. Como as pessoas reservaram todos os hotéis locais, eles decidiram comprar três colchões de ar e alugá-los.

Eles começaram um site chamado AirBedandBreakfasts.com e cobravam dos hóspedes US $80 por noite para dormir nos colchões de ar. Eles então levaram sua ideia a uma escala maior, tornando-se a empresa que conhecemos hoje.

O site do Airbnb funciona como um mercado online para pessoas que procuram acomodações. O Airbnb conecta viajantes com os anfitriões do Airbnb que desejam alugar suas casas ou outras propriedades. Para os hóspedes, o Airbnb oferece opções de hospedagem temporária a preços acessíveis e, às vezes, atividades divertidas. Para os anfitriões, o Airbnb é uma forma de ganhar dinheiro extra.

Após o lançamento de 2008, Brian Chesky e Joe Gebbia adicionaram o ex-colega de quarto de Brian, Nathan Blecharczyk, à operação. Eles abreviaram o nome para Airbnb e expandiram suas ofertas para quartos particulares, casas, apartamentos e muito mais.

Uma das histórias mais interessantes, que vou comentar mais na sequência quando falarmos sobre os valores da Airbnb, é a seguinte: 

Para financiar o empreendimento, os três criaram cereais matinais especiais com o tema presidencial. Eles venderam 800 dessas caixas a US $40 cada em dois meses. Depois, eles usaram seus $ 30.000 em lucros para fundar o Airbnb.

Quando o Airbnb se tornou popular?

O Airbnb rapidamente atraiu a atenção de outras empresas e também de investidores. Apenas um ano após o início da operação, ela tinha mais de 2.500 anúncios e 10.000 usuários. Em 2011, o Airbnb atingiu 1 milhão de noites reservadas por usuários. Apenas um ano depois, eles alcançaram 5 milhões de noites reservadas em janeiro de 2012 e 10 milhões de noites reservadas em junho de 2012.

O Airbnb se tornou especialmente popular quando se expandiu para a Alemanha em 2011, que foi o início de sua expansão mundial. Em 2015, o Airbnb foi o fornecedor oficial de serviços alternativos de hospedagem para os Jogos Olímpicos do Rio.

Algumas estatísticas e fatos

  • O primeiro financiamento do Airbnb foi de $ 20.000 em 2009 do Y Combinator.
  • A TPG Capital investiu $ 450 milhões em 2014.
  • Em 2016, o Google Capital and Technology Crossover Ventures investiu um total de US $ 555,5 milhões.
  • Em 2018, a taxa de crescimento do Airbnb foi de 40%.
  • De 2009 a 2019, a taxa composta de crescimento do Airbnb foi de 153%.

Em abril de 2019, o Airbnb valia 38 bilhões de dólares. No mesmo ano, o Airbnb anunciou que planeja ir a público em 2020. A pandemia atrasou essa mudança, mas Brian Chesky ainda espera que tudo se recupere.

Quantos funcionários a Airbnb tem?

Em 2020, a Airbnb possui 14.384 funcionários, incluindo cientistas de dados, engenheiros de software e desenvolvedores. Em 2018, a força de trabalho do Airbnb era 47,6% feminina e 52,5% masculina.

Produto Airbnb

Missão e Valores da Airbnb

Criar um mundo onde qualquer pessoa possa pertencer a qualquer lugar.

“É uma missão audaciosa e incrivelmente recompensadora que nossa equipe cada vez mais diversificada se dedica a alcançar.

A Airbnb é construída em torno da ideia de que todos devem poder fazer a viagem perfeita, incluindo onde ficam, o que fazem e quem encontram. Para esse fim, capacitamos milhões de pessoas em todo o mundo para usar seus espaços, paixões e talentos para se tornarem empreendedores.

Desafios interessantes estão à frente – novas regiões, tecnologias e negócios. Guiados pelos nossos quatro valores fundamentais, vamos enfrentar estes desafios de forma criativa e com o apoio da nossa comunidade global. Junte-se a nós!”

Os 4 Valores Fundamentais da Airbnb

Valores Airbnb
Valor Airbnb-min

Como a Airbnb dá vida a sua missão de criar um mundo onde você pode pertencer a qualquer lugar?

Bryan Chesky CEO Airbnb1

Criando experiências de trabalho memoráveis que abrangem todos os aspectos do relacionamento com os colaboradores:

  • Como são recrutados;
  • Como são desenvolvidos;
  • O ambiente de trabalho criado com eles;
  • O tipo de experiências voluntárias que oferecem;
  • E a comida que compartilham juntos.

Enquanto estes podem parecer senso comum, eles não são.

O ambiente de trabalho ajuda a reforçar a missão e os valores da Airbnb.

O espaço passou de uma planta de espaço aberto para um ambiente de trabalho “pertença em qualquer lugar” onde colaboradores podem trabalhar em qualquer espaço de trabalho, incluindo balcão de cozinha, mesa de jantar ou sala de estar.

Isso permite que os colaboradores trabalhem sozinhos ou se reúnam com as pessoas com quem estão trabalhando para criar o sentimento de pertencimento, em vez de trabalhar em um cubículo fechado, escritório ou mesa dedicada “.

Construir uma cultura acolhedora e inclusiva não é algo isolado em um único projeto ou programa.

  • Hospeda uma página para cada colaborador e escritório, para que as pessoas possam se conhecer e construir suas redes internas.
  • Um grupo específico foi criado, que faz parte da equipe de experiência do colaborador, com o objetivo de dar vida à cultura.
  • Esta equipe é encarregada de cuidar do ambiente de trabalho, comunicações internas, reconhecimento de funcionários, celebração e eventos. A equipe é composta de várias pessoas em São Francisco, e o papel existe em quase todos os escritórios da Airbnb em todo o mundo.

De Recursos Humanos para Experiência do Colaborador

Campanha Airbnb2
Campanha Airbnb1

Em 2016 foi lançada a campanha da marca:

#belonganywhere (pertença em qualquer lugar)

Com isso, os colaboradores passaram a se sentir parte da organização, sendo cada vez mais envolvidos e acolhidos pelos colegas e ambiente de trabalho.

A partir desse momento, o setor de RH tradicional deixou de existir. 

Departamento de Recrutamento: O departamento de recrutamento era uma equipe maior encarregada de aumentar a base de funcionários para atender às necessidades do negócio;

Ground Control: Um grupo responsável por trazer a cultura da empresa a vida através de seu ambiente de trabalho, comunicações internas, eventos de funcionários, celebrações e programas de reconhecimento;

Departamento de Talentos: O departamento de talentos era uma pequena equipe fazendo trabalho tradicional de RH;

Além do recrutamento, desenvolvimento e gestão de talentos, as equipes foram unificadas para criar um ambiente pensado para o bem-estar, engajamento e felicidade dos colaboradores.

Percebendo que essas funções e outras na empresa poderiam abordar a experiência do colaborador de ponta a ponta se fossem combinadas, Levy e os fundadores da empresa se perguntaram como poderiam reunir todas as maneiras diferentes de ajudar os funcionários a serem bem-sucedidos e a sentir que pertencem.

Seguindo uma sugestão de seu departamento de experiência do cliente (CX), eles criaram um grupo de “Experiência do Colaborador” ao combinar os esforços de RH da empresa e de cultura anteriormente desconexos;

Adicionando ou juntando instalações, segurança, alimentação, cidadania global / impacto social, diversidade e pertencimento;

Desenvolvendo as áreas especializadas de recompensas, aprendizado, design de talentos e sistema de talentos – tudo para a jornada da experiência de um colaborador.

Foram envolvidos no planejamento todos os elementos relacionados ao trabalho, como, por exemplo: questões físicas, emocionais, intelectuais e aspiracionais.

Logo, os colaboradores também passaram a ser o foco de iniciativas voltadas para hospitalidade, pertencimento, respeito, acolhimento, conforto e segurança.

A proposta de valor do negócio não estava mais apenas voltada para os clientes externos, mas também, para os internos.

Alimentação

Toda a alimentação oferecida pela empresa passou a ser elaborada pensando na saúde e bem-estar dos colaboradores.

Além disso, o cardápio passou a misturar culinárias de diferentes regiões do mundo, proporcionando experiências diferenciadas, assim como os serviços oferecidos aos clientes.

Cultura Airbnb 1
Cultura Airbnb 2

Espaço de Trabalho

A tradicional mesa individual e fixa deu espaço para ambientes descontraídos que representam diferentes locais de anfitriões disponíveis na plataforma.

Os colaboradores ganharam flexibilidade para escolher qual o ambiente ideal para determinado momento.

Ambiente Airbnb
Ambiente Airbnb2

Processo Seletivo

Duas entrevistas exclusivamente para avaliar adequação aos valores. O rigoroso processo de entrevista também serve a outra função: oferece aos candidatos sua primeira experiência com a cultura única do Airbnb.

Ao tomar o tempo para aprender sobre o candidato como pessoa e seus valores, os entrevistadores vivem e modelam um dos principais valores do Airbnb: “Seja um anfitrião: cuide dos outros e faça com que eles se sintam como se pertencessem”.

Onboarding - Integração

O propósito geral e os valores centrais da empresa também estão no centro da experiência de uma semana de integração, que introduz novas contratações para os objetivos e valores centrais da Airbnb, suas estratégias, funções de negócios e formas de trabalho.

Celebrações Inclusivas

Organizando celebrações e eventos temáticos baseados em feriados nas comunidades em todo o mundo onde o Airbnb faz negócios, a equipe cria um ambiente que não apenas apoia o senso de pertencer dos funcionários a uma comunidade mundial, mas também os incentiva a criar experiências de pertencimento aos clientes.

Inclusão Airbnb1

Benefícios, café da manhã, escritórios decorados, anfitriões..

Quando os colaboradores começam seus trabalhos, suas experiências diárias – onde e como trabalham – continuam a ser diretamente influenciados pela:

  1. Identidade;
  2. Propósito;
  3. Valores da empresa.
Benefícios alinhados com a cultura e com os valores da empresa também são uma ótima estratégia utilizada pela Airbnb. Cada colaborador recebe $2.000 de crédito por ano para utilizar no próprio aplicativo da Airbnb pra viajar para onde quiser. 
Ambiente Airnbnb3

Como consequência desse trabalho inovador, em 2016 a empresa ficou em primeiro lugar no ranking Best Place to Work, da Glassdoor.

O Pilar do Pertencimento

Desde que foi criada no colchão de ar no apartamento dos seus fundadores até se tornar uma comunidade global com milhões de pessoas, o Airbnb sempre esteve em constante crescimento, assim como sua responsabilidade em assegurar que anfitriões e hóspedes possam usar a plataforma sem se deparar com preconceito ou discriminação. 

A Airbnb possui uma série de ações internas e externas para combater o preconceito e fortalecer a inclusão. Uma Política de Não Discriminação mais rigorosa e o desenvolvimento de uma equipe dedicada a combater o preconceito e encorajar a diversidade são apenas algumas das ações no combate ao preconceito.

Nossa missão fundamenta-se na ideia de que as pessoas são essencialmente boas e que uma comunidade é um lugar onde você possa se sentir em casa. Não dizemos isso para parecermos bonzinhos. Eu acredito sinceramente que [a discriminação] é o maior desafio que enfrentamos como empresa. Ela dilacera o âmago do que somos e os valores que defendemos.

Brian Chesky, CEO e cofundador do Airbnb

Airfinity - Uma iniciativa para inclusão e pertencimento

Inclusão e Pertencimento

Não há pertencimento sem diversidade e inclusão. Criar um lugar onde o mundo seja a sua casa requer ações reais para construir um ambiente de trabalho onde todos sintam-se bem-vindos e onde todas as vozes sejam ouvidas.

Os grupos Airfinity são grupos de recursos liderados por funcionários para celebrar experiências individuais que tornam a comunidade da airbnb tão incrível.

“Ouvir à diversidade de vozes dos nossos colaboradores nos ajuda a construir um futuro melhor.”

Eles expandem a conscientização e o ativismo relacionados a causas importantes para os colaboradores e ajudam a guiar as iniciativas pró-diversidade da empresa em recrutamentos, liderança, desenvolvimento de produtos e da comunidade.

Fazer as pessoas se sentirem bem-vindas está no coração da cultura da Airbnb, em uma cultura acolhedora, as pessoas se sentem incluídas e valorizadas, têm um claro senso de pertencimento e estão ansiosas para aceitar outras pessoas.

As empresas frequentemente anunciam seus programas de inclusão e diversidade. O teste real, no entanto, é a medida em que essas iniciativas se materializaram em comportamentos cotidianos de inclusão independente da raça, sexo, idade, profissão e posição na hierarquia.

Essa mensagem de inclusão também foi o foco de seu anúncio de TV durante o Super Bowl de 2017.

A Iniciativa One Airbnb

Outra iniciativa muito legal que ocorre uma vez por ano é a One Airbnb. Veja algumas das ações realizadas durante esse encontro onde o objetivo é fortalecer a cultura e valores, além de alinhar todos com a estratégia da empresa.

Estratégia e Visão: Estratégia e visão para o ano, e um pouco de conhecendo os fundadores (olhando para trás e para frente).

Pesquisa de engajamento: Um representante de cada equipe recebe a tarefa de resumir tudo em um tweet e propor três coisas que a Airbnb poderia fazer para abordar áreas em que não se saíram bem.

Hospede seu colega: Colaboradores baseados em San Francisco hospedam outros em sua casa ou em um restaurante para uma noite de jantar e diversão.

Aprendizado: Com cerca de 40 cursos fundamentais que as pessoas podem escolher, com tudo, desde apresentações melhores até gerenciamento de projetos.

Compartilhamento: Os colaboradores compartilham seus conhecimentos, hobbies e interesses com outras pessoas na empresa.

Jantar e Karaokê: À noite, um jantar em família, que inclui todos os funcionários e segundo eles se transformou na maior festa de karaokê do mundo.

Pertencimento e colaboração: “Air Fair”, onde todos, de diferentes partes da empresa, montam um estande para compartilhar o que fazem e ficam lá para responder perguntas.

Auxílio a sociedade: Colaboradores saem em grupos menores, com anfitriões locais “para desenvolver São Francisco e para se voluntariar em algum lugar da cidade”.

Reforço aos valores: Celebração em que indivíduos foram nomeados e reconhecidos em relação à valores fundamentais da empresa.

One Airbnb1
One Airbnb2

Como a Airbnb desenvolve o seu produto

"Quando você tem uma equipe de ótimos solucionadores de problemas, a maneira mais eficiente de levar a empresa adiante é deixar a tomada de decisão para os engenheiros. Nossa cultura, ferramentas e processos giram em torno de dar aos colaboradores informações precisas e oportunas que podem ser usadas para tomar ótimas decisões. Isso nos ajuda a interagir, experimentar e aprender mais rápido."

Michael Curtis, Vice Presidente de Engenharia da Airbnb

A equipe de desenvolvedores se encontra toda sexta-feira por uma hora para apresentações técnicas, GIFs animados, aplausos, agradecimentos e elogios.

São realizados hackatons de vários dias, duas vezes por ano.

Os gestores se encontram com pequenos grupos de engenheiros toda semana apenas para fazer perguntas e ouvir ideias sobre como podem melhorar.

Uma caverna nerd onde os desenvolvedores podem ir e ouvir discos enquanto trabalham também é uma das possibilidades.

Os desenvolvedores são donos do seu próprio impacto

Cada desenvolvedor é individualmente responsável por criar o máximo de valor para os usuários e para a empresa quanto possível.

Eles têm a flexibilidade de equilibrar o trabalho de longo e curto prazo, gerando impacto nos negócios enquanto gerenciam a dívida técnica. Eles têm também a liberdade de selecionar em quais projetos trabalham.

Os desenvolvedores têm acesso transparente à informação, o padrão é o compartilhamento de informações. Quanto mais informação os engenheiros tiverem, com mais autonomia eles poderão trabalhar.

Times cross-funcionais e colaboração

As equipes são compostas por 10 pessoas ou menos, engenheiros, gerentes de produto, designers e cientistas de dados, e algumas equipes fazem parceria com outros departamentos da empresa.

Existe uma forte colaboração entre funções. Pagamentos inclui pessoas de finanças, Ferramentas Internas inclui pessoas de UX. É comum que engenheiros e designers trabalhem em par e descubram como fazer algo funcionar em tempo real.

Objetivos e Resultados Chave (OKR)

OKRs ajudam a buscar o que é impactante e necessário, uma estratégia clara para orientar a tomada de decisão.

É simples o suficiente para caber em uma única página, e todos os colaboradores da Airbnb sabem como a função deles está relacionada ao quadro geral.

Saber qual é a meta da equipe ajuda a decidir como usar o tempo, o que minimiza debates.

Cada equipe está preocupada com um aspecto específico do Airbnb relacionado ao negócio e define seus próprios objetivos e projetos trimestralmente, usando a estratégia geral da empresa como uma bússola.

Engenheiros estão envolvidos no estabelecimento de metas, planejamento e brainstorming para todos os projetos.

Cada objetivo principal tem um objetivo numérico, podemos medir a eficácia de vários projetos, aprendendo rapidamente com sucessos e fracassos.

Liberdade para causar impacto!

É comum que os desenvolvedores mudem de equipe ou contribuam para áreas além do escopo de sua equipe imediata.

Os desenvolvedores têm liberdade para mudar de equipe quando o trabalho em outro grupo se alinha mais com seus interesses e capacidade de gerar impacto. Na verdade, isso é encorajado. Os gestores podem facilitar esse processo, mas cabe ao colaborador encontrar a equipe em que ele pode ter o maior impacto e tomar a iniciativa.

Polinização de Ideias

Os processos de desenvolvimento na Airbnb são flexíveis por design. A ideia é não ser tão padronizado que ferramentas e metodologias melhores surgem e são ignoradas.

Moldar o bom senso das pessoas em vez de impor regras a toda a equipe.

Os engenheiros da Airbnb adotam novos processos por meio da observação do que funciona para os colegas em vez de obedecerem ordens da gestão. Quando o processo muda, acontece organicamente dentro da equipe.

Desenvolvimento de Carreira

Outra crença é de que os desenvolvedores podem progredir como colaboradores individuais tanto quanto os gerentes.

Existem duas faixas pelas quais os engenheiros podem progredir em suas carreiras: gestão e contribuição individual.

As escalas de pagamento são paralelas, portanto, não há vantagem financeira para entrar na gestão de engenharia na Airbnb.

Gestão Servidora

Tornar-se gerente não é ser promovido, é sobre mudar o foco do seu trabalho.

Gerentes são facilitadores.

Eles existem para eliminar obstáculos do caminho dos engenheiros. Podem ser obstáculos de carreira, priorização ou ajuda técnica; praticamente tudo.

Sua principal responsabilidade é apoiar as pessoas ao seu redor.

O conhecimento técnico dos gerentes é valorizado. Cada gerente está envolvido em dezenas de decisões técnicas por semana. Sem um forte conhecimento técnico, sua influência nesse processo pode levar a resultados ruins.

Por esse motivo, todos os gerentes começam como colaboradores individuais. Eles podem fazer a transição para o gerenciamento quando estão familiarizados com o código e as práticas de desenvolvimento e, mais importante, quando parece um movimento natural. Gerentes não são selecionados.

Contribuidores individuais de alto impacto

A principal responsabilidade de um contribuidor individual é a execução técnica que gera impacto nos negócios. Eles são responsáveis ​​por encontrar e fazer um trabalho de alto impacto.

Nesse processo, outro valor é deixar melhor do que você encontrou, todo projeto deve melhorar a base técnica.

Isso também significa que os engenheiros negociam trocas de recursos e prazos para garantir que haja tempo suficiente para fazer engenharia de qualidade.

Airbnb divulga seus talentos

Airbnb ajuda os engenheiros a progredirem auxiliando com seus perfis individuais fora da empresa.

Isso é feito por meio de postagens no blog e através de código aberto. Qualquer coisa que não seja essencial para o negócio é feito em código aberto, dessa forma é realizada uma contribuição com tecnologia útil para a comunidade.

Isso é encorajado como uma maneira de ajudar a aumentar a conscientização sobre o trabalho de engenharia que estão fazendo e para mostrar alguns dos melhores trabalhos de seus engenheiros.

"O que torna Airbnb especial é que nossa cultura conecta desenvolvedores à missão da empresa e uns aos outros com mais força do que em qualquer outro lugar que eu já vi. Os desenvolvedores possuem seu impacto aqui, priorizam ajudar os outros, padronizam o compartilhamento de informações e deixam o código continuamente melhor do que o encontraram. Nossa cultura capacita os engenheiros a fazer o melhor trabalho e ajuda-os a se animarem para vir trabalhar todos os dias.."

Michael Curtis, Vice Presidente de Engenharia da Airbnb
Desenvolvimento produto Airbnb2
Desenvolvimento produto Airbnb

Finalizando

Como a Airbnb se tornou um dos melhores lugares do mundo para se trabalhar?

O sucesso da cultura do Airbnb foi construído sobre três pilares: promover uma cultura de pertencimento, inspirar uma missão e construir confiança e autonomia.

Considerando as lições do Airbnb, alguns podem argumentar que esses conceitos não são algo novo. Durante décadas, as empresas implementaram iniciativas para acolher, inspirar e capacitar os funcionários. No entanto, o Airbnb não lançou simplesmente algumas iniciativas. Em vez disso, mudou toda a perspectiva. 

A nova perspectiva é caracterizada por ver a missão de RH do ponto de vista do colaborador, bem como aplicar uma compreensão mais abrangente das motivações das pessoas. Em todo o processo de recrutamento, missões e valores, publicidade e design de seus escritórios, o Airbnb criou e manteve uma cultura consistente e coerente.

Muito trabalho duro diário e um bom tempo foi necessário para conseguir isso, mas certamente é mais uma prova de que pode ser feito.

Espero que tenha gostado das dicas e também do conteúdo.

Um grande abraço!

Contribuição de:

Daniel Augusto Danieli

Daniel Augusto Danieli

Meu trabalho é ajudar líderes e equipes na criação de uma cultura organizacional engajadora e inovadora, com uma forma de gestão adequada aos dias de hoje e voltada para a experiência humana no trabalho

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!