Moving Motivators: os nossos motivadores em movimento

Moving Motivators (Motivadores em Movimento) é uma prática de Gestão 3.0 (Management 3.0) que utilizo bastante com as equipes onde trabalho, eu gosto muito dessa prática.

Assim como o Calendário Niko-Niko, e os Kudo Cards essa prática não exige nada de investimento e pode trazer uma ótima visão sobre como está o seu engajamento no trabalho e também de cada integrante da sua equipe.

Eu fiz um post há alguns dias atrás falando sobre motivação intrínseca, a ideia central dos Moving Motivators é justamente entender como está a sua motivação intrínseca no trabalho.

Conheci pessoalmente o Jurgen Appelo em 2016.

Jurgen Appelo é um dos profissionais que mais admiro no mundo da gestão moderna, tive o prazer de conhecê-lo em Campinas/SP no evento DevCamp em 2016.

Ele criou a prática Moving Motivators para entender como a nossa motivação intrínseca é afetada pelas mudanças que ocorrem no ambiente de trabalho.

Existem 10 motivadores intrínsecos que estão presentes no ambiente de trabalho, esses motivadores são essenciais para gerar o tão almejado engajamento no trabalho.

Ficou com vontade de conhecer? Vamos lá!

Os nossos 10 motivadores intrínsecos

Veja abaixo quais são os 10 motivadores intrínsecos, não se preocupe pois vamos analisar eles individualmente na sequência.

Moving Motivators

Os 10 motivadores intrínsecos presentes no ambiente de trabalho.

Agora vamos analisar cada um dos 10 motivadores que podem ajudar você e sua equipe a passarem de motivados extrinsecamente para intrinsecamente engajados no trabalho.

Aceitação

Moving Motivators - Aceitação

A necessidade de ser aceito é um desejo intrínseco que todos nós temos, todos queremos ser bem vistos e ter uma auto estima alta.

Para algumas pessoas a falta de aceitação no ambiente de trabalho pode ser o caminho para o desengajamento ou até mesmo para a saída da equipe ou empresa.

Vários estudos já mostraram que a diversidade de colaboradores é componente chave para inovação.

Quando somos crianças precisamos da aceitação dos nossos pais, quando crescemos adicionamos a isso a necessidade de aceitação dos nossos parceiros e pares.

Curiosidade

Moving Motivators - Curiosidade

Curiosidade é sobre o prazer que sentimos quando estamos aprendendo aquilo que é verdadeiro ou falso e entendendo como as coisas funcionam.

Nós somos naturalmente curiosos e sentimos prazer em aprender mais sobre coisas das quais nos interessamos, a invenção e exploração nos motivam.

Você pode ter certeza que sempre vai existir na sua equipe alguém que irá para o trabalho para aprender mesmo que isso não reflita no seu salário, isso ocorre por que para alguém que possui uma alta motivação pela curiosidade aprender já é a própria recompensa.

Liberdade

Moving Motivators - Liberdade

Não é por nada que esse motivador está presente em muitas startups e organizações empreendedoras.

Quando falo em empoderar as pessoas no trabalho existem dois motivadores que estão diretamente relacionados, poder e liberdade.

Eu posso dizer que muitos profissionais talentosos atualmente estão preferindo trabalhar em empresas menores, justamente pela maior liberdade para se trabalhar.

A independência e autonomia são mais buscadas agora do que nunca, comentei sobre isso quando falei sobre a Geração Z, que é uma geração extremamente empreendedora.

Os modelos tradicionais mais hierárquicos mesmo aqueles não tão rígidos, acabam passando uma sensação implícita de dependência dos colaboradores com a gestão, isso acaba fazendo com que os colaboradores sintam necessidade de pedir autorização para tudo.

Status

Moving Motivators - Status

No meu texto sobre Gamification falei bastante sobre como o status é importante para nós. Por esse motivo buscamos tanto prêmios, títulos e medalhas de ouro.

O reconhecimento social é um dos nossos motivadores intrínsecos, somos atraídos por privilégios, reconhecimentos e exclusividade.

Vejo muitas pessoas que possuem esse motivador buscarem empresas com estrutura hierárquica rígida, pois dessa forma quem está na parte de cima manda e quem está na parte de baixo obedece.

Existem outras formas de tratar do status sem a necessidade de uma hierarquia rígida, conexões podem ser vista com um sinal de status, progredir na carreira na direção que nos interessa também.

Meta

Moving Motivators - Meta

Muitos profissionais não estão mais buscando um trabalho ou uma carreira apenas, esses profissionais buscam um trabalho que faça parte de um propósito.

Ainda vejo muitas empresas que sentem dificuldade em entender o seu próprio propósito de existir, fazendo assim com que muitos profissionais que possuem esse motivador como prioritário se sintam desengajados.

Honra

Moving Motivators - Honra

Podemos dizer que Honra tem relação com lealdade a um grupo de pessoas e integridade de comportamentos segundo um código moral ou sistema de valores.

Você provavelmente já teve alguma situação na vida onde existiam prioridades conflitantes, quando fazemos alguma coisa que vai contra algum dos nossos valores o peso que sentimos é enorme.

Maestria

Moving Motivators - Maestria

Maestria é o nosso desejo de progredir e melhorar em algo que importa para nós, é sobre os desafios por trás do trabalho que fazemos.

Algumas pessoas não gostam de ficar fazendo a mesma coisa por um tempo muito longo, na maioria das vezes a pessoa não se sente mais motivada pois sente que já não está mais aprendendo e evoluindo.

Ordem

Moving Motivators - Ordem

Todos nós sentimos a necessidade de um senso de ordem e certeza, algumas pessoas sentem mais essa necessidade do que outras.

Talvez seja por isso que resistimos tanto a mudanças, já existe uma ordem e certeza na forma como as coisas estão.

Empresas que funcionam de forma sistemática, onde colaboradores sabem o que vai acontecer e quem é o responsável conseguem mais facilmente sanar esse tipo de motivador intrínseco.

Com as mudanças ocorrendo cada vez mais rapidamente e com a tecnologia revolucionando e causando disrupção de mercados de trabalho está cada vez mais difícil de proporcionar certeza e ordem.

Poder

Moving Motivators - Poder

Estudos mostram que a necessidade por poder é intrínseca de todos nós, isso ocorre devido ao nosso instinto de sobrevivência.

No contexto do nosso ambiente de trabalho o poder está associado com a necessidade de influenciar as coisas, de ter voz na hora de uma tomada de decisão.

Poder é sobre ser capaz de mudar as coisas ao nosso redor.

Muita burocracia e hierarquia afetam negativamente quem possui esse motivador em maior intensidade.

Relação

Moving Motivators - Relação

O efeito das redes sociais mudou nossa forma de se relacionar, tornou tudo muito mais fácil, mas também reduziu o contato pessoal.

Muitos profissionais necessitam ter uma relação social com seus pares, essa necessidade é presente em maior intensidade em pessoas mais extrovertidas.

Empresas que trabalham totalmente remotas são as que mais sofrem com esse motivador, muitas pessoas não conseguem se engajar no trabalho sem nenhum tipo de relacionamento presencial.

Como utilizar o Moving Motivators

A prática Moving Motivators pode ser aplicada individualmente como reflexão pessoal, por duas pessoas em uma conversa “one-on-one”, ou até mesmo por um time de pares como uma ferramenta de retrospectiva.

Eu já facilitei o uso dessa prática muitas vezes com as minhas equipes, é bastante simples e realmente serve como inspiração.

  • Faça o download das cartas dos Moving Motivators para impressão em formato A4 ou maior.
  • Organize um a um os 10 motivadores da esquerda para a direita em ordem de importância, essa perspectiva é pessoal pois cada motivador tem uma importância diferente para cada um de nós.
  • Mova cada um dos indicadores já ordenados para cima ou para baixo, caso a situação atual do ambiente de trabalho esteja afetando esse indicador positivamente mova ele para cima, mova para baixo quando esse indicador estiver sendo afetado negativamente para você.

Não existe certo ou errado nessa prática, cada um de nós é motivado mais por algumas coisas e menos por outras.

Caso ache melhor ordenar as cartas da direita para a esquerda ou de cima para baixo, não tem problema.

Também não existe uma definição perfeita para cada motivador, até mesmo estudos feitos por diferentes profissionais da área não chegam a um acordo, dessa forma a definição de algum motivador como Relação ou Poder para mim pode ser diferente da sua, isso é normal.

O importante é que as cartas Moving Motivators ajudem a explicar como nos sentimos e do que precisamos.

Finalizando

O que gosto na prática Moving Motivators é que ela revela as diferenças entre as pessoas de um mesmo time, isso pode ser muito útil para entendermos essas diferenças em vez de tentar julgar algum comportamento de um colega.

Temos o costume de achar que todos possuem as mesmas necessidades e são motivados pelas mesmas coisas que nós, eu mesmo já cometi esse erro algumas vezes.

As vezes ocorrem mudanças no ambiente de trabalho e não sabemos como essas mudanças impactaram nas pessoas.

Uma mudança de processo, um novo departamento, uma promoção ou uma nova estratégia de negócio podem alterar bastante a motivação no ambiente de trabalho.

Essa prática nos ajuda a responder uma questão bastante importante para a qual em muitas vezes não sabemos a resposta.

O que motiva você no trabalho?

Faça o Moving Motivators e descubra.

Um grande abraço e até a próxima!

Related Articles

Responses

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!