Neste artigo eu gostaria de apresentar mais de 85 exemplos de OKRs para diversos setores, você pode utilizá-los como base para criação dos seus próprios OKRs.
OKRs ou objetivos e resultados-chave é uma ferramenta colaborativa de definição de metas usada por equipes e organizações para definir metas desafiadoras e ambiciosas com resultados mensuráveis. OKRs são como você rastreia o progresso, cria alinhamento e incentiva o envolvimento em torno de metas mensuráveis.
OKRs podem ser uma superpotência para criar um ambiente onde os funcionários são capazes de trabalhar com propósito. Empresas como Intel, LinkedIn, Spotify, Airbnb e Netflix alcançaram resultados surpreendentes com OKRs, mas menos frequentemente discutido é o fato de que implementar uma estrutura de metas da maneira certa pode criar um ambiente de trabalho muito melhor.
A Metodologia OKR é muito simples e, quando usada corretamente, os OKRs podem ajudar sua organização a criar coisas como gerenciamento de alta produção, alinhamento de equipe e maior comunicação em todos os seus objetivos de negócios.
Projetados para atender às necessidades de qualquer tamanho de organização, departamento ou setor, os OKRs funcionam da mesma forma para definir metas em vários níveis da empresa. Eles também podem ser usados por indivíduos ou pequenas equipes para alcançar resultados.
Os objetivos precisam ser claros, acionáveis e (idealmente) inspiradores, ao mesmo tempo que acionáveis e com prazo determinado.
Os resultados chave determinam se um objetivo foi bem-sucedido ou falhou. Eles são quantificáveis, mensuráveis e limitados no tempo, de modo que é fácil para a equipe avaliar o progresso. Os contribuintes dos KRs devem medir o progresso regularmente (de preferência semanalmente) e, em seguida, no final do período do OKR (normalmente um trimestre), há uma classificação regular do KR e uma retrospectiva.
Quando se trata de escrever e definir OKRs, é uma boa ideia torná-lo colaborativo. Ao conduzir uma sessão de brainstorming, isso envolve sua equipe, dá a ela um nível de propriedade e impulsiona a responsabilidade por esses resultados.
Em última análise, você deseja criar um processo em que as equipes se sintam capacitadas para criar seus OKRs e, em seguida, desafiar as equipes de toda a empresa para garantir que estejam focadas nas prioridades certas no momento certo.
Esse processo incentiva o pensamento criativo e a assunção de riscos informada, tudo para impulsionar o seu negócio.
Use os exemplos de OKR abaixo para inspiração e orientação para criar seus próprios OKRs, evite apenas copiá-los pois eles dificilmente irão atender completamente as necessidades da sua equipe de trabalho.
Se você gostou desses exemplos de OKR e está procurando uma maneira de alinhar todos em sua organização, não esqueça de testar a Plataforma da Amo Onde Trabalho para fazer a gestão dos seus OKRs.
Vamos começar com exemplos de OKR organizacionais.
Você precisa adaptar a definição dos OKRs de acordo com o seu contexto, pode existir um único time, vários times, ou pode ser que você resolva utilizar OKR de forma individual. Você pode ter um OKR principal definido no ano para a empresa e trimestralmente definir OKRs junto com cada equipe, dessa forma todos podem ajudar no atingimento do OKR organizacional principal.
Cada time deve criar seus OKRs pensando em como contribuir para os OKRs da empresa. Nem todos os OKRs do time precisam estar refletidos nos OKRs da empresa. Um time pode eventualmente ter um objetivo local, não representado nas prioridades da empresa como um todo.
OBJETIVO: Invadir a América Latina
Resultados Chave:
OBJETIVO: Crescer exponencialmente
Resultados Chave:
OBJETIVO: Crescer nosso negócio corporativo global
Resultados Chave:
OBJETIVO: Bater todos os recordes em termos de receita
Resultados Chave:
Agora vamos dar uma olhada em alguns exemplos de OKR para recursos humanos.
As equipes de RH muitas vezes sentem que os resultados de seu trabalho são qualitativos e, portanto, inevitavelmente difíceis de medir.
Como você define um número para medir uma mudança positiva na cultura organizacional ou no engajamento dos colaboradores?
Dica: você pode utilizar as análises de cultura e engajamento da Amo Onde Trabalho.
Normalmente, as pessoas que trabalham na empresa são a melhor fonte de conhecimento sobre essas coisas. Por exemplo, você pode realizar pesquisas com os colaboradores sobre as melhorias percebidas no engajamento, cultura e forma de gestão, e após realizar ações de melhoria fazer uma nova análise para ver se as respostas mudaram ao longo do tempo.
Tenha cuidado para não escrever objetivos genéricos que sejam os mesmos trimestre a trimestre. Coloque todas as ideias que você tem na mesa: que tipo de problema você está tentando resolver e como você saberá que está indo na direção certa?
Os resultados chave não são marcos com prazos, também não são ações pontuais. E embora algumas mudanças positivas demorem para se manifestar, sempre há algo que você pode alcançar em um trimestre. Então, qual é a prioridade número um para este trimestre e como você medirá o sucesso do seu trabalho?
Abaixo eu listei alguns exemplos de OKR para RH que podem servir como inspiração para você utilizar como referência quando estiver tentando criar seus próprios OKRs de Recursos Humanos em conjunto com a sua equipe de trabalho.
OBJETIVO: Impulsionar o desenvolvimento de carreira dos membros da equipe.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar drasticamente as capacidades de nossa equipe para alcançar resultados incríveis.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Criar um ambiente de trabalho desejável para se trabalhar.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Fazer as pessoas felizes com seu trabalho.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Gerar equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Construir carreiras brilhantes para nossos colaboradores.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Criar uma cultura organizacional excepcional / encantar nossos colaboradores.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar a retenção de colaboradores.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar nossa equipe com profissionais talentosos.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Tornar todos os nossos gerentes mais eficazes e bem-sucedidos.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Concluir nossas avaliações de colaboradores com eficiência e pontualidade.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar o processo de recrutamento para aumentar a satisfação do candidato.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Criar a campanha de divulgação para recrutamento mais bem-sucedida da empresa.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Tornar-se uma organização socialmente responsável para fortalecer nossos valores fundamentais.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Alcançar a adoção de OKR em todas as equipes.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar o engajamento e a motivação da equipe.
Resultados-chave:
OBJETIVO: Ter um processo de integração engajador na nossa empresa
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar nossa reputação como uma empresa que valoriza um local de trabalho aberto e receptivo
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar drasticamente a diversidade da nossa organização
Resultados Chave:
Vamos conferir agora exemplos de OKR para equipes de marketing.
Cada equipe tem seus próprios desafios quando se trata de definir OKRs. A maior dificuldade do marketing é entender a diferença entre as metas mensais de KPI (ou métricas mensais) e os OKRs. Os OKRs devem impulsionar mudanças e melhorias, e é por isso que você precisa pensar mais criticamente sobre seus objetivos.
Quando se trata de definir metas com foco na melhoria, não se trata de repetir o número de leads, visualizações, cliques etc. de que você precisa a cada mês. Trata-se de entender o que você pode fazer melhor e onde seu foco deve estar.
Por exemplo, o marketing sempre quer mais leads de qualidade, mas como você vai obtê-los é a parte complicada. Você pode querer aumentar o nível de anúncios ou se concentrar em melhorias de SEO. Veja os exemplos abaixo para obter ideias sobre como sua equipe pode definir bons OKRs de Marketing.
OBJETIVO: Trazer uma quantidade incrível de novos inbound leads para o site.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Gerar a maior quantidade de leads qualificados da história da empresa.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Implementar marketing baseado em contas (ABM).
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar nosso site e aumentar as conversões.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar nossas campanhas PPC (pay-per-click).
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar nosso SEO para ser referência no nosso setor.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Lançar o novo boletim informativo mensal com muito sucesso.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar nossa estratégia de blog de forma impressionante.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar o SEO do nosso conteúdo fundamental.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Fazer uma chuva de leads e oportunidades!
Resultados Chave:
OBJETIVO: Ter o blog mais relevante do nosso segmento.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Encantar as pessoas com os nossos eventos.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Impulsionar a aquisição de clientes no site.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Atrair novos visitantes com o boletim informativo semanal.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar o envolvimento do público nas redes sociais.
Resultados Chave:
Gostaria de apresentar agora vários exemplos de OKR para vendas.
As equipes de vendas estão trabalhando com números todos os dias. Pode parecer que adicionar receita, reuniões, chamadas ou qualquer outra meta regular de negócios como de costume aos seus OKRs faz sentido, mas na verdade isso anula todo o propósito dos OKRs.
Essas metas são KPIs, elas refletem o nível de desempenho, mas os KPIs não dizem a você como melhorar. Você não obterá nenhum benefício apenas repetindo quantas vendas novas você precisa. OKRs tratam de compreender o que a equipe precisa melhorar.
Você quer mais vendas, mas como vai conseguir? Existe um determinado mercado no qual você deve se concentrar ou você precisa melhorar algo em sua abordagem de vendas?
Os KPIs rastreiam e refletem o desempenho, e os OKRs orientam você para melhores resultados. Leia mais sobre a diferença de OKRs e KPIs aqui e verifique os exemplos abaixo para obter ideias para bons OKRs de vendas.
OBJETIVO: Melhorar nosso desempenho de vendas em toda a equipe.
OBJETIVO: Ser motivo de orgulho para empresa devido a eficiência nas vendas
Resultados Chave:
OBJETIVO: Ser o negócio que mais cresce no segmento
Resultados Chave:
OBJETIVO: Converter como nunca!
Resultados Chave:
OBJETIVO: Gerar novo pipeline de reservas
Resultados Chave:
OBJETIVO: Desenvolver nossos representantes para se tornarem a melhor equipe de vendas
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar nossas vendas na região para atingir resultados grandiosos
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar as vendas internacionais de forma impressionante
Resultados Chave:
OBJETIVO: Exceder nossas cotas do quarto trimestre em 50%
Resultados Chave:
Gerar 80 leads qualificados de vendas
Obter R$ 50.000 em reservas até o final do trimestre
OBJETIVO: Aumentar nosso upsell e cross sell
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar a qualidade da nossa abordagem de vendas
Resultados Chave:
OBJETIVO: Elevar o MRR para novos níveis
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumente o pipeline para novos níveis
Resultados Chave:
OBJETIVO: Alcançar recorde de receita e lucratividade no trimestre
Resultados Chave:
OBJETIVO: Ter um relacionamento fantástico com clientes em potencial para oportunidades de vendas,
Resultados Chave:
OBJETIVO: Realizar um lançamento de produto impressionante.
Resultados Chave:
Agora vamos ver vários exemplos de OKR para desenvolvimento de produto.
Quando você está construindo uma equipe focada no produto e deseja que sua equipe tenha uma mentalidade de produto e empatia com seus clientes, os OKRs de desenvolvimento são uma ótima maneira de atingir esse objetivo.
Aqui, você encontrará os exemplos de OKRs relevantes para a equipe de desenvolvimento.
Sua equipe de tecnologia é o apoio que ajuda o desenvolvimento a atingir seus OKRs. Eles devem trabalhar na mesma direção. Se o time de produto decidir que se concentrar em melhorar a velocidade do site é importante, então é aí que o foco também deve estar.
No entanto, as equipes de tecnologia podem querer melhorar seus processos internos e, nesses casos, ter OKRs separados faz sentido.
Lembre-se de que OKRs e projetos não são a mesma coisa. Não se trata de listar todas as tarefas que a equipe deve fazer, mas de pensar sobre quais resultados positivos e mensuráveis essas ações devem produzir.
OBJETIVO: Acelerar a velocidade da equipe de desenvolvimento para agregar ainda mais valor para nossos clientes.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Lançar a nova arquitetura de produto de forma sensacional.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar a qualidade do nosso produto para excelência.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar a qualidade dos nossos lançamentos.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar a qualidade de entrega da equipe para causar impacto positivo nos clientes.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar os níveis atuais de desempenho do aplicativo.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Contribuir para a comunidade de código aberto.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Melhorar o processo de lançamento do produto.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Empoderar nossa equipe de produto através do aprendizado.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Refatorar o antigo módulo de CRM.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Impulsionar a qualidade dos recursos em nosso novo lançamento.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar a velocidade de entrega dos novos recursos
Resultados Chave:
Chegou a vez de darmos uma olhada em vários exemplos de OKR para suporte e sucesso do cliente.
Sua equipe de suporte pode estar bastante acostumada a rastrear diferentes métricas. Mesmo que o OKR se concentre em medições de resultados chave, eles não são iguais às metas mensais (KPIs).
Os KPIs indicam o nível de desempenho de que você precisa ou com o qual ficará satisfeito, e os OKRs se concentram em algo que você deseja melhorar. Os KPIs refletem o desempenho usual dos negócios e os OKRs orientam você para melhores resultados. Não vale a pena escrever a velocidade média de resposta nos OKRs de sua equipe se não houver nada a melhorar.
Rastrear quantos e-mails ou tíquetes de suporte as pessoas respondem também não ajuda. Você precisa pensar no que poderia ser melhor. Talvez as pessoas respondam a muitos e-mails, mas poucos clientes recebam a ajuda de que precisam? Isso significa que sua equipe deve pensar em como ajudar melhor os clientes.
Pense, como sua equipe de suporte poderia agregar maior valor aos clientes ou à sua empresa?
OBJETIVO: Oferecer uma experiência de suporte ao cliente de alto nível
Resultados Chave:
OBJETIVO: Implementar um processo escalonável de suporte ao cliente
Resultados Chave:
OBJETIVO: Aumentar o envolvimento com novos clientes pagantes
Resultados Chave:
OBJETIVO: Deixar nossos clientes extremamente satisfeitos
Resultados Chave:
OBJETIVO: Garantir que todos os clientes estão percebendo totalmente o valor de nossos lançamentos de recursos.
Resultados Chave:
Agora vamos ver vários exemplos de OKR financeiro.
As equipes de finanças têm muitas tarefas operacionais e relatórios a fazer e pode ser difícil encontrar tempo para trabalhar em melhorias. Se você está sobrecarregado com o trabalho do dia-a-dia, recomendo focar sua atenção em COMO você trabalha e melhorar os processos que determinam a velocidade e eficiência de tomada de decisão da sua equipe.
Considere os objetivos com foco em aumentar a transparência dos processos internos e a legibilidade dos relatórios. Lembre-se de que os OKRs devem ser sempre sobre melhoria e não devem ser suas responsabilidades regulares de trabalho reescritas em um novo formato.
Pense nisso: mesmo que um processo seja bom, como você pode torná-lo ainda melhor? Há algo faltando que pode tornar seu trabalho mais fácil ou mais eficiente? Existe algum problema que você possa resolver que aumente a eficiência de sua equipe?
OBJETIVO: Melhorar nosso processo de relatório financeiro.
Principais Chave:
OBJETIVO: Garantir a sustentabilidade financeira para a empresa.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Ser o financeiro mais saudável da história da empresa.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Simplificar os procedimentos internos e tornar os relatórios financeiros mais transparentes.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Passar com sucesso na Auditoria Externa
Resultados Chave:
Agora vamos ver vários exemplos de OKR para desenvolvimento de negócios.
As equipes de Desenvolvimento de Negócios tendem a adorar números – receita, parceiros, vendas, retenção, etc. É importante distinguir que todas as métricas regulares que você acompanha são alvos de KPI. As metas de KPI mostram o nível de desempenho necessário, mas não dizem como chegar lá. Você escreve OKRs para resolver problemas específicos, melhorar ou mudar o que você faz e como o faz.
OKRs estão dando a você uma direção clara para um trimestre. Se você tem uma meta de KPI de alta receita, então vai concentrar seus OKRs no lançamento de um novo produto que atraia mais clientes em potencial? Ou você está indo para novos mercados? Talvez seja apenas o seu argumento de venda que precisa ser alterado?
É importante lembrar que, embora os OKRs sejam sobre o “como”, os resultados-chave não são marcos com prazos, eles são resultados mensuráveis que indicam o sucesso ou o fracasso do objetivo de uma forma clara e não subjetiva. Se você está melhorando seu argumento de venda, que tipo de resultados mostrarão que você foi bem-sucedido?
OBJETIVO: Ser focado, alinhado e eficaz com OKRs e a Amo Onde Trabalho
Resultados Chave:
OBJETIVO: Ter um modelo de negócio novo e aprimorado para nosso produto
Resultados Chave:
OBJETIVO: Entender por que nossos clientes cancelados não viram valor no nosso produto
Resultados Chave:
OBJETIVO: Expandir nossos negócios para conquistar
Resultados Chave:
Chegou a vez de darmos uma olhada em vários exemplos de OKR para design.
Escrever OKRs bons, bem estruturados e eficazes não é fácil. Apesar de Objetivos e Resultados Chave ser uma metodologia simples e robusta, muitas equipes lutam para definir os objetivos certos e as métricas relevantes para os resultados-chave.
– Como escrever bons OKRs de marketing?
– Quais são os exemplos de bons OKRs de marketing?
– O que devo colocar em meus OKRs de marketing?
Estas são algumas perguntas que as pessoas fazem ao definir seus OKRs.
Neste artigo, vou compartilhar exemplos de OKRs da equipe de marketing, para que você possa usá-los como inspiração ou orientação.
Designers normalmente trabalham junto com outras equipes na organização e desenvolvem conteúdo visual para Produto, Marketing, Desenvolvimento de Negócios, etc. É por isso que diferentes equipes precisam alinhar seus OKRs para saber como usarão o tempo dos designers de maneira mais eficaz.
Muitas vezes, os designers irão compartilhar OKRs com outras equipes e trabalhar para os mesmos resultados de negócios. No entanto, cada equipe tem algo a melhorar na maneira como trabalham, então há uma maneira de melhorar a velocidade ou a qualidade do conteúdo que os designers produzem? Ou talvez você pudesse melhorar o procedimento de briefing e o processo de brainstorming para não ter que passar por 50 iterações a cada vez.
O que poderia ser melhorado para você ter melhores resultados como equipe? Ou o que é chato em seu processo de negócios? Faça uma lista e escolha suas batalhas.
OBJETIVO: Validar o encaixe problema/solução do nosso novo produto.
Resultados Chave:
OBJETIVO: Tornar-se uma empresa forte voltada para o design
Resultados Chave:
OBJETIVO: Promover nossa equipe de design como o lugar mais legal para trabalhar
Resultados Chave:
OBJETIVO: Ter uma landing page nova e mais clara para impulsionar os resultados
Resultados Chave:
OBJETIVO: Apoiar o marketing com conteúdo projetado que chame mais atenção por sua identidade visual e qualidade
Resultados Chave:
Escrever OKRs bons, bem estruturados e eficazes não é fácil. Tenha paciência para executar vários ciclos de melhorias iterativas e você vai ver como os OKRs aumentarão o engajamento, a motivação e o desempenho de sua equipe.
Use os exemplos de OKR acima para inspiração e orientação para seus próprios OKRs, evite apenas copiá-los pois eles dificilmente irão atender completamente as necessidades da sua equipe de trabalho.
Se você gostou deste artigo e está procurando uma maneira de alinhar todos em sua organização, oferecemos mentorias e workshops em OKRs, entre em contato conosco caso esteja interessado.
E não esqueça de testar a Plataforma da Amo Onde Trabalho para fazer a gestão dos seus OKRs, você pode conferir algumas imagens abaixo.
Espero que tenha gostado das dicas e também do conteúdo.
Um grande abraço e até a próxima!