Capa Netflix

Netflix: Análise Cultural

Como a Netflix está construindo sua cultura através da excelência

Conhecendo a Netflix

“Prometemos aos nossos clientes um serviço excelente, aos nossos fornecedores um parceiro valioso, aos nossos investidores as perspectivas de um crescimento lucrativo sustentado e aos nossos funcionários o fascínio de um enorme impacto.”

A Netflix é uma empresa que elevou o entretenimento a outro nível com sua plataforma de streaming de vídeo, atualizada e fácil de usar. A diversidade que caracteriza seus serviços a tornou o provedor de vídeo mais procurado não apenas nos Estados Unidos, mas também além das fronteiras. 

Na verdade, olhando para a qualidade do seu produto, e principalmente para sua cultura organizacional, bom é um eufemismo para o que a Netflix alcançou – excelência é a palavra correta. Você vai entender os motivos na sequência desse conteúdo.

Por mais de 20 anos, a Netflix gravou seu nome como uma marca de topo com qualidade incontestável, graças à sua missão e declarações de visão que enfatizam sua atenção integral para dar o melhor onde quer que atue. 

A declaração de visão de uma empresa é a imagem de onde a administração deseja que a empresa esteja ao longo de um período específico de tempo em termos de sucesso. Com base nisso, a declaração de visão da Netflix visa ser o modelo para o restante dos provedores de serviços de vídeo sob demanda. É uma ambição apoiada na sua declaração de missão.

A declaração de missão corporativa de uma empresa destaca os métodos específicos que a empresa explora para avançar sua posição de negócios em direção à visão definida. Nesse caso, a declaração de missão da Netflix enfatiza os resultados com os quais a empresa pode tratar todas as partes interessadas, incluindo seus clientes. 

A Netflix também é uma empresa que considera seus valores fundamentais como componentes imperativos para o crescimento geral de seu modelo de negócios. Idealmente, são as crenças fundamentais que ajudam uma empresa a se manter no caminho que considera correto para o alcance de seus objetivos. Com seus valores a Netflix continua a manter sua reputação de empresa de primeira linha, alinhada com o que suas declarações de missão e visão dizem.

Antes de iniciar a análise da cultura organizacional da Netflix, na minha opinião, uma das mais fortes e interessantes atualmente entre as empresas de ponta. Dê uma olhada nessas estatísticas e informações da Netflix para saber mais sobre o crescimento e o impacto da empresa.

Análise Cultura Netflix 1

Veja alguns acontecimentos importantes para a Netflix até agora:

  • Em 1997: Reed Hastings e Marc Randolph tiveram a ideia de alugar DVDs pelo correio. Eles testaram o conceito enviando um DVD para si próprios. O DVD chegou intacto e nasceu a ideia do Netflix.
  • Em 1998: Netflix.com, o primeiro site de aluguel e venda de DVD, é lançado.
  • Em 1999: O serviço de assinatura da Netflix é lançado, oferecendo aos membros aluguel de DVD ilimitado sem datas de vencimento, taxas de atraso ou limites mensais de aluguel.
  • Em 2007: O streaming é introduzido, permitindo que os membros assistam instantaneamente a séries e filmes.
  • Em 2013: ‘House of Cards‘, ‘Hemlock Grove‘, ‘Arrested Development‘ e ‘Orange Is the New Black‘ dão início à primeira fase da programação de séries originais. ‘House of Cards‘ ganha três prêmios Emmy – o primeiro para um serviço de streaming pela Internet. 
  • Em 2018: A Netflix é o estúdio mais indicado no Emmy, ganhando 23 em séries incluindo ‘GLOW,’ ‘Godless‘ e ‘Queer Eye‘.
  • Em 2020: A Netflix é o estúdio mais indicado no Oscar e no Emmy.
  • O número de membros ultrapassa 200 milhões.
Análise Cultura Netflix 2

Missão Netflix

A declaração de missão da Netflix:

Prometemos aos nossos clientes um serviço excelente, aos nossos fornecedores um parceiro valioso, aos nossos investidores as perspectivas de um crescimento lucrativo sustentado e aos nossos funcionários o fascínio de um enorme impacto

A declaração reflete o que a empresa é mais conhecida – fornecer serviços de entretenimento de vídeo excepcionais e incomparáveis. Mostra também como a empresa equilibra a satisfação de seus clientes com as necessidades financeiras de seus demais interessados. Uma análise desta declaração de missão revela vários elementos que podem ser visualizados na cultura e nos produtos da Netflix:

  1. Melhorando vidas. O compromisso de ter um impacto nas sociedades, além de entretê-las, é um fator que a Netflix considera muito. A empresa vincula suas operações a programas que garantem o cumprimento de suas responsabilidades sociais corporativas , contribuindo para a melhoria geral das pessoas, do meio ambiente e da economia. Por exemplo, a Netflix foi reconhecida por estimular um modelo sustentável adotado por outras empresas em todo o mundo com impactos valiosos nas comunidades e no meio ambiente.
  2. Superando as expectativas . A Netflix dá valor aos seus clientes. A estabilidade e confiabilidade que caracterizam sua plataforma, juntamente com os serviços que a acompanham, comprovam sem sombra de dúvida que a Netflix é uma empresa diferenciada. 
  3. Proporcionando emoção e entretenimento . A Netflix reconhece a dinâmica de entretenimento em constante mudança na era contemporânea, especialmente com o afastamento da TV linear. Para preencher essa lacuna, a empresa traz para seus clientes e investidores um sistema dinâmico que atende a todas as suas necessidades de entretenimento. Por exemplo, a Netflix traz uma variedade de opções de entretenimento, incluindo aplicativos de entretenimento na Internet e outros sistemas online. Por meio desses canais, a empresa alimenta seus clientes com conteúdo ilimitado para mantê-los animados e aproveitando cada momento.
Análise Cultura Netflix 4

Visão Netflix

Em outubro de 2011, o co-fundador e CEO Reed Hastings expressou uma visão clara para o futuro da Netflix:

  • Tornar-se o melhor serviço global de distribuição de entretenimento;
  • Licenciar conteúdo de entretenimento em todo o mundo;
  • Criar mercados acessíveis aos cineastas;
  • Ajudar criadores de conteúdo em todo o mundo a encontrar um público global.

A declaração de visão da Netflix é “ Tornar-se o melhor serviço global de distribuição de entretenimento ”. A declaração de visão tem tudo a ver com o que a empresa deseja alcançar. Ela enfatiza o desejo de estabelecer um padrão de qualidade na oferta de serviços de vídeo sob demanda. Especificamente, esta declaração de missão é um reflexo da posição de liderança que a Netflix aspira alcançar e garantir nos setores. Com base nessa afirmação, surgem as seguintes características:

  1. Tornar-se o melhor . As abordagens adotadas pela Netflix em suas operações confirmam que a empresa não busca se conformar em ser uma empresa convencional. Na verdade, já estabeleceu para si um ritmo de crescimento acima do normal. Isso não se limita ao entretenimento, pois também garante que os investidores sejam amplamente cobertos por meio de abordagens de governança corporativa transparentes e personalizadas . Dessa forma, a Netflix se elevou como uma empresa a ser imitada pelos demais.
  2. Presença global . Por meio de suas abordagens inclusivas e orientadas para o cliente, a Netflix se posicionou globalmente para cumprir esse aspecto da sua declaração de visão. O grande componente que chama a atenção é a incorporação estratégica da inclusão e da diversidade em suas operações. A compreensão da variada base de membros que a empresa atende é uma força que a Netflix explora para garantir que o conteúdo que produz acomode todas as origens culturais de forma inovadora.

Valores da Netflix

A Netflix possui 10 valores fundamentais, apesar de serem apenas uma palavra, todos eles possuem comportamentos claros, observáveis e mensuráveis definidos. Isso é muito importante para manter todos responsáveis por vivenciar esses valores no dia a dia de trabalho, isso é possível através da inclusão desses comportamentos em processos e também em várias situações da cultura da empresa.

Em seus processos, é fundamental a criação de um ambiente de trabalho que não só leve à produção do conteúdo mais procurado, mas também que tenha retornos atraentes para os investidores e para a empresa. Ele estimula isso por meio de valores como inclusão, inovação , paixão pelo conteúdo, curiosidade em correr riscos construtivos e julgamento informado. Também considera a comunicação e a coragem de fazer o impossível habilidades indispensáveis para levar a empresa ao topo.

Os 10 Valores Fundamentais da Netflix

Valores Netflix

“Muitas empresas têm declarações de valor, mas muitas vezes esses valores escritos são vagos e ignorados. Os verdadeiros valores de uma empresa são mostrados por quem é recompensado ou quem é dispensado. Abaixo estão nossos valores reais, os comportamentos e habilidades específicas com as quais nos preocupamos mais. Quanto mais esses valores se parecem com você e descrevem as pessoas com quem deseja trabalhar, maior a probabilidade de você ter sucesso na Netflix.”

Valores Netflix
Valores Netflix 3

Como a Netflix cria uma cultura voltada para a excelência?

A Netflix possui uma Cultura Organizacional intencionalmente moldada e focada na excelência. É uma cultura onde somente os maiores talentos são buscados e mesmo eles precisam provar constantemente o seu valor para a empresa, que em contrapartida paga o maior salário possível para cada cargo e fornece toda uma cultura voltada a desafios profissionais grandiosos e de excelência.

Quais características a Netflix incorporou na sua cultura para atingir a excelência:

Existem empresas onde as pessoas passam pelo lixo no chão do escritório, deixando para outra pessoa buscá-lo, e há empresas onde as pessoas no escritório se inclinam para pegar o lixo que veem, como se estivessem em casa.

O Netflix se esforça para ser o último, uma empresa onde todos tem o senso de responsabilidade de fazer a coisa certa para ajudar a empresa em cada situação.

Pegar o lixo é a metáfora para cuidar de problemas, pequenos ou grandes, e nunca pensar “esse não é meu trabalho”.

Dream Team Netflix - O Time dos Sonhos

Uma equipe dos sonhos é aquela em que todos os seus colegas são extraordinários no que fazem e são colaboradores altamente eficazes.

A versão Netflix do melhor lugar para trabalhar não é de almoços de sushi, grandes ginásios, escritórios sofisticados ou festas frequentes. É a versão de uma equipe dos sonhos em busca de metas comuns ambiciosas.

Imagine o seguinte, trabalhando na Netflix, cada colega de trabalho é alguém que você respeita e aprende, é um ambiente de muitas pessoas talentosas.

Como ter uma empresa inteira composta por uma equipe dos sonhos, ao invés de apenas alguns pequenos grupos?

Estratégia alinhada a cultura organizacional.

O Keeper Test da Netflix

Um dos fatores mais interessantes da cultura da Netflix é a forma como os gestores avaliam os integrantes da sua equipe. Ao final de cada ciclo eles devem utilizar o Keeper Test – algo como: teste de permanência – para decidir qual colaborador será mantido na equipe e qual será dispensado.  

Quem do meu pessoal, se me dissesse que está indo embora para um trabalho semelhante em uma empresa de mesmo nível, eu lutaria arduamente para manter na Netflix?

Pode de fato parecer uma medida bastante dura, mas na verdade essa é a forma de manter somente os melhores que está integrada a cultura da empresa. 

O CEO Reed Hastings explica:

“Ser cortado da nossa equipe é muito decepcionante, mas não há vergonha. Estar em um time dos sonhos pode ser a emoção de uma vida profissional.”

Aqueles que permanecem recebem generosas recompensas, enquanto a performance for adequada. E sabe por que eles fazem isso?

Estudos mostram que um profissional talentoso é duas vezes mais produtivo do que o profissional mediano para trabalhos processuais, e até dez vezes mais produtivo para trabalhos criativos.

O que é realmente valorizado na cultura da Netflix?

Algumas coisas que são altamente valorizadas na cultura da Netflix são:

Algumas coisas que não são valorizadas na cultura da Netflix são:

Qual é o perfil dos colaboradores buscados pela Netflix?

Todas as pessoas contratadas pela Netflix devem possuir um perfil bastante independente e responsável.

Algumas das características buscadas são:

  • Ser auto motivado;
  • Ser auto consciente;
  • Ser disciplinado;
  • Se aprimorar constantemente;
  • Atuar como um líder;
  • Não espera receber ordens para fazer;
  • Pega o lixo caído no chão;
Reed Hastings Netflix

Como são os processos na Netflix?

Os processos emergem para reduzir o caos, ninguém ama processos, mas eles trazem conforto se comparados com a dor do caos.

Foco no impacto, não no processo:

  • Deixar os outros saberem quando você fez um trabalho
  • Gastar dentro do orçamento cada trimestre para que não seja necessário coordenar cada gasto necessário entre departamentos
  • Agendar regularmente reuniões de contexto e estratégia

Foco em processos afasta ainda mais os talentos de alta performance.

  • Obter pré-aprovações para gastos de valor não substancial
  • Permissão necessária para pendurar um poster na parede
  • Processos para aprovação de diversos níveis em projetos

Processos são sedutores pois trazem resultados de curto prazo:

  • Pensamento mínimo requerido
  • Poucos erros, alta eficiência
  • Poucos curiosos inovadores-independentes permanecem
  • Processos bastante otimizados para o mercado existente
  • A eficiência supera a flexibilidade
cultura Netflix

Seriam essas boas opções?

  1. Manter-se criativo ficando pequeno, portanto, com menos impacto.
  2. Evitar regras conforme cresce e sofrer com o caos.
  3. Usar processos conforme cresce para impulsionar a execução eficiente do modelo atual, mas prejudicando assim a criatividade, a flexibilidade e a capacidade de prosperar quando o mercado eventualmente mudar.

Acredito que nenhuma das opções acima é ideal, e a Netflix também. Mas então qual seria a solução?

Aumentando o Percentual de talentos de alta performance

“Evite o caos, à medida que você cresce, com pessoas cada vez mais talentosas, não com regras”

Foco nas pessoas, não nos processos

Aumentando o número de pessoas altamente talentosas torna possível manter as coisas simples, sem processos e burocracias desnecessárias.

  • Então você pode continuar informalmente, com autodisciplina, e evitar o caos
  • A parte de continuar informalmente é o que possibilita e atrai a criatividade
  • A chave: aumentar a densidade de talentos mais rapidamente do que a complexidade aumenta
E como a Netflix atrai esses profissionais altamente qualificados?
 
  • Compensação topo do mercado
  • Atraindo pessoas de alto valor através da liberdade para realizar um grande impacto
  • Sendo exigente quanto a uma cultura de alta performance
Mas como fazer para minimizar o crescimento da complexidade que vem com o crescimento da própria empresa?
 
  • Poucos produtos grandes vs muitos pequenos
  • Eliminando as distrações da complexidade
  • Desconfiando de otimizações de eficiência que aumentam a complexidade e a rigidez
  • Estratégia
  • Métricas
  • Suposições
  • Transparência em torno das tomadas de decisão
  • Papeis claramente definidos
  • Objetivos
  • Tomada de decisão top-down
  • Aprovação de gerentes
  • Comitês
  • Planejamento e processos mais valorizados do que os resultados

Como agem os gestores?

Quando você ficar tentado a “controlar” suas pessoas…

Quando uma das suas talentosas pessoas faz algo estúpido, não a culpe. Em vez disso…

Pergunte a si mesmo qual contexto você falhou em definir. Estou inspirando as pessoas o suficiente sobre os objetivos e estratégias?

  • O objetivo é inspirar as pessoas mais do que gerenciá-las.
  • As equipes precisam ter a confiança para fazer o que elas acham que é melhor para a Netflix, os gestores ajudam dando-lhes muita liberdade, poder e informações para apoiar suas decisões.
  • Isso gera um senso de responsabilidade e autodisciplina que os leva a fazer um ótimo trabalho que beneficia a empresa.

Por que investir na gestão por contexto?

Pessoas de alta performance farão ainda melhor se entenderem o contexto. Algumas ações realizadas para fornecer mais contexto a todos os colaboradores são:

  • Faculdade para novos colaboradores
  • Reuniões de departamentos frequentes
  • Transparência interna com estratégias
  • Transparência interna com resultados

Com as pessoas certas, em vez de uma cultura de aderência a processos nós temos uma cultura de criatividade e auto disciplina, liberdade e responsabilidade.

Reed Hastings - CEO da Netflix

Mas a liberdade é ilimitada? Existem duas regras básicas que precisam ser respeitadas.

1. Prevenir desastre irrevogável

2. Questões morais, éticas e legais – Desonestidade, o assédio é intolerável

Política de controle de horas trabalhadas e gastos

Foco no que as pessoas realizam e não na quantidade de horas trabalhadas:

“Você não precisa de regras para tudo.”

  • Sem controle de presença no ambiente físico de trabalho
  • Sem controle de horas diárias trabalhadas
  • Sem controle de dias de férias por ano
  • Sem política de uniformes

Política de gastos, viagens, entretenimento e presentes:

“Atue no melhor interesse da Netflix.”

  • Gaste só o que você mesmo gastaria, e se valer a pena para o trabalho, caso contrário não gaste
  • Viaje como se fosse com seu próprio dinheiro
  • Retire do Netflix apenas quando for ineficiente não retirar

Independência para tomada de decisão

Uma das principais características da cultura da Netflix é que ela não emula os modelos top-down porque eles acreditam que são mais eficazes e inovadores quando os colaboradores de toda a empresa tomam suas próprias decisões.

Outra coisa legal é que eles se orgulham de quão poucas decisões, e não quantas, a alta gerência precisa tomar, muito diferente da realidade que encontramos na maioria das empresas aqui do Brasil.

O papel de cada líder é ensinar, definir o contexto e estar bem informado sobre o que está acontecendo.

Os 3 Modelos Corporativos de Trabalho em Equipe

Netflix Modelos Corporativos de Trabalho em Equipe

1 - Monolito Firmemente Acoplado

Característica 1: A gerência sênior revisa quase todas as táticas
Característica 2: Manter outros grupos internos satisfeitos tem igual precedência com agradar os clientes
Característica 3: Pessoas independentes se esgotam tentando inovar
Característica 4: Altamente coordenado através da centralização, mas muito lento, e lentidão aumenta com o tamanho

2 - Silos Independentes

Característica 1: Cada grupo executa os seus objetivos com pouca coordenação, todos fazem seu próprio trabalho
Característica 2: Trabalhos onde a coordenação é necessária sofrem
Característica 3: Intrigas e competições entre departamentos
Característica 4: Funciona melhor quando as áreas são totalmente independentes

3 - Altamente Alinhados, Levemente Acoplados

Altamente Alinhados: 

  • Estratégia e objetivos são claros, específicos e amplamente compreendidos
  • Interações entre equipes focadas em estratégia e objetivos, em vez de táticas
  • Requer grande investimento em tempo de gestão para ser transparente, articulado e perceptivo

Levemente Acoplados: 

  • Reuniões multifuncionais mínimas, exceto para alinhar metas e estratégia
  • Líderes buscam proativamente a coordenação e perspectiva conforme apropriado
  • Confiança entre grupos em táticas, sem necessidade de aprovar cada uma, para que os grupos possam se mover rapidamente

Planejamento de Carreira

Pagar o topo do mercado é essencial para uma cultura de alto desempenho que a Netflix construiu.

“Nós nos esforçamos para ter apenas colaboradores excepcionais.”

O Keeper Test, que vimos antes, serve para avaliar a permanência. É uma situação incomum e até pode ser considerada “pesada” por muitas pessoas, mas quando você permanece a Netflix faz valer a pena. 

Quanto ao salário, os gestores seguem a seguintes diretivas:

  • Pague mais para eles do que qualquer outro provavelmente pagaria
  • Pague tanto quanto um substituto custaria
  • Pague tanto quanto pagaria para mantê-los se tivessem uma oferta maior de outro lugar
Lembre-se de que estamos falando de profissionais que estão no topo do seu mercado de trabalho.

Como é feita a compensação financeira?

Títulos não ajudam: Títulos de sênior ou diretor não representam capacidade ou talento.

Valor de mercado: Compensação com base no topo do valor de mercado é feita todo ano.

Sem orçamento fixo: Cada gerente alinha suas pessoas ao topo do mercado a cada ano.

Compensação: Alguns verão seu valor no mercado subindo rapidamente, impulsionado pelo aumento de habilidades ou grande demanda por sua área.

Segundo a Netflix, essas são más práticas de gestão:

Cada colaborador escolhe a cada ano quanto de sua remuneração quer em salário e quanto quer em opções de ações. Você pode escolher tudo em dinheiro, ou qualquer combinação que combine com você.

Você escolhe quanto risco e vantagem você quer. Essas opções de ações são totalmente adquiridas e você as mantém mesmo se sair da Netflix. 

Não sei você, mas eu acho essa ideia muito interessante, imagine o senso de dono que isso gera para o colaborador, saber que o seu trabalho pode estar rendendo mais dinheiro ao mesmo tempo em que ajuda a empresa a crescer. Claro, existe o risco do contrário ocorrer, mas a escolha fica para cada pessoa.

Características do plano de carreira Netflix

Essas são as características culturais da Netflix para possibilitar esse tipo de “plano de carreira”.

  • A responsabilidade dos gerentes é criar um ótimo lugar para se trabalhar;
  • Os colaboradores são livres para sair a qualquer momento, sem penalidade, mas quase todo mundo fica;
  • Os colaboradores ficam porque são apaixonados pelo seu trabalho, e são bem pagos, sem sistemas de compensação baseado em tempo;
  • Rankings são evitados, sem incentivo a competição entre os colaboradores;
  • Todos os colaboradores são top 10% do seu mercado;
  • Alto incentivo a colaboração entre as pessoas.

Finalizando

Como a Netflix se tornou um dos melhores lugares do mundo para se trabalhar?

O sucesso da cultura da Netflix foi construído sobre três pilares: promover uma cultura de excelência, independência e responsabilidade.

Muito trabalho duro diário, principalmente do time de gestão, e um bom tempo foi necessário para conseguir criar uma cultura tão forte, mas certamente é mais uma prova de que pode ser feito.

Espero que tenha gostado das dicas e também do conteúdo.

Um grande abraço!

Contribuição de:

Daniel Augusto Danieli

Daniel Augusto Danieli

Meu trabalho é ajudar líderes e equipes na criação de uma cultura organizacional engajadora e inovadora, com uma forma de gestão adequada aos dias de hoje e voltada para a experiência humana no trabalho

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!