Geração Z, a sua empresa está preparada?
Geração Z, também conhecida como Centennials, é chamada a geração das pessoas nascidas a partir do final da década de 90.
Estamos falando da primeira geração de nativos digitais, esses profissionais estão chegando ao mercado de trabalho.
Resolvi abordar esse assunto pois considero ele relacionado diretamente com gestão ágil e cultura organizacional.
As empresas mais antigas, e algumas startups também, estão começando agora a se adaptar a geração dos Millennials. A forma de gestão bastante hierárquica, cultura organizacional e processos que muitas empresas ainda utilizam não está adaptada a essa nova geração.
A Geração Z que começa a empreender e trabalhar agora, são profissionais de outro tipo. São profissionais que muitas empresas não estão preparadas para receber ou agradar.
Eles estão muito mais para empreendedores do que para empregados.
Quero abordar a importância de se ter uma cultura e gestão mais ágil e moderna que sejam condizentes com esses novos tipos de profissionais.
São eles que vão ditar como será o trabalho daqui para a frente.
Ficou interessado?
Por que a Geração Z é diferente?
É tudo uma questão de contexto.
Vários profissionais e empresários com maior experiência, quando começaram a trabalhar e empreender, viviam em um mundo extremamente diferente do atual.
Claro, se você é um bom profissional ou um bom empreendedor acabou se adaptando a todas as mudanças gigantescas que a tecnologia e a internet trouxeram ao mercado de trabalho.
Mas o contexto da Geração Z é de um mundo onde a tecnologia, internet e todos seus benefícios relacionados está presente desde sempre.
Eles não sabem como é viver em um mundo sem tudo isso, não precisaram se adaptar, já nasceram preparados.
Saímos de uma era onde você precisava estudar anos fazendo uma faculdade ou pós-graduação, para uma nova era onde qualquer informação ou conhecimento está acessível através do Google ou Youtube.
Antes precisávamos guardar vários tipos de conhecimentos para um dia, quem sabe, ter a chance de utilizar. Agora se precisamos de alguma coisa, simplesmente buscamos essa informação em segundos.
No mundo da tecnologia eu poderia fazer a seguinte analogia.
Estamos falando da diferença entre um hard drive local e a nuvem.
Aposte na cultura organizacional forte e na gestão ágil
Todo esse contexto tecnológico e de troca de informações sem barreiras geográficas tornou a Geração Z impaciente.
Isso fruto do excesso de informação e estímulos desde muito jovens.
Se você acha que pode atrair e manter um profissional dessa geração apenas com uma promessa de carreira e um salário, saiba que a chance disso dar certo é pequena.
Você vai precisar apostar em uma cultura organizacional e forma de gestão que seja compatível com as necessidades deles.
Eles se sentem mais felizes e preferem trabalhar em empresas que possuam em sua cultura fortes componentes de inovação e criatividade.
Possuem necessidade de se sentir parte de algo, precisam de um propósito.
Se a sua startup ou empresa não possui um propósito muito bem definido e que seja bastante inspirador, as chances de atrair um talento dessa geração também são reduzidos.
Eles sentem necessidade de dar sua opinião e participar das tomadas de decisões relacionadas ao seu trabalho.
Se a gestão da sua empresa é muito hierárquica e os colaboradores devem apenas fazer aquilo que é solicitado por um gerente ou gestor, isso também não irá ajudar.
Se eles não concordam com algo, eles querem poder falar.
Eles são os novos empreendedores
Parece besteira pensar em mudar toda uma forma de gestão ou reforçar uma cultura organizacional diferenciada somente para se adequar a uma geração de profissionais.
Mas o fato é que não temos muita escolha.
Independentemente da nossa vontade, o mundo mudou, e essa nova geração tráz consigo uma nova forma de trabalho.
Eles trazem uma forma diferente de pensar, mais moderna, se você quer inovar dentro da sua empresa, melhor começar a pensar nessa nova geração com bastante atenção.
Outro ponto importante é que o empreendedorismo é extremamente presente na Geração Z.
Eles farão isso dentro da sua empresa caso a forma de trabalho e gestão permita.
Caso contrário, irão empreender em outro lugar, talvez iniciando sua própria startup.
Eles são os novos empreendedores!
Serão os futuros CEOs de startups que irão competir pelo mercado e pelo talento com empresas que ainda não estarão preparadas.
A Geração Z vai mudar como trabalhamos
Quando digo que não temos muita escolha, quero dizer que com o tempo, todas as empresas que desejarem atrair talentos e competir, terão que se adaptar a essa nova forma de trabalho.
Uma forma de trabalho muito mais flexível e participativa.
Com uma cultura organizacional diferenciada, reforçada por um propósito e valores.
Com uma gestão mais horizontal, onde exista transparência, comunicação e confiança. Que possibilite um empreendedor a usar sua criatividade e inovação.
Empresas que oferecem esse tipo de ambiente de trabalho estão ganhando uma enorme vantagem competitiva.
Empresas com sua cultura fortemente baseada em hierarquia, comando e controle, e principalmente processos burocráticos, irão perder grandes talentos.
Não se preocupe, pois ajudar nessa missão é o meu propósito e também da Amo Onde Trabalho.
Espero que você tenha gostado e continue acompanhando nosso conteúdo.
Um grande abraço e até a próxima!
[…] força de trabalho moderna e acelerada, você precisa desenvolver o hábito de trocar feedback com sua equipe que vai além da avaliação […]
[…] de Employer Branding para diferentes públicos-alvo, desde millennials até baby boomers e geração Z, e demonstrar como podem atender às suas necessidades e expectativas […]