Oculto Capa

Oculto
Os problemas da falta de
transparência no trabalho

Introdução - Os problemas da falta de transparência no trabalho

A falta de transparência no trabalho é um mal que afeta muitas equipes. O dicionário define oculto como aquilo que não se conhece nem se tem conhecimento sobre; desconhecido; envolto em mistério; misterioso; que não se mostra nem se revela; escondido.

O Oculto é um fantasma bastante comum, principalmente em culturas organizacionais que possuem uma estrutura bastante hierárquica, onde as coisas são definidas pela gestão e repassadas aos colaboradores. Nessa situação os gerentes acabam comunicando apenas as informações básicas, aquelas que são realmente relevantes para se obter o entendimento nunca chegam até os colaboradores.

A falta de transparência afeta vários dos motivadores que todos nós temos e que precisam ser incentivados para que possamos nos engajar com o nosso trabalho. Quando não sabemos coisas importantes sobre o próprio trabalho que realizamos, como é possível se relacionar de outra forma que não seja apenas monetária?

Neste artigo vamos entender como o Fantasma do Oculto pode afetar as nossas equipes de trabalho.

Os Fantasmas de Gestões Passadas: Oculto

Oculto - Fantasmas de Gestões Passadas

Alguns gestores ainda acreditam que devem segurar as informações, que não devem falar abertamente sobre números, estratégias e contratos com sua equipe, deixando a mesma totalmente no escuro e livre para fazer especulações e interpretações. 

O Fantasma do Oculto pode aparecer quando:

  • Um novo projeto aparece sem que a equipe saiba quais foram as motivações; 
  • Alguém é contratado sem que a equipe entenda os motivos;
  • Promoções são distribuídas sem critérios; 
  • Não se conhece o plano de carreira ou o mesmo não possui critérios claros;
  • Os papéis e responsabilidades não estão definidos claramente para todos;
  • Não existe feedback individual ou sobre o trabalho realizado;
  • As metas da equipe não estão claras;
  • Informações importantes sobre o trabalho não são compartilhadas com os colaboradores.

Quando a informação é descentralizada as soluções e as boas ideias podem vir de qualquer pessoa da equipe, todo o time pode colaborar com a qualidade e a evolução contínua. Por outro lado, quando as pessoas e a própria  equipe não tem as informações necessárias, além do desengajamento que isso pode causar, somente a alta gestão vai possuir as informações necessárias para todas as tomadas de decisão, deixando os colaboradores como meros executores.

Por que a falta de transparência é prejudicial no ambiente de trabalho?

O Oculto causa conflitos organizacionais, redução da produtividade, desmotivação e desengajamento.

Quando a gestão não é totalmente transparente, tudo o que acontece no ambiente de trabalho passa a ser motivo para especulações, como os colaboradores não sabem o que acontece acabam usando o poder da imaginação para deduzir os motivos, causas, razões ou circunstâncias em que os fatos ocorreram.

O Oculto e sua falta de transparência no trabalho causa resistência pois as pessoas não sabem realmente o motivo das coisas estarem acontecendo. Quando um novo colaborador é contratado ganhando um salário maior do que alguém que já está na equipe, é melhor que exista uma transparência muito grande, ou essa pessoa sofrerá resistência da equipe.

O Oculto tem um impacto muito negativo nas expectativas, na confiança e também no empoderamento, sem uma gestão transparente as expectativas geradas nunca são atendidas e a gestão começa a perder a sua confiança e reputação.

Algumas situações comuns de falta de transparência

Quando os colaboradores não têm visibilidade dos objetivos da empresa, da gestão e dos colegas, eles não conseguem ver como o trabalho deles contribui para os planos de longo prazo. Isso dificulta para que os colaboradores encontrem um propósito maior em trabalhar juntos.

Uma situação muito comum é a equipe de gestão utilizar métodos como BSC para definição de metas, repassando para a equipe apenas os números que devem ser alcançados. Já vi situações onde isso ocorria e a gestão se perguntava por que as pessoas não se engajavam com as metas estabelecidas e não se importavam com os números.

Não seria muito mais engajador se a própria equipe tivesse as condições de realizar medições sobre os seus indicadores, o Oculto e sua falta de transparência no trabalho impedem que isso aconteça.

Objetivos Ocultos, falta de transparencia no trabalho

As vezes uma pessoa entra na equipe ganhando um salário maior do que alguém que já está na empresa há muito tempo. Algumas vezes ainda em uma função que já é ocupada por outras pessoas, e para piorar ainda mais, a equipe sequer entende os motivos dessa contratação. Essa pessoa sofrerá resistência, podendo ser vista até mesmo como um adversário por alguns integrantes da equipe.

A inexistência de critérios claros para promoções também é uma situação muito comum. Imagine a seguinte situação: Uma pessoa que não possui comportamentos alinhados com os valores e cultura da empresa é promovida enquanto as outras não são, a equipe além de não saber os motivos, também discorda da promoção e acredita que outras pessoas merecem mais. Nesses casos o Oculto e sua falta de transparência no trabalho são a origem principal do problema.

Em casos de demissão a falta de transparência pode causar problemas quando uma pessoa, as vezes até mesmo querida pela equipe, é demitida e ninguém sabe os motivos, outra situação muito comum de ocorrer.

Quando os integrantes de um time não sabem explicitamente o que se espera deles, conflitos por transferência de responsabilidades ocorrem.

Profissionais dedicados se sentem injustiçados, pois eles fazem muito e carregam outras responsabilidades que não deveria ser deles em primeiro lugar.

Quando as pessoas precisam dar feedback para seus colegas e os papéis e responsabilidades não são claros,  eles serão realizados sem fundamento ocasionando conflitos entre as pessoas.

Nesses casos o Oculto e sua falta de transparência no trabalho geram vários problemas. 

Quando os integrantes de um time não sabem onde o trabalho deles está impactando, problemas de engajamento e propósito ocorrem. 

Imagine a seguinte situação, você está trabalhando duro diariamente, mas sequer sabe os resultados finais alcançados pelo seu trabalho. Qual foi o impacto do meu trabalho para a empresa?  

Precisamos saber se o nosso esforço diário está ajudando a empresa a alcançar a sua missão, e também qual o impacto que estamos causando nas pessoas, quais problemas estamos ajudando a resolver.

Gestor Oculto, falta de transparencia no trabalho 2

Como líder, você precisa ter sua parte de pensamento estratégico. Mas quanto disso deve ser um esforço individual? Você quer que suas ideias sejam desafiadas pela equipe para permanecerem realistas.

Lembre-se, seu único objetivo como líder é liderar e estar presente para sua equipe. Trabalhar de forma isolada não se encaixa nessa descrição.

Pode ser que na cultura organizacional construída na empresa, a capacidade de mostrar o status realmente desempenhe um papel na maneira como você é visto pelos colaboradores. Mas priorizar a criação de uma cultura de apoio, treinamento e crescimento, para que sua equipe se sinta engajada, capacitada e feliz para trabalhar é uma estratégia muito melhor no final das contas.

Finalizando

Perguntas sobre a Falta de Trasnparência no Trabalho

Infelizmente, muitos líderes ainda acham que precisam manter sigilo no ambiente de trabalho.

Na maioria dos casos, líderes e gerentes acreditam que a falta de transparência lhes dá uma vantagem na negociação, tornando-os mais insubstituíveis ou evitando conflito / problemas.

Não existe uma maneira correta de liderar as pessoas, mas em última análise, tudo se resume à cultura organizacional que você está tentando criar.

O Modelo Amo Onde Trabalho de Experiência Humana pode ajudar você a mudar a forma de gestão e liberar todo o potencial da sua equipe de trabalho, criando uma cultura que ajude a engajar as pessoas não apenas durante um curto período, mas por toda a jornada.

Melhores resultados em nossos trabalhos e a sensação de felicidade e pertencimento enquanto fazemos isso. 

Esse é realmente um tesouro que vale a pena ser encontrado.

Espero que tenha gostado da leitura e ficarei muito feliz se você der o seu feedback sobre esse conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!