Antes de analisarmos todos os benefícios que o Sábio da Inclusão pode trazer para a cultura de uma organização, vamos entender melhor a diferença entre diversidade e inclusão, elas estão relacionadas porque ambas são necessárias para construir uma cultura organizacional engajadora, no entanto, cada um tem um papel diferente a desempenhar no local de trabalho.
Em geral, a diversidade refere-se às diferenças entre os colaboradores. A diversidade incentiva as organizações a considerar idade, cor, sexo, raça, religião, orientação sexual e outras características pessoais. Inclusão envolve reunir e aproveitar essas diversas forças e recursos de uma maneira que seja benéfica.
A inclusão coloca o conceito e a prática da diversidade em ação, criando um ambiente de envolvimento, respeito e conexão, onde a riqueza de ideias, origens e perspectivas são aproveitadas para criar valor. Em outras palavras, a diversidade se concentra em trazer pessoas diferentes para a organização, inclusão concentra-se em criar um ambiente onde diversas pessoas são aceitas e apreciadas.
Os integrantes de uma equipe se sentem incluídos quando suas diferenças e seu trabalho são respeitados e apreciados pela organização e seus colegas. Como resultado, esses colaboradores sentem que são membros valiosos da equipe.
Além disso, em culturas organizacionais onde o Sábio da Inclusão possui uma forte influência os colaboradores sentem-se à vontade para falar sobre suas experiências, são ouvidos, têm a oportunidade de contribuir para a organização, são apoiados e têm múltiplas oportunidades de progresso na carreira.
Dica: Aprenda mais sobre os Fantasmas de Gestões Passadas e sobre os Sábios da Gestão Moderna – Conheça o Modelo Amo Onde Trabalho de Experiência Humana!!
Eu ainda vejo com bastante frequência algumas empresas anunciarem seus programas de inclusão e diversidade. O que devemos nos perguntar, no entanto, é a medida em que essas iniciativas se materializaram em comportamentos cotidianos de inclusão independente da raça, sexo, idade, profissão e posição na hierarquia.
Perceba que sem inclusão os esforços de diversidade não têm sentido. Todo o esforço e dinheiro gasto no recrutamento e na contratação de profissionais diversificados acaba sendo desperdiçado, é necessário que sejam realizados esforços para criar um ambiente em que essas pessoas possam prosperar. Pessoas contratadas para trazer diversidade a cultura organizacional podem se sentir apenas como um símbolo em vez de valiosos membros da equipe.
O Sábio da Inclusão é muito poderoso em uma cultura organizacional, não existe pertencimento ou senso de dono se não existir inclusão, precisamos criar um local de trabalho onde todas as pessoas possam sentir que pertencem.
Podemos fazer isso criando experiências de trabalho memoráveis que abranjam todos os aspectos do relacionamento com os colaboradores, incluindo como são recrutados, desenvolvidos, o ambiente de trabalho criado com eles, as experiências voluntárias que são oferecidas e a comida que é compartilhada.
Em uma cultura acolhedora, as pessoas se sentem incluídas e valorizadas, têm um claro senso de pertencimento e estão ansiosas para aceitar umas às outras.
Por mais intangível que a inclusão pareça, ela tem um impacto direto no elemento mais concreto de todos.
Resultados comerciais.
Por quê? Porque as culturas inclusivas estabelecem a base suave e sólida para a inovação.
As ideias mais inovadoras e disruptivas surgem quando um grupo de mentes diversas colabora, compartilha perspectivas, ouve com empatia e desafia-se dinamicamente.
Esta é a receita para a inovação, o fator de sucesso que manterá sua empresa à frente do jogo.
Enquanto a maioria dos líderes e gestores modernos acredita que ter uma cultura diversificada e inclusiva é fundamental para o desempenho, nem sempre eles sabem como alcançar esse objetivo.
O erro comumente cometido é que as organizações estão deixando o RH para promover ambientes inclusivos. Ela deve começar pela liderança e deve ser responsabilidade de todos.
Igualdade e Respeito: Primeiro, as pessoas se sentem incluídas quando são tratadas “equitativamente e com respeito”. A participação sem favoritismo é o ponto de partida para a inclusão, e isso requer atenção à não-discriminação e cortesia básica.
Valorização e Pertencimento: A inclusão é experimentada quando as pessoas acreditam que o seu eu único e autêntico é valorizado pelos outros, enquanto ao mesmo tempo tem uma sensação de conexão ou de pertencer a um grupo.
Segurança e Abertura: No ponto mais alto, a inclusão é expressa como sentir-se “seguro” para falar sem medo de constrangimento ou retaliação.
Empoderamento: Quando as pessoas se sentem “capacitadas” para crescer e fazer o melhor trabalho. A verdade é que somente quando as organizações são claras sobre o objetivo, elas podem voltar sua atenção para os motivadores da inclusão, tomar medidas e medir os resultados.
Em 2015, a Samsung lançou o seu comercial “Hearing Hands ”.
Construído em torno de um dia na vida de Muharrem, um homem com deficiência auditiva, revelou um novo mundo no qual os vizinhos de Muharrem se envolvem com ele pela primeira vez em linguagem de sinais, permitindo que ele se sinta muito mais ligado à sua comunidade.
#InclusionStartsWithI é uma discussão sobre a importância de um ambiente de trabalho positivo e inclusivo.
Estrelando um grupo de pessoas da Accenture, este vídeo demonstra que o preconceito pode aparecer de maneiras esperadas e inesperadas – e que cada um de nós tem o poder de fazer a diferença.
Quando entramos a fundo na cultura da Mastercard, encontramos diversos exemplos de apoio e incentivo a diversidade e inclusão. Abaixo estão apenas alguns dos exemplos.
As ideias mais inovadoras e disruptivas surgem quando um grupo de mentes diversas colabora, compartilha perspectivas, ouve com empatia e desafia-se dinamicamente. Esta é a receita para a inovação, o fator de sucesso que manterá sua empresa à frente do jogo.
Por outro lado um profissional sofrendo de discriminação não consegue se engajar com o seu trabalho.
Priorize a criação de uma cultura de apoio, treinamento e crescimento, para que sua equipe se sinta engajada, capacitada e feliz para trabalhar.
O Modelo Amo Onde Trabalho de Experiência Humana pode ajudar você a mudar a forma de gestão e liberar todo o potencial da sua equipe de trabalho, criando uma cultura que ajude a engajar as pessoas não apenas durante um curto período, mas por toda a jornada.
Melhores resultados em nossos trabalhos e a sensação de felicidade e pertencimento enquanto fazemos isso.
Esse é realmente um tesouro que vale a pena ser encontrado.
Espero que tenha gostado da leitura e ficarei muito feliz se você der o seu feedback sobre esse conteúdo.
Um grande abraço e até a próxima!