Discriminação Capa

Discriminação
A Inimiga do Engajamento no Trabalho

Discriminação no Trabalho - Introdução

Discriminar significa distinguir, discernir, separar. A discriminação no local de trabalho é baseada em preconceitos e ocorre quando uma pessoa é tratada desfavoravelmente por causa de uma característica pessoal como idade, gênero, orientação sexual, raça, religião, origem, gravidez, maternidade, deficiência, entre outros.

Quando pensamos em discriminação no local de trabalho logo nos vem à cabeça exemplos infelizmente ainda comuns, como uma escala salarial diferente entre homens e mulheres, ou a falta de oportunidade para um gerente afrodescendente. E embora esses exemplos sejam graves, nem sempre é assim tão simples.

Na maior parte do tempo, o Fantasma da Discriminação aparece nos lugares em que você não costuma procurá-lo. Eu lembro de uma situação que ocorreu em uma das minhas equipes que começou como uma brincadeira que ocorria no café, e logo virou um caso claro de discriminação no ambiente de trabalho, eu acabei demorando muito para perceber o momento em que a linha que separava um do outro havia sido cruzada. 

Existia um integrante da equipe que possuía dificuldades para se expressar corretamente quando falava, quando escrevia ele não tinha nenhum problema e conseguia se expressar normalmente. Alguns integrantes da equipe começaram a fazer brincadeiras durante o café devido a forma como ele falava ou reagia a algumas situações. No começo ele mesmo achava engraçado e dava risada junto com os colegas, porém com o tempo as brincadeiras começaram a ficar mais pesadas e ele começou a se sentir muito mal com a situação. Depois disso, teve seu desempenho prejudicado e a equipe posteriormente acabou decidindo por liberá-lo.

Tenho certeza que histórias como essa, e outras muito piores, ocorrem diariamente em diferentes ambientes de trabalho. Neste artigo vamos entender o que é discriminação no trabalho, e por que ela é uma inimiga do engajamento no trabalho.

Os Fantasmas de Gestões Passadas: Discriminação

Discriminação - Fantasmas de Gestões Passadas-min

A discriminação geralmente acontece quando as pessoas fazem suposições injustas sobre o que outras pessoas com certas características pessoais podem e não podem fazer. Por exemplo, recusar-se a empregar alguém com base em sua idade porque você acha que é muito velho para aprender novas habilidades.

A discriminação também está presente quando uma política, prática ou comportamento no local de trabalho parece tratar todos os colaboradores da mesma maneira, mas na verdade injustamente desfavorece alguém por causa de uma característica pessoal. Por exemplo, a implementação de critérios de contratação que apenas acontecem para filtrar as mulheres ou algum membro de grupos minoritários.

A discriminação também pode ocorrer durante o processo de recrutamento e seleção, a redação em anúncios de emprego pode discriminar certos indivíduos ou grupos para dissuadi-los de se inscreverem. Eu lembro de um exemplo onde uma empresa de tecnologia deixava claro no anúncio de uma vaga que procurava especificamente programadores para sua equipe de trabalho, não preciso dizer que tipo de atenção essa vaga acabou atraindo. 

A forma como as entrevistas são conduzidas, as perguntas feitas e as respostas “certas” predeterminadas também são algumas vezes usadas como uma maneira de discriminar certos candidatos.

O Fantasma da Discriminação aparece em vários momentos, principalmente quando:

  • Uma vaga para emprego é aberta indicando ou sugerindo candidatos preferidos;
  • Durante o período de recrutamento alguns colaboradores em potencial são excluídos do processo seletivo;
  • A remuneração de colaboradores igualmente qualificados é diferente para a mesma posição;
  • Alguém perde uma oportunidade ou promoção devido a uma característica pessoal como por exemplo, “ser velho demais para aprender novas habilidades”, estar de licença por invalidez ou maternidade, entre muitos outras;
  • Uma política, prática ou comportamento no local de trabalho parece tratar todos os colaboradores da mesma maneira, mas na verdade injustamente desfavorece alguém por causa de uma característica pessoal;
  • Comentários ou piadas inadequadas são feitas sobre as características pessoais de uma pessoa da equipe, causando grande estresse para o mesmo;
Existem muitas outras situações, mas acredito que já deu para ter uma ideia de como a discriminação pode afetar negativamente a cultura e o engajamento de uma equipe.

Discriminação no trabalho, a inimiga do engajamento

Dicriminação - Segurança Psicológica no Trabalho-min

A discriminação no trabalho pode ocorrer entre colegas, empregado e empregador, ou entre um empregado e um terceiro. Especificamente, é o tratamento injusto de um colaborador ou candidato com base em uma característica pessoal, independente do seu mérito individual.

Em organizações não inclusivas, colaboradores diversificados se sentem “desvalorizados, dispensados ou ignorados”. Esses colaboradores não se sentem parte da equipe porque suas diferenças são destacadas de formas negativas através de piadas, comentários, estereótipos, entre outros.

Sem inclusão, as conexões cruciais que atraem talentos diversificados, incentivam sua participação, estimulam a inovação e levam ao crescimento dos negócios não vão acontecer.

Um profissional sofrendo com o Fantasma da Discriminação não consegue se engajar com o seu trabalho.

A importância da segurança psicológica no trabalho

Discriminação - O que é segurança Psicológica

O que é segurança psicológica?

É o produto da criação de um ambiente seguro em que os funcionários sentem que podem trabalhar como são, fazendo o que amam, sem medo de serem julgados.

Segurança psicológica existe quando você não tem medo de:

  • Ser você mesmo;
  • Cometer erros;
  • Assumir riscos;
  • Levantar problemas;
  • Fazer perguntas;
  • Discordar.

Vou dar alguns exemplos de problemas causados pela discriminação e pela falta de segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Purl, uma lição sobre discriminação e inclusão no local de trabalho

Sempre que falo sobre discriminação no ambiente de trabalho, eu não consigo deixar de falar sobre a Purl. 

A Pixar sempre foi conhecida por seus grandes filmes, a empresa produziu alguns dos melhores filmes de animação da história, sucessos de bilheteria como Uma Vida de Inseto (1998); Toy Story 2 (1999); Monsters, Inc. (2001); Procurando Nemo (2003); Os Incríveis (2004); Carros (2006); Ratatouille (2007); WALL-E (2008); Up (2009); Toy Story 3 (2010), entre outros.

Pixar, entretanto, também é uma empresa que possui uma cultura organizacional muito interessante, embora esse seja assunto para outro post, gostaria de comentar sobre uma iniciativa da empresa chamada de Sparkshorts.

Sparkshorts é uma excelente iniciativa da Pixar, para descobrir novos talentos que já existem dentro da empresa e também encontrar novas formas de melhorar sua forma de trabalho. Os curtas da Pixar há muito tempo são pioneiros em técnicas de narrativa e animação, e agora o estúdio utiliza essa iniciativa para empoderar seus colaboradores, descobrir novos talentos e inovar.

E a iniciativa começou de forma sensacional!

Uma bola de lã chamada Purl consegue um emprego em uma startup centrada no sexo masculino de alta energia e ritmo acelerado. As coisas começam a se desenrolar quando ela tenta se encaixar com este grupo exclusivo.

Purl deve se perguntar até onde ela está disposta a ir para conseguir a aceitação que ela anseia, e no final vale a pena?

Convido você a se emocionar com essa verdadeira lição sobre a importância da inclusão e as dificuldades geradas pela discriminação no ambiente de trabalho.

OBS: Não é necessário saber inglês para entender o filme, porém minha sugestão é que seja assistido com áudio.

Quais lições sobre discriminação e inclusão podemos tirar com a história da Purl?

Necessidade de diversidade no ambiente de trabalho

Em locais de trabalho homogêneos a cultura permanecerá a mesma, mas dentro de uma força de trabalho inclusiva, você terá uma riqueza de conhecimentos. Novas perspectivas permitirão que a organização supere novos desafios e forneça inovação.

Não mude a si mesmo, busque a mudança que você deseja

Todos nós temos a necessidade intrínseca de sermos aceitos, principalmente no local de trabalho. Em muitas situações mudamos para buscar a aceitação das pessoas, isso não deveria ocorrer, todos devem ser aceitos independente de suas características pessoais.

Quando você quer mudar algo na cultura da sua equipe, seja a mudança que você deseja.

A discriminação, infelizmente, ainda é realidade na cultura de muitas empresas

Em organizações não inclusivas, colaboradores diversificados não se sentem parte da equipe porque suas diferenças são destacadas de formas negativas através de piadas, comentários, estereótipos, entre outros.

A discriminação também entra em cena na hora de contratar, promover e até mesmo de pagar, infelizmente essa ainda é a realidade na cultura organizacional de muitas empresas.

A Purl conseguiu, mas nem sempre essa é a realidade

A Purl conseguiu iniciar uma mudança na cultura organizacional da empresa, mas infelizmente nem sempre esse é o caso.

Antes de aceitar um emprego, saiba em qual cultura organizacional você irá se sentir bem trabalhando.

Finalizando

As ideias mais inovadoras e disruptivas surgem quando um grupo de mentes diversas colabora, compartilha perspectivas, ouve com empatia e desafia-se dinamicamente. Esta é a receita para a inovação, o fator de sucesso que manterá sua empresa à frente do jogo.

Por outro lado um profissional sofrendo de discriminação não consegue se engajar com o seu trabalho.

Priorize a criação de uma cultura de apoio, treinamento e crescimento, para que sua equipe se sinta engajada, capacitada e feliz para trabalhar.

O Modelo Amo Onde Trabalho de Experiência Humana pode ajudar você a mudar a forma de gestão e liberar todo o potencial da sua equipe de trabalho, criando uma cultura que ajude a engajar as pessoas não apenas durante um curto período, mas por toda a jornada.

Melhores resultados em nossos trabalhos e a sensação de felicidade e pertencimento enquanto fazemos isso. 

Esse é realmente um tesouro que vale a pena ser encontrado.

Espero que tenha gostado da leitura e ficarei muito feliz se você der o seu feedback sobre esse conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!