Capa - O que é código de cultura

O que é código de cultura?

Introdução - O que é Código de Cultura?

Código de Cultura da empresa é o conjunto orientador de valores e princípios que dão vida e significado para uma organização, ele demonstra como é a realidade de trabalhar na sua empresa.

Além da satisfação dos colaboradores e da atração de talentos, apostar na cultura da empresa também pode trazer outros benefícios tangíveis para a empresa, como melhora nos resultados financeiros por exemplo.

Código de Cultura (Culture Code), também é conhecido como Livro de Cultura (Culture Book)  e Culture Deck, mas todos se referem a mesma prática.

Veja abaixo o Código de Cultura da Amo Onde Trabalho para você ter uma ideia do que iremos tratar durante este artigo.

Amo Onde Trabalho


Por que investir tempo na criação do Código de Cultura?

Quando bem feito, atrai os talentos certos, melhora a integração e até impulsiona o envolvimento e engajamento entre os profissionais.

Recrutar e contratar talentos é certamente uma tarefa assustadora para qualquer profissional encarregado de não apenas encontrar ótimos candidatos, mas trazer também o talento certo que ajudará a organização a crescer, prosperar e lucrar.

Ter um código de cultura da empresa exclusivo (e atraente) à sua disposição pode ajudá-lo a atrair, influenciar e envolver grandes talentos, diminuir o ônus da triagem e eliminar candidatos não qualificados, agiliza o processo de contratação e, idealmente, diminue seu custo por contratação e aumenta o engajamento, ajudando na criação da cultura desejada.

Com um código de cultura da empresa definido, você:

Embora seu Código de Cultura seja um documento interno, você deve pensar nele como um ativo importante também para a sua marca de empregador.

Mas lembre-se do mais importante: o Código de Cultura deve refletir aquilo que a empresa já faz e aquilo que ela aspira alcançar.

Nunca tente passar uma imagem que não é real, as consequências podem ser totalmente contrárias as que se deseja.

Código de Cultura: Destaque os valores da sua equipe

Ter um conjunto fortalecido de valores na sua equipe é o primeiro e mais importante passo para desenvolver um Código de Cultura. 

Afinal, os principais valores da sua empresa fornecem aos colaboradores a clareza sobre o que é verdadeiramente importante para o sucesso organizacional, clareza na conduta pessoal e o que se espera um do outro.

Se você é uma marca grande e reconhecida ou uma pequena startup iniciante, missão e visão andam de mãos dadas com valores – em papéis, equipes, departamentos e toda a organização.

Exemplo 1: A Zappos é uma empresa de vendas de calçados online que ficou famosa devido a sua cultura diferenciada totalmente baseada em seus valores.

Código-de-Cultura-zappos
Valores da Zappos em seu Culture Book de 2014 que ficou famoso

Alguns dos seus valores incluem:

  • Entregue UAU através do serviço
  • Aceite e impulsione a mudança
  • Crie diversão e um pouco de estranheza
  • Seja aventureiro, criativo e mente aberta
  • Busque crescimento e aprendizado
  • Crie relacionamentos abertos e honestos com comunicação
  • Crie uma equipe positiva e um espírito de família
  • Faça mais com menos
  • Seja apaixonado e determinado
  • Seja humilde

Olhando pra os Valores da Zappos já podemos ter uma boa primeira impressão de como é a cultura da empresa e como deve ser trabalhar lá.

Exemplo 2: A Netflix não precisa de muitas apresentações, é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming sediada em Los Gatos, Califórnia, e que atualmente possui mais de 167 milhões de assinantes.

Código de Cultura Netflix - Valores

Ao avaliar como atrair candidatos “All-Stars” à sua organização, eles começaram de dentro para fora definindo seus valores de forma inspiradora.

Código de Cultura Netflix - Valores

Perceba que os valores da Netflix são apenas palavras, porém cada um dos valores possuem comportamentos que são claros, observáveis e mensuráveis.

Mais alguns exemplos de código de cultura

Como você cria um código de cultura que é exclusivo para sua empresa e que atraia os candidatos certos?

Um bom lugar para começar é revisar por que as pessoas gostam de trabalhar na sua empresa e o que a torna um lugar especial aos olhos deles.

Após sua pesquisa, converse com as principais partes interessadas – líderes, gestores, gerentes e liderança executiva – na sua organização. Revise e discuta se o que você descobriu realmente corresponde ao que você imagina que seus valores deveriam representar – ou se eles divergem.

Lembre-se, os valores da empresa não devem ficar restritos apenas as paredes, site da empresa e manuais do RH, eles devem ser vivenciados e ganhar vida durante o dia a dia de trabalho. Uma vez estabelecidos, para garantir que sejam adotados, levados a sério e respeitados, a adesão dos colaboradores é absolutamente essencial.

Veja mais alguns exemplos de código de cultura abaixo:

Netflix


Hubspot


Finalizando

Como você percebeu o Código de Cultura Organizacional, assim como a própria cultura da organização, precisa ter como base os Valores Fundamentais.

E não se trata de criar um documento através do setor de RH e repassar para todos os colaboradores, e sim sobre algo em que a própria equipe está engajada em construir.

Você tem acesso a vários códigos de cultura inspiradores dentro da Plataforma Amo Onde Trabalho, caso você tenha interesse em se aprofundar ainda mais no assunto.

Priorize a criação de uma cultura de apoio, treinamento e crescimento, para que sua equipe se sinta engajada, capacitada e feliz para trabalhar.

Espero que tenha gostado da leitura e ficarei muito feliz se você der o seu feedback sobre esse conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!