Capa - O que é código de cultura

O que é código de cultura?

Introdução - O que é Código de Cultura?

Código de Cultura da empresa é o conjunto orientador de valores e princípios que dão vida e significado para uma organização, ele demonstra como é a realidade de trabalhar na sua empresa.

Além da satisfação dos colaboradores e da atração de talentos, apostar na cultura da empresa também pode trazer outros benefícios tangíveis para a empresa, como melhora nos resultados financeiros por exemplo.

Código de Cultura (Culture Code), também é conhecido como Livro de Cultura (Culture Book)  e Culture Deck, mas todos se referem a mesma prática.

Veja abaixo o Código de Cultura da Amo Onde Trabalho para você ter uma ideia do que iremos tratar durante este artigo.

Amo Onde Trabalho - Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento no Trabalho

Amo Onde Trabalho


Por que investir tempo na criação do Código de Cultura?

Quando bem feito, atrai os talentos certos, melhora a integração e até impulsiona o envolvimento e engajamento entre os profissionais.

Recrutar e contratar talentos é certamente uma tarefa assustadora para qualquer profissional encarregado de não apenas encontrar ótimos candidatos, mas trazer também o talento certo que ajudará a organização a crescer, prosperar e lucrar.

Ter um código de cultura da empresa exclusivo (e atraente) à sua disposição pode ajudá-lo a atrair, influenciar e envolver grandes talentos, diminuir o ônus da triagem e eliminar candidatos não qualificados, agiliza o processo de contratação e, idealmente, diminue seu custo por contratação e aumenta o engajamento, ajudando na criação da cultura desejada.

Com um código de cultura da empresa definido, você:

Embora seu Código de Cultura seja um documento interno, você deve pensar nele como um ativo importante também para a sua marca de empregador.

Mas lembre-se do mais importante: o Código de Cultura deve refletir aquilo que a empresa já faz e aquilo que ela aspira alcançar.

Nunca tente passar uma imagem que não é real, as consequências podem ser totalmente contrárias as que se deseja.

Código de Cultura: Destaque os valores da sua equipe

Ter um conjunto fortalecido de valores na sua equipe é o primeiro e mais importante passo para desenvolver um Código de Cultura. 

Afinal, os principais valores da sua empresa fornecem aos colaboradores a clareza sobre o que é verdadeiramente importante para o sucesso organizacional, clareza na conduta pessoal e o que se espera um do outro.

Se você é uma marca grande e reconhecida ou uma pequena startup iniciante, missão e visão andam de mãos dadas com valores – em papéis, equipes, departamentos e toda a organização.

Exemplo 1: A Zappos é uma empresa de vendas de calçados online que ficou famosa devido a sua cultura diferenciada totalmente baseada em seus valores.

Código-de-Cultura-zappos
Valores da Zappos em seu Culture Book de 2014 que ficou famoso

Alguns dos seus valores incluem:

  • Entregue UAU através do serviço
  • Aceite e impulsione a mudança
  • Crie diversão e um pouco de estranheza
  • Seja aventureiro, criativo e mente aberta
  • Busque crescimento e aprendizado
  • Crie relacionamentos abertos e honestos com comunicação
  • Crie uma equipe positiva e um espírito de família
  • Faça mais com menos
  • Seja apaixonado e determinado
  • Seja humilde

Olhando pra os Valores da Zappos já podemos ter uma boa primeira impressão de como é a cultura da empresa e como deve ser trabalhar lá.

Exemplo 2: A Netflix não precisa de muitas apresentações, é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming sediada em Los Gatos, Califórnia, e que atualmente possui mais de 167 milhões de assinantes.

Código de Cultura Netflix - Valores

Ao avaliar como atrair candidatos “All-Stars” à sua organização, eles começaram de dentro para fora definindo seus valores de forma inspiradora.

Código de Cultura Netflix - Valores

Perceba que os valores da Netflix são apenas palavras, porém cada um dos valores possuem comportamentos que são claros, observáveis e mensuráveis.

Mais alguns exemplos de código de cultura

Como você cria um código de cultura que é exclusivo para sua empresa e que atraia os candidatos certos?

Um bom lugar para começar é revisar por que as pessoas gostam de trabalhar na sua empresa e o que a torna um lugar especial aos olhos deles.

Após sua pesquisa, converse com as principais partes interessadas – líderes, gestores, gerentes e liderança executiva – na sua organização. Revise e discuta se o que você descobriu realmente corresponde ao que você imagina que seus valores deveriam representar – ou se eles divergem.

Lembre-se, os valores da empresa não devem ficar restritos apenas as paredes, site da empresa e manuais do RH, eles devem ser vivenciados e ganhar vida durante o dia a dia de trabalho. Uma vez estabelecidos, para garantir que sejam adotados, levados a sério e respeitados, a adesão dos colaboradores é absolutamente essencial.

Veja mais alguns exemplos de código de cultura abaixo:

netflix-logo

Netflix


HubSpot logo

Hubspot


Finalizando

Como você percebeu o Código de Cultura Organizacional, assim como a própria cultura da organização, precisa ter como base os Valores Fundamentais.

E não se trata de criar um documento através do setor de RH e repassar para todos os colaboradores, e sim sobre algo em que a própria equipe está engajada em construir.

Você tem acesso a vários códigos de cultura inspiradores dentro da Plataforma Amo Onde Trabalho, caso você tenha interesse em se aprofundar ainda mais no assunto.

Priorize a criação de uma cultura de apoio, treinamento e crescimento, para que sua equipe se sinta engajada, capacitada e feliz para trabalhar.

Espero que tenha gostado da leitura e ficarei muito feliz se você der o seu feedback sobre esse conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

× Fale com a gente!