A Metodologia OKR (abreviação de Objective and Key Results), ou em português, Objetivos e Resultados Chave, à primeira vista pode parecer apenas mais uma metodologia para definição de objetivos e metas, mas na verdade é muito mais do que isso, é uma ferramenta de transformação cultural.
A Metodologia utilizada há bastante tempo por empresas do Vale do Silício.
Objetivos e Resultados Chave são metas ambiciosas que estimulam os profissionais e a empresa como um todo a manter o foco no que é importante.
Esse sistema teve origem na Intel, através do seu ex-CEO Andrew S. Grove.
A metodologia OKR ficou mais conhecida quando um dos investidores da Google, John Doerr, apresentou para os funcionários em 1999. OKR ajudou no crescimento da Google – a empresa foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente.
Atualmente é utilizado por empresas do calibre de Google, Zynga e LinkedIn, entre muitas outras. Mas não se preocupe, pois os OKRs podem ser utilizados tanto por grandes empresas quanto por pequenos times ou startups. Eu utilizo OKRs aqui na Amo Onde Trabalho.
Esse sistema auxilia um grupo de pessoas a focar em um objetivo audacioso.
Se você gostou desses exemplos de OKR e está procurando uma maneira de alinhar todos em sua organização, oferecemos mentorias e treinamento em OKRs, e também temos um curso 100% online OKR Definitivo, entre em contato conosco caso esteja interessado.
E não esqueça de testar a Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho para fazer a gestão dos seus OKRs, você pode conferir algumas imagens no final desse conteúdo.
Saber onde o trabalho que estamos fazendo vai ajudar no atingimento dos objetivos da nossa equipe e da nossa empresa é uma coisa muito importante, pois nos oferece um Propósito. Se você já fez algum trabalho sem entender onde isso ajudaria sua equipe ou sua empresa a alcançar os objetivos, então você sabe do que estou falando.
OKR nos possibilita ter um propósito e poder escolher a melhor forma de realizarmos o nosso trabalho em equipe para chegarmos lá.
Outro aspecto que considero muito importante é medir a performance através dos resultados alcançados e não de forma individual. Muitos ainda fazem isso medindo a quantidade de trabalho que foi realizada, pode existir uma diferença muito grande entre os dois.
Através dos Resultados Chave você vai saber exatamente se está indo em direção ao seu Objetivo.
Você já passou por algum dia de trabalho onde trabalhou direto, porém no final do dia ficou com a sensação de não ter feito nada? Isso é muito normal, todos nós temos coisas importantes e urgentes para fazer que nos levariam mais próximos aos nossos objetivos.
O problema é que nos distraímos facilmente com outras coisas do dia a dia. Essa situação pode ocorrer também com equipes ou até pequenas empresas inteiras, eu já vi isso acontecer.
Sem um foco acabamos mudando a direção conforme as oportunidades vão aparecendo, e no final nada é alcançando de forma satisfatória.
Quando utilizamos OKRs podemos dar a chance de todos da equipe participarem na hora da definição das metas. Além da transparência de saber onde se quer chegar, você estará reforçando o sentimento de pertencimento de todos em relação as metas estabelecidas.
Isso é muito poderoso!
A definição dos OKRs é feita de forma anual e trimestral, isso facilita na hora de fazer qualquer mudança de planejamento que seja necessária.
Você precisa adaptar a definição dos OKRs de acordo com o seu contexto, pode existir um único time, vários times, ou pode ser que você resolva utilizar OKR de forma individual. Você pode ter um OKR principal definido para o ano e trimestralmente definir OKRs junto com cada equipe, dessa forma todos podem ajudar no atingimento do OKR principal.
Cada time deve criar seus OKRs pensando em como contribuir para os OKRs da empresa. Nem todos os OKRs do time precisam estar refletidos nos OKRs da empresa. Um time pode eventualmente ter um objetivo local, não representado nas prioridades da empresa como um todo.
Você pode resolver utilizar OKR individualmente ou em um time muito pequeno também, ainda assim vai conseguir obter vários dos benefícios da metodologia. Procure entender o seu contexto e adapte a definição dos OKRs para ele.
Caso seu contexto seja uma empresa maior ou com vários times, faça isso em fases, talvez iniciando com apenas um time, deixe os OKRs individuais de fora no primeiro momento, utilize OKRs individuais somente quando a metodologia dos OKRs estiver madura na equipe.
A definição dos OKRs é feita de forma anual e trimestral, isso facilita na hora de fazer qualquer mudança de planejamento que seja necessária.
Conforme mencionei antes, OKR significa Objective and Key Results, em português Objetivo e Resultados Chave.
Objetivo é o que você quer atingir.
É importante que o objetivo seja inspirador, daqueles que você levanta da cama pela manhã motivado a atingir.
Resultado Chave é como você sabe se está atingido o Objetivo.
Os resultados chave servem para traduzir em números o progresso rumo ao objetivo, eles precisam ser desafiadores e mensuráveis.
É importante que os resultados chave sejam desconfortáveis, diria que é importante que eles assustem um pouco. Já vi muitas empresas definirem suas metas baseadas naquilo que já conseguem fazer, talvez aumentando 10 ou 15% ao ano.
Qual o objetivo de definir metas dessa forma?
Se você coloca como meta aquilo que já consegue fazer sem esforço, o máximo que você vai conseguir é permanecer no mesmo lugar. Defina resultados chave que sejam audaciosos, dessa forma aquilo que você alcançar, já será um resultado acima da média.
Não é necessário atingir completamente cada resultado chave, caso isso aconteça significa que você não foi audacioso na hora da definição do OKR. Muitos que utilizam OKR dizem que se você atingir 70% de uma meta audaciosa já está ótimo.
O OKR não cita o que precisa ser feito para atingir o objetivo, isso fica a cargo de quem vai realmente fazer o trabalho. A definição das atividades pode ser feita pela equipe, sempre buscando a melhor forma de atingir o objetivo que foi definido.
A própria definição dos OKRs pode ser feita juntamente com as equipes para que cada um contribua e se sinta ainda mais engajado.
Defina uma cadência
Um dos principais erros que se pode cometer é fazer a definição dos OKRs e depois somente olhar novamente para eles ao final do trimestre. Isso pode trazer vários problemas, inclusive perda de foco, de engajamento, e até mesmo resistência da equipe com a metodologia.
É preciso definir uma cadência para acompanhamento dos resultados e também para celebrar aquilo que foi alcançado. Nesse momento podemos ver se estamos indo na direção que queremos e também qual a situação de cada resultado chave.
Eu sugiro fazer isso junto com toda a equipe de forma semanal, mas sei que muitas vezes isso pode ser difícil. O importante é manter uma cadência que seja sustentável para a sua situação.
Não esqueça de celebrar
Uma coisa muito importante é celebrar aquilo que foi alcançado. Precisamos celebrar os resultados alcançados pelos OKRs que definimos, e não estou falando apenas dos sucessos, precisamos celebrar também os erros que trouxeram importantes aprendizados.
Faça isso ao final do trimestre, enquanto cada equipe apresenta para as demais os seus OKRs e resultados.
Além de muito importante é muito legal!
Venho utilizando OKR já há alguns anos, dessa forma já vi e também cometi alguns erros. Posso citar alguns dos erros mais comuns que podem ocorrer na utilização de OKR.
Quando definimos muitos objetivos acabamos perdendo o foco muito facilmente. Faça a definição de poucos OKRs por trimestre, o ideal seria conseguir definir apenas um para garantir o foco.
Nesse caso menos é mais.
Um Resultado Chave (Key Result) não é algo que você faz, é o resultado de algo que você fez. Na hora da definição pense em onde se quer chegar e não em como chegar lá.
É comum errar fazendo definição de atividades como Key Result.
Já falamos sobre a importância de se ter uma cadência de acompanhamento estabelecida. Você precisa de uma cadência de acompanhamento semanal ou quinzenal ou os OKRs serão esquecidos.
Ninguém acorda de manhã e sai inspirado para trabalhar para “Aumentar a lucratividade dos sócios em 40%”.
Os objetivos definidos devem inspirar o time.
Outra dica que sempre dou é implemente em fases, faça um piloto em um único time primeiro. Não tente escalar para todos uma ideia que ainda não está pronta, deixe a cultura amadurecer primeiro.
Veja o que funcionou e o que precisa de melhoria a cada ciclo de definição de OKR.
Não se preocupe em acertar de primeira, é muito possível que você não consiga fazer a melhor definição de OKR logo na primeira tentativa. Também leva algum tempo para toda a equipe se adaptar e começar a incorporar OKRs no dia a dia.
Não espere isso de imediato.
Entenda o contexto do seu time ou empresa e ajuste o necessário às suas necessidades, cada empresa tem uma realidade.
Mas quando você conseguir incorporar OKRs na cultura da sua equipe ou empresa você verá que valeu a pena.
Além de alcançar resultados significativos em busca do seu objetivo, você estará reforçando todos os outros aspectos positivos que citei ao longo desse material.
Se você gostou deste artigo e está procurando uma maneira de alinhar todos em sua organização, oferecemos mentorias e treinamento em OKRs, e também temos um curso 100% online OKR Definitivo, entre em contato conosco caso esteja interessado.
E não esqueça de testar a Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho para fazer a gestão dos seus OKRs, você pode conferir algumas imagens abaixo.
Espero que tenha gostado das dicas e também do conteúdo.
Um grande abraço e até a próxima!