Discriminação no Trabalho

Discriminação no Trabalho?

Conheça a Purl e seja inspirado por um exemplo de inclusão no trabalho

Introdução - Discriminação no Trabalho

A discriminação no local de trabalho é baseada em preconceitos e ocorre quando uma pessoa é tratada desfavoravelmente por causa de uma característica pessoal, independente do seu mérito. Essas características podem ser idade, gênero, orientação sexual, raça, religião, origem, entre outros.

Quando pensamos em discriminação no local de trabalho logo nos vem à cabeça exemplos comuns, como uma escala salarial diferente entre homens e mulheres, ou a falta de oportunidade para um gerente afrodescendente.

E embora esses exemplos estejam corretos, nem sempre é assim tão simples. Na maior parte do tempo, a discriminação aparece nos lugares que você não costuma procurá-la.

Caso você esteja disposto a refletir sobre como está a cultura organizacional da sua equipe com relação a diversidade e inclusão, convido você a continuar lendo para conhecer a Purl.

A Pixar e a iniciativa Sparkshorts

A Pixar sempre foi conhecida por seus grandes filmes, a empresa produziu alguns dos melhores filmes de animação da história, sucessos de bilheteria como Uma Vida de Inseto (1998); Toy Story 2 (1999); Monsters, Inc. (2001); Procurando Nemo (2003); Os Incríveis (2004); Carros (2006); Ratatouille (2007); WALL-E (2008); Up (2009); Toy Story 3 (2010), entre outros.

A Pixar, entretanto, também é uma empresa que possui uma cultura organizacional muito interessante, embora esse seja assunto para outro conteúdo, gostaria de comentar sobre a iniciativa Sparkshorts, que é a origem da nossa conversa de hoje.

O programa Sparkshorts é projetado para descobrir novos contadores de histórias, explorar novas técnicas de contar histórias e experimentar novos fluxos de trabalho de produção.

Pixar Jim Morris
Jim Morris, Presidente da Pixar comentou sobre a iniciativa:

Esses filmes são diferentes de tudo que já fizemos na Pixar, proporcionando uma oportunidade para desvendar o potencial de artistas individuais e suas inovadoras abordagens de produção cinematográfica em uma escala menor do que a normal”.

Sparkshorts é uma excelente iniciativa da Pixar, para descobrir novos talentos que já existem dentro da empresa e também encontrar novas formas de melhorar sua forma de trabalho.

Os curtas da Pixar há muito tempo são pioneiros em técnicas de narrativa e animação, e agora o estúdio utiliza essa iniciativa para empoderar seus colaboradores, descobrir novos talentos e inovar.

E a iniciativa começou de forma sensacional!

Uma lição de discriminação e inclusão no ambiente de trabalho

discriminação e inclusão no trabalho

Uma bola de lã chamada Purl consegue um emprego em uma startup centrada no sexo masculino de alta energia e ritmo acelerado. As coisas começam a se desenrolar quando ela tenta se encaixar com este grupo exclusivo.

Purl deve se perguntar até onde ela está disposta a ir para conseguir a aceitação que ela anseia, e no final vale a pena?

Convido você a se emocionar com essa verdadeira lição sobre a importância da inclusão e as dificuldades geradas pela discriminação no ambiente de trabalho.

OBS: Não é necessário saber inglês para entender o filme, porém minha sugestão é que seja assistido com áudio.

Purl foi o primeiro curta de animação gerado pela iniciativa da Pixar, atualmente já existem outros, caso tenha interesse em saber mais sobre o projeto clique aqui.

Quais lições sobre discriminação e inclusão podemos tirar da Purl?

 

Necessidade de diversidade no ambiente de trabalho

Em locais de trabalho homogêneos a cultura permanecerá a mesma, mas dentro de uma força de trabalho inclusiva, você terá uma riqueza de conhecimentos. Novas perspectivas permitirão que a organização supere novos desafios e forneça inovação.

Não mude a si mesmo, busque a mudança que você deseja

Todos nós temos a necessidade intrínseca de sermos aceitos, principalmente no local de trabalho. Em muitas situações mudamos para buscar a aceitação das pessoas, isso não deveria ocorrer, todos devem ser aceitos independente de suas características pessoais.

Quando você quer mudar algo na cultura da sua equipe, seja a mudança que você deseja.

A discriminação, infelizmente, ainda é realidade na cultura de muitas empresas

Em organizações não inclusivas, colaboradores diversificados não se sentem parte da equipe porque suas diferenças são destacadas de formas negativas através de piadas, comentários, estereótipos, entre outros.

A discriminação também entra em cena na hora de contratar, promover e até mesmo de pagar, infelizmente essa ainda é a realidade na cultura organizacional de muitas empresas.

A Purl conseguiu, mas nem sempre essa é a realidade

A Purl conseguiu iniciar uma mudança na cultura organizacional da empresa, mas infelizmente nem sempre esse é o caso.

Saiba em qual cultura organizacional você irá se sentir bem trabalhando.

Finalizando

Purl, discriminação no ambiente de trabalho.

A discriminação no trabalho pode ocorrer entre colegas, empregado e empregador, ou entre um empregado e um terceiro.

Sem inclusão, as conexões cruciais que atraem talentos diversificados, incentivam sua participação, estimulam a inovação e levam ao crescimento dos negócios não vão acontecer.

Um profissional sofrendo com Discriminação não consegue se engajar com o seu trabalho.

Espero que tenha gostado da leitura.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

× Fale com a gente!