Mapa de Competências Capa min

Mapa de Competências

Onde o Mapa de Competências vai impactar na sua cultura?

Introdução - Mapa de Competências

A utilização da prática Mapa de Competências ajuda a incentivar nossos motivadores intrínsecos que estão relacionados a Transparência, Empoderamento e Colaboração

Eu gosto muito dessa prática, o custo-benefício dela é excelente, ela não custa nada e pode fornecer muitos benefícios para a cultura da sua equipe.

O trabalho de preparação para o desenvolvimento de competências é identificar lacunas em nossa experiência profissional individual, em nossos conhecimentos e em nossas equipes. Você precisa saber o que seus talentos querem aprender e como isso se encaixa ou não com os objetivos da empresa.

Aprenda tudo sobre essa prática de gestão 3.0 e como utilizá-la na sua equipe de trabalho!

Dica: Você também pode utilizar a Plataforma da Amo Onde Trabalho para fazer a gestão de competências da sua equipe de trabalho.

O que é Mapa de Competências?

O Mapa de Competências é uma ferramenta perfeita para fornecer a uma equipe ou empresa informações sobre as habilidades que seus talentos possuem e/ou precisam.

Essa prática pode ser muito útil quando estamos falando sobre desenvolvimento de competências em geral, mas também para trazer muita Transparência sobre onde a equipe é forte e onde ela precisa evoluir com relação as suas competências.

É possível também descrever antecipadamente quais habilidades você precisa para algum projeto e as pessoas podem usar o Mapa de Competências como uma ferramenta para verificar se a equipe está preparada corretamente.

O mais importante na verdade é que essa prática seja realizada pela própria equipe para fornecer os insights iniciais para o planejamento e aprendizados necessários.

Antes de entrarmos nos detalhes do Mapa de Competências acho importante fornecer algumas informações extras como habilidades e níveis de habilidade.

Habilidades Necessárias

Para configurar o Mapa de Competências, você primeiro precisa ter uma visão geral das habilidades necessárias para o projeto que está sendo iniciado. Então, vamos supor que vamos configurar um mapa para um projeto que irá durar bastante tempo.

Que tipos de habilidade você precisa?

Habilidades técnicas, dependendo da área de trabalho da sua equipe, pode ser programar em Java, fazer um bom cappuccino ou fazer alguma arte no Photoshop. Habilidades pessoais muito provavelmente também, quão importante é se comunicar com as partes interessadas por exemplo, clientes e outras equipes?

Ferramentas, tecnologias, processos, práticas, frameworks, atividades e habilidades interpessoais?

Somente a discussão para decidir quais habilidades são necessárias já pode ser muito valiosa e agregar bastante valor na minha experiência. Ao escolher as habilidades, todas as suposições estão sobre a mesa e são discutidas.

Quantas habilidades você deve definir para o seu projeto? Como projetos em diferentes áreas podem ser muito diferentes uns dos outros, seria impossível definir um número de habilidades necessárias. Mantenha um máximo de 15 habilidades, caso sejam necessárias muitas habilidades uma das alternativas seria dividir o Mapa de Competências em dois, um somente para as habilidades pessoais e outro para habilidades técnicas.

Nível de Conhecimento

Outra área importante é a experiência no assunto. Você precisa ter um conhecimento profundo de impostos, café, sistemas financeiros, etc?

Depois de identificar as áreas de competência, você precisa definir os níveis de habilidade. Que tipo de níveis você usará para indicar onde alguém se encontra em uma determinada área de competência?

Minha sugestão:

  • Mestre: Eu posso ensinar.
  • Praticante: Eu consigo fazer.
  • Iniciante: O que é isso?

Você pode estar se perguntando, por que não mais níveis, ou talvez até subníveis? Bem, mantenha as coisas simples. No final, trata-se da discussão e da conscientização. A introdução de dez níveis de conhecimento não ajudaria, pois o foco seria determinar os níveis específicos, em vez da conversa e interação real.

Normalmente assumimos que todos são automaticamente iniciantes, mas se você realmente discorda desse ponto de partida e acredita que também há uma diferença entre um iniciante e alguém que não tem conhecimento, basta introduzir mais um nível.

Além disso, atribua cores a diferentes níveis. Cuidado com as cores, você pode usar vermelho, amarelo e verde. No entanto, na minha experiência, as pessoas não gostam de vermelho. Vermelho é negativo. Talvez use cores como azul, laranja e rosa. Mas fica a seu critério.

Mapa de Competências

Minha Sugestão de Utilização

Vou descrever o Mapa de Competências da forma como eu utilizo, baseado nas experiências que tive. Caso necessário pode ficar a vontade para adequar essa prática ao contexto e realidade da sua equipe.

O Mapa

O primeiro passo para criar um Mapa de Competências é desenhar uma matriz. Uma linha para cada habilidade e uma linha superior para os nomes dos membros da sua equipe.

Como exemplo, vamos imaginar que você está montando uma equipe para promover seu novo produto. Algumas das habilidades importantes são SEO e Photoshop. Você precisará pensar em quantos Mestres você precisa, quantos Praticantes e quantos Iniciantes são necessários. 

Você apenas coloca um símbolo para cada nível de habilidade definido e anota o número de pessoas que gostaria de ter nesse nível. Pode ser que uma habilidade específica seja tão importante, que todos os membros da equipe precisam dessa habilidade no nível de Mestre. Nesse caso, basta anotar o número de membros da equipe que seria necessário com o nível de Mestre após o ponto verde.

Talvez você precise apenas de um Mestre, e o nível de habilidade das outras pessoas em determinada habilidade não importa. Nesse caso, basta escrever 1 após o ponto verde. Talvez você só precise de dois Praticantes, nesse caso, coloque o número 2 após o ponto azul, acho que você entendeu a ideia.

O número total de habilidades necessárias não precisa ser igual ao número de membros da equipe. Se você só precisa de um Mestre, tudo bem. Nesse caso, o nível de habilidade dos outros membros da equipe não importa. Observe que há algumas coisas interessantes em que você precisa pensar. Por exemplo, você precisa fazer backup de uma habilidade? Em caso afirmativo, que tipo de nível de habilidade a pessoa de backup deve possuir? Você realmente precisa de 5 mestres de uma certa habilidade?

Mapa de Competências Início

Preenchendo o Mapa de Competências

O último e mais interessante passo é preencher completamente o Mapa de Competências com a equipe. A primeira coluna especifica as habilidades, a segunda coluna especifica os níveis necessários para o projeto específico e as outras colunas representam os membros da sua equipe. 

A última etapa é que cada membro da equipe deve preencher o seu nível de habilidade para cada habilidade necessária. Basicamente, você está pedindo a cada membro da equipe para julgar seu nível de habilidade e torná-lo explícito. Interessante, certo? 

Supondo que você tenha uma carteira de motorista, você estaria disposto a afirmar que é um excelente motorista? A maioria das pessoas não diria que é um motorista ruim. Ainda assim, sempre encontramos alguns motoristas terríveis. Como isso é possível?

Acredito que se você tem uma cultura organizacional em que as pessoas se sentem seguras para serem honestas, elas honestamente preencherão o mapa. Mas para evitar qualquer tipo de interpretação duvidosa eu costumo adicionar uma “regra”: Você precisa pedir feedback de outras três pessoas do time sobre a sua autoavaliação. 

O que essas pessoas pensam sobre seus níveis de habilidade? Já utilizei o Mapa de Competências várias vezes e caso mesmo assim você sinta que não é suficiente adicione um nível acima de Mestre e um nível abaixo de Iniciante. O motivo é simples. Se você é iniciante em uma determinada habilidade, precisa selecionar o nível mais baixo e algumas pessoas se sentem um pouco desconfortáveis ao fazer isso, então elas naturalmente vão para o nível intermediário. O nível de especialista talvez seja considerado um pouco arrogante para alguns; para algumas habilidades, as pessoas escolherão novamente o nível intermediário. Veja aquilo que funciona melhor para a sua equipe de trabalho.

Quando todos os membros de sua equipe tiverem preenchido o mapa e coletado feedback sobre suas autoavaliações com os colegas, estamos prontos para analisar o Mapa de Competências.

Mapa de Competências Preenchido

Conversando sobre o Mapa de Competências preenchido

É muito simples, e é isso que torna essa prática tão poderosa na minha opinião. Com base nas habilidades necessárias, apenas compare com as habilidades preenchidas pelas pessoas. Se você precisa de um Mestre, mas há apenas sete Praticantes, você tem um problema. Se você precisar apenas de um Mestre e tiver sete, também poderá ter um problema. Talvez outra equipe possa usar um ou dois mestres da sua equipe. No entanto, você também precisará verificar as outras habilidades nesse caso.

Se você tem uma lacuna de habilidade, precisa resolvê-la ou não. Você pode resolvê-la ajudando os membros da equipe a desenvolverem suas habilidades ou, talvez contratando consultores, há muitas soluções possíveis. 

No entanto, há uma coisa que você precisa levar em consideração. Se você precisar de algumas habilidades e elas não estiverem na equipe, também precisará perguntar aos membros da equipe se eles querem desenvolver essa habilidade. Se, por exemplo, você precisa de um Mestre Cobol em sua equipe que consiste apenas de desenvolvedores web, você tem um problema. Nesse caso específico por experiência própria já tenho a sensação de que não haverá membros da equipe que gostariam de desenvolver suas habilidades em Cobol 🙂

Veja abaixo como a prática Mapa de Competências pode fortalecer diversos Sábios da Gestão Moderna em seus confrontos com os Fantasmas de Gestões Passadas.

Por que essa prática ajuda no fortalecimento da Transparência?

Quando o time se reúne para fazer um Mapa de Competências todos têm a oportunidade de mostrar como está a situação das suas habilidades e conhecimentos com relação ao trabalho que está sendo realizado ou projeto que está iniciando.

Lembre-se, a falta de transparência e alinhamento quanto à expectativas e necessidades é um dos principais motivos que levam um profissional ao desânimo e posteriormente ao desengajamento com seu trabalho.

Por que essa prática ajuda no fortalecimento do Empoderamento?

Lembre-se que Empoderamento está relacionado com possibilitar que os profissionais tenham acesso a todas as informações necessárias, tenham conhecimento e treinamento adequados, possam tomar decisões referentes ao seu trabalho e autonomia para realizá-lo sem dependências. 

Mapa de Competências possibilita que tudo isso seja praticado.

Por que essa prática ajuda no fortalecimento do Aprendizado?

Quando a organização dá autonomia para seus talentos repassarem um conhecimento que possuem para seus colegas, isso fortalece toda a equipe. 

Mapa de Competências possibilita enxergar as lacunas referentes aos conhecimentos da equipe e também quem pode ensinar as competências necessárias.

Finalizando

O Mapa de Competências do time tem como objetivo ser uma atividade de grupo, oferecendo a você e seus colegas de equipe a oportunidade de se auto-organizarem através da comunicação aberta.

Espero que tenha gostado das dicas e também da leitura. 

E não esqueça de dar uma conferida na Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho se você deseja uma opção digital para fazer a gestão de competências da sua equipe.

Um grande abraço e até a próxima!

Contribuição de:

A nossa plataforma ajuda você e a sua equipe a melhorar o trabalho e atingir resultados grandiosos.

× Fale com a gente!