Por que falar sobre KPI e OKR é muito importante?
Uma das habilidades mais necessárias que um líder moderno deve possuir é a capacidade de alinhar toda a sua equipe de trabalho à grande visão da empresa, e engajar as pessoas com os objetivos e metas faz parte desse cenário.
É difícil falar sobre gestão de desempenho sem mencionar KPIs e OKRs. Mas o que essas siglas representam? E como elas beneficiam a sua equipe de trabalho?
Um KPI é um valor mensurável que indica o desempenho de uma organização em uma área específica, desde o desempenho do colaborador até o processo, produto, projeto e outras áreas.
Simplificando, é uma medida quantificável de sucesso, estado e padrão de desempenho da sua empresa. Eles medem processos ou atividades já realizados.
O acrônimo OKR significa Objetivos e Resultados Chave, é uma metodologia popular de gerenciamento de metas que ajuda as empresas a implementarem sua estratégia.
Objetivos e Resultados Chave são metas ambiciosas que estimulam os profissionais e a empresa como um todo a manter o foco no que é importante, e além disso, OKR é uma estrutura estratégica. Eles definem objetivos e resultados que correspondem à estratégia de negócios.
KPI -dentro de uma organização, diferentes conjuntos de KPIs são usados por diferentes departamentos, equipes ou unidades de negócios. A capacidade de implementar KPIs relevantes e usá-los para medir o sucesso do negócio é uma habilidade que todo líder, executivo ou gerente precisa ter.
OKR – assim como os KPIs, os OKRs são usados por diferentes departamentos, equipes e unidades de negócios dentro de uma organização. No entanto, os OKRs não são usados apenas por pessoas com funções de liderança, mas também em nível de equipe e até mesmo individual. Enquanto os KPIs são criados apenas por gerentes ou líderes, a criação de OKRs é uma tarefa onde todos participam. Cada equipe é responsável por criar seus próprios OKRs.
Para obter uma compreensão clara de como você pode utilizá-lo para sua equipe, vamos dar uma olhada no que constitui um KPI:
OKR tem duas partes:
Os KPIs podem ser usados para diferentes propósitos – desempenho do colaborador, avaliação de um processo ou iniciativa existente ou medição do sucesso de um programa.
OKRs ajudam indivíduos e equipes no estabelecimento de metas. Eles não têm como objetivo avaliar o desempenho, mas sim desafiar funcionários e equipes a definir e alcançar metas ambiciosas que tenham impacto na organização.
No entanto, os KPIs podem entrar em ação durante a execução de um OKR , principalmente na implementação dos Resultados Chave.
É importante perceber que os OKRs abrangem KPIs porque um Resultado Chave também pode representar um KPI.
Por exemplo, digamos que você tenha este resultado chave: Aumentar a margem de lucro em 25% no quarto trimestre. Aqui, a margem de lucro também serve como um KPI porque é um fator que determina o sucesso da sua empresa.
Talvez a maior diferença entre um KPI e um OKR esteja na intenção ou propósito pelo qual foram criados.
As metas de KPIs são normalmente obtidas. Elas representam a saída pretendida de um processo, projeto ou iniciativa, ou o nível esperado de desempenho de um colaborador.
OKRs envolvem ‘moonshot’. Eles são alcançáveis, mas ousados e ambiciosos. O simples fato de atingir o resultado chave esperado da equipe não os torna bem-sucedidos.
KPIs são normalmente incorporados em um scorecard e existem três maneiras de usá-los:
Quantitativo: Os KPIs podem ser medidos e apresentados numericamente.
Prático: Os KPIs podem ser integrados aos processos existentes.
Acionável: Os KPIs também podem ser usados para aplicações práticas.
Abaixo estão as principais etapas usadas para implementar a pontuação de KPI:
Os OKRs apresentam pontuação binária (utilizado pela Google) ou percentual (minha preferida por ser mais fácil de entender). O sucesso é pontuado de 0 a 1 ou de 0 a 100%.
Porém ao contrário dos KPIs em que alcançar a pontuação mais alta representa um resultado bem-sucedido, uma pontuação perfeita no OKR nem sempre indica um sucesso que vale a pena comemorar. Em vez disso, pode significar que as metas estabelecidas não eram muito ambiciosas ou agressivas o suficiente para causar impacto.
Abaixo estão as etapas básicas para uma implementação bem-sucedida do OKR:
É importante lembrar que OKR e KPI não são iguais.
OKR é um QUADRO ESTRATÉGICO. KPIs são MEDIDAS dentro dessa estrutura.
Se eu fosse utilizar uma metáfora, veja o seu painel de KPI como o painel do seu carro. Ele informa se você ainda tem óleo suficiente, quanto resta de combustível, se o motor não está muito quente e assim por diante. Já OKR é o seu software de navegação que leva ao seu destino. Se o seu nível de combustível (KPI) indicar que você está ficando sem combustível, precisará do seu software de navegação para levá-lo ao posto de gasolina mais próximo.
OKRs têm um propósito diferente. Você pode usar essa estrutura para ajudar sua equipe a definir metas de alto impacto, desenvolver transparência e responsabilidade entre sua equipe ou entre os colaboradores e manter os objetivos de todos alinhados aos objetivos organizacionais.
Se você tem uma visão mais ampla e deseja mudar a direção geral de sua empresa, OKR é a ferramenta perfeita. Ao contrário dos KPIs, os OKRs permitem que você amplie seus objetivos e crie coisas grandiosas.
Agora a questão é – você pode usar os dois?
Sim, claro. Conforme mencionado anteriormente, os KPIs podem estar inseridos em um resultados chave. Juntos, eles podem conduzir sua equipe para fazer melhor, realizar grandes coisas e impulsionar o crescimento!
E não esqueça de usar a Plataforma da Amo Onde Trabalho para fazer a gestão dos seus OKRs.
Espero que tenha gostado das dicas e também do conteúdo.
Um grande abraço e até a próxima!