Como fazer reconhecimento de colaboradores

Como fazer reconhecimento de colaboradores?

40 Ideias Criativas

Introdução ao Reconhecimento

Infelizmente existem muitas empresas com uma cultura onde as pessoas dificilmente são reconhecidas ou apreciadas quando fazem algum esforço ou atitude diferenciada, e com o tempo isso acaba passando a impressão de que ninguém percebe ou se importa, isso vai desmotivando cada vez mais os profissionais que uma hora apenas param de tentar.

O reconhecimento é um ingrediente chave para o sucesso. Quando a pessoa recebe um agradecimento pelo seu esforço, um simples obrigado, isso reforça o comportamento que foi reconhecido, e a probabilidade dele ser repetido aumenta.

Há uma abundância de ótimas ideias para reconhecimento de colaboradores, então eu fiz um compilado com as melhores dessas ideias. Esses exemplos o ajudarão a reconhecer o trabalho árduo e as realizações das pessoas que trabalham para sua equipe e organização.

Gestos Pequenos e simples

Vamos começar pelo básico, algumas das melhores ideias de reconhecimento de colaboradores são fáceis de organizar e custam muito pouco. Mas, embora algumas das próximas ideias possam parecer bastante básicas, não subestime o quão eficazes elas podem ser.

1 - Agradeça com mais frequência

Muitas vezes subestimamos o poder de um simples agradecimento, mas várias pesquisas sugerem que ficamos mais felizes e motivados quando nos sentimos valorizados. Portanto, é muito importante agradecer com mais frequência aos seus colegas de trabalho.

Tente fazer disso um hábito. Pode parecer forçado no início, mas não se preocupe com isso. Se você fizer isso com bastante frequência, eventualmente virá naturalmente, sem você nem mesmo ter que pensar sobre isso.

2 - Faça elogios sinceros

Quando você perceber que alguém está fazendo um trabalho acima da média, faça questão de comentar, mesmo com coisas simples. Por exemplo, “você sempre responde aos meus e-mails rapidamente – gosto disso em você”.

O reconhecimento quando bem feito, é uma ótima maneira de reforçar o comportamento positivo. Mas a palavra-chave aqui é ‘sincero’. E isso porque se você sair por aí fazendo elogios vagos, isso será notado muito rapidamente. E logo, mesmo seus elogios  sinceros não terão mais impacto.

3 - Envie um cartão de reconhecimento

Em vez de simplesmente dizer obrigado, por que não torná-lo mais oficial enviando um cartão de reconhecimento? Um cartão é mais memorável e pode se tornar uma bela lembrança física para o destinatário.

Os Cartões de Reconhecimento (Kudo Cards) são muito fáceis de utilizar e conseguem trazer um resultado muito bom para a cultura da sua equipe. Eles permitem que qualquer pessoa possa fazer um reconhecimento sincero para um colega quando o mesmo fizer alguma coisa que mereça ser reconhecida e apreciada.

Eu gosto tanto dos cartões de reconhecimento que a Plataforma Amo Onde Trabalho tem um módulo inteiro somente para eles.

Prática - Cartões de Reconhecimentode Reconhecimento

4 - Agradeça utilizando post-its

Claro, eles são um pouco antiquados. Mas, de certa forma, isso lhes dá um certo charme. Além disso, quem não vai adorar encontrar um um bilhete de agradecimento esperando na mesa, no armário ou no monitor do computador?

E você não precisa manter as notas adesivas exclusivamente para você. Você pode colocá-los pelo escritório e incentivar os colaboradores a demonstrar apreço por seus colegas sempre que tiverem vontade.

5 - Tenha um feed de agradecimentos

Certifique-se de incluir um feed de reconhecimentos da empresa como parte do seu dia a dia de trabalho. 

Da mesma forma que você utiliza uma wiki para conteúdos e manuais, um chat para se comunicar e um feed de notícias para todos saberem das novidades, um feed de reconhecimentos fará toda a diferença.

Se você anunciar as coisas boas que as pessoas fizeram internamente, estará incentivando uma cultura de apreciação e reconhecimento. As pessoas que você reconhece se sentirão bem, enquanto as pessoas que testemunharem esses anúncios podem até trabalhar mais para serem mencionadas. 

Reconhecimentos Amo Onde Trabalho
Feed de Reconhecimentos da Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho

6 - Cartões Presente

Os incentivos em dinheiro podem vir com suas dificuldades, de cláusulas em contratos de trabalho a outras complicações. Eu confesso que não sou muito fã desse tipo de recompensa, porém algumas pessoas gostam. Além disso é muito fácil, e relativamente barato, distribuir cartões-presente como uma forma de mostrar reconhecimento pelo trabalho árduo da sua equipe.

Os cartões-presente também permitem que os colaboradores escolham a recompensa de que mais gostam. 

7 - Certificados de premiação

Se você deseja reconhecer uma realização ou conquista especial, não tenha medo de entregar certificados.

Você pode não querer distribuir certificados para tudo, mas quando feito com moderação, os certificados podem ser uma ótima maneira de ajudar um colaborador se sentir muito orgulhoso de algo que conquistou.

Os certificados não só podem ser um pequeno gesto simpático, mas também podem ser facilmente emoldurados e colocados em exibição. Por exemplo, em sua mesa – para mostrar a outras pessoas o orgulho do que você conquistou.

Tempo Livre

Na maioria dos cenários de trabalho, os colaboradores estão vendendo seu tempo, certo? Portanto, uma das melhores maneiras de mostrar o reconhecimento para os colaboradores pelo trabalho árduo é estender o seu tempo de “folga”.

8 - Pausas Prolongadas

Uma maneira bastante fácil de mostrar reconhecimento é recompensar os colaboradores com uma pausa extra. Por exemplo, 30 minutos extras adicionados ao intervalo normal de 1 hora para o almoço durante a semana.

Se você tem dificuldade em conceder aos colaboradores períodos prolongados fora do trabalho, pode tentar distribuir intervalos menores como recompensa ao longo do dia.

9 - Saída Antecipada

Claro, por que se preocupar em interromper o dia com pausas extras, quando você pode simplesmente dar aos colaboradores um término antecipado? Não é preciso dizer que eles devem ser pagos como se trabalhassem em seu turno integral – caso contrário, você não os reconhecerá de forma alguma, estará apenas reduzindo suas horas!

Essa é uma maneira particularmente boa de reconhecer os colaboradores que trabalham com uma meta diária, como sua equipe de vendas. Se você atingir sua meta diária, poderá voltar para casa – não há como ficar muito melhor do que isso!

E não é apenas uma ótima maneira de mostrar reconhecimento, mas também é uma ótima maneira de motivar seus colaboradores a atingir essas metas diárias.

10 - Entrada Mais Tarde

Embora nem sempre ofereça gratificação instantânea, oferecer um início tardio para um turno futuro pode ser uma recompensa muito interessante para alguns.

Talvez você queira agradecer a alguém por parar algumas horas extras para ajudá-lo quando as coisas ficaram complicadas. Ou talvez você conheça alguém que está se sentindo um pouco abatido e precisa dormir um pouco mais.

Não é o item mais usado, mas oferecer uma entrada mais tarde pode ser uma ótima técnica quando usada com sabedoria. E, contanto que você possa administrar a breve falta de pessoal, é um gesto relativamente fácil de fazer.

11 - Tempo livre para a academia

Se possível, dar a seus colaboradores tempo livre para ir à academia é uma ótima maneira de mostrar a eles que você valoriza a saúde e o bem-estar deles. O que é ainda melhor, é se você mesmo pode pagar pela sua inscrição na academia!

Se você reservar horários para que sua equipe tire um tempo do trabalho e vá à academia, você pode até descobrir que este se torna um ótimo exercício de vínculo. Você pode até descobrir que pessoas que normalmente não dariam uma chance à academia são incentivadas por seus colegas.

Também vale a pena acrescentar que passar o tempo na academia ajuda seus funcionários a melhorar o bem-estar físico e mental, o que, por sua vez, pode melhorar sua produtividade.

12 - Caminhadas em equipe

Você pode ajudar seus colaboradores a se manterem ativos, incentivando caminhadas em equipe. Novamente, isso mostra a todos que você se preocupa com a saúdes física e bem-estar  – não apenas o exercício é ótimo, mas a mudança de cenário pode realmente ajudar as pessoas a se sentirem revigoradas.

Algumas organizações dão aos colaboradores um tempo extra de folga durante o dia, para que eles possam dar um passeio. Mas outra ótima maneira de fazer caminhadas em equipe é experimentar uma ideia chamada “reuniões ambulantes”. É aquela ideia de ‘andar e falar’. Por que se restringir a um escritório ou sala de reuniões, quando você pode sentir o ar fresco em sua pele, caminhando e falando?

De acordo com a Harvard Business Review , as reuniões ambulantes podem ajudar a impulsionar a criatividade. Na verdade, a criatividade aumenta 5,25% durante as reuniões ambulantes – o que pode não parecer grande coisa, mas quando você considera o fato de que caminhar com sua equipe não custa nada, por que não tentar?

Reconhecimento para toda a sua equipe

As próximas ideias de reconhecimento de colaboradores são coisas que você pode fazer por toda a sua equipe – ou, se você se sentir ambicioso, por toda a sua empresa.

13 - Leve a equipe para almoçar

Não precisa ser em nenhum lugar chique. Na verdade, seus colaboradores podem relaxar mais se não for!

Uma abordagem que vimos funcionar muito bem é quando os líderes apoiam as empresas locais quando levam colaboradores para almoçar. Aquele pequeno restaurante peculiar na esquina, ou o café local. Todas essas são ótimas ideias para criar experiências de equipe memoráveis que mostrarão a sua equipe o quanto você os aprecia.

Mas os almoços da equipe não são apenas uma boa maneira de mostrar reconhecimento, mas também podem ser um ótimo ambiente para reuniões de equipe. Os membros da sua equipe não ficarão constantemente se perguntando quando a reunião vai terminar para que eles possam fazer um lanche, e é um ótimo exercício de construção de equipe também.

14 - Comida e bebida

Claro, embora o elemento surpresa possa ser muito agradável, alguns colaboradores preferem um pouco de previsibilidade. Portanto, sua equipe pode preferir que você mostre reconhecimento ao planejar um tratamento regular – seja uma vez por mês, uma vez por semana ou até mesmo uma vez por dia!

Seja o que for, certifique-se de que pode continuar a fazê-lo. Por exemplo, se você decidir oferecer um bar aberto à sua equipe na última sexta-feira de cada mês, certifique-se de não desistir após as primeiras tentativas. Afinal, os funcionários podem começar a planejar suas programações pessoais em torno disso – o ponto aqui é a previsibilidade.

Ter um tratamento regular para aguardar uma vez por semana ou uma vez por mês pode ser uma ótima maneira de mostrar o reconhecimento para a equipe, pois mantém seus níveis de motivação elevados durante todo o ano!

Cafeteria do Escritório da Spotify em San Francisco na Califórnia

15 - Happy Hour

Além de ser um tratamento regular para toda a sua força de trabalho, muitas organizações consideram benéfico incentivar as equipes individuais a sair para beber regularmente.

Os drinks da equipe todas as sextas-feiras é uma maneira muito boa de mostrar o reconhecimento dos colaboradores por seu trabalho árduo durante a semana. E escolher fazer isso em um fim de semana geralmente é útil porque os colaboradores têm tempo para relaxar e se recuperar antes que o trabalho comece novamente. Claro, se seus colaboradores não trabalham na tradicional segunda a sexta-feira, você pode querer ser criativo com as datas.

Ao levar a equipe para beber, você quer proteger suas finanças. Portanto, pode não ser sensato se oferecer para pagar por todas as bebidas. Mas muitas organizações acham que uma ótima maneira de abordar isso é se oferecer para pagar pela primeira rodada.

16 - Adicione toda a equipe na página Sobre Nós

Quem fez a regra dizendo que apenas diretores seniores ou fundadores da empresa podem ter sua foto e uma biografia no site da empresa? Vimos empresas adicionar cada membro de sua força de trabalho ao seu site. Normalmente apenas uma foto e um primeiro nome, mas alguns até incluem uma pequena biografia.

Dar a cada um de seus colaboradores um pouco de espaço público em seu site pode realmente mostrar que você aprecia a contribuição deles para sua organização. Além disso, os dias da hierarquia de cima para baixo estão começando a desaparecer – pode parecer um pouco desatualizado colocar a alta administração em um pedestal, sem reconhecer o resto de sua equipe.

Claro, sua página ‘Sobre nós’ pode ficar um pouco longa. Principalmente se você contratar muitas pessoas. Mas se você puder encontrar uma maneira de fazer isso, essa é uma iniciativa de custo relativamente baixo que pode espalhar ondas de reconhecimento por toda a sua força de trabalho.

Reconhecimentos Pessoais

A melhor maneira de mostrar a uma pessoa que você realmente a reconhece é mostrar a ela o quanto você aprecia sua contribuição individual. E a melhor maneira de fazer isso é mostrar a eles o quanto você os conhece. É por isso que esta próxima seção trata de ideias de reconhecimento de colaboradores que o ajudam a levar as coisas diretamente para o nível pessoal.

17 - Presentes e recompensas personalizadas

Ao distribuir presentes ou prêmios por trabalho árduo, você pode considerar personalizá-los de acordo com a pessoa.

E não estou falando simplesmente de colocar seu nome em uma caneca. Qualquer um pode fazer isso. Queremos dizer presentes que realmente se relacionam com os hobbies e interesses do colaborador fora do trabalho.

Eles realmente gostam de um músico em particular? Envie-lhes um pôster ou ingressos para o próximo show! Eles amam futebol? Considere qualquer coisa, desde um chaveiro de futebol a um ingresso para o próximo jogo. 

18 - Sessão de fotos profissional

Algo que eu já vi ser feito em algumas empresas é dar a cada colaborador sua própria sessão de fotos profissional.

Não se preocupe, não será necessário ir para a passarela – não é um ensaio de moda (a menos que você queira). Em vez disso, o objetivo é capturar o funcionário em sua melhor luz, para que ele tenha uma fotografia profissional de alta qualidade que possa usar em seus perfis profissionais e pessoais.

Isso também será bom para a sua imagem como empresa. Os clientes poderão ver fotos de alta qualidade dos funcionários com quem estão interagindo, em vez de selfies borradas tiradas com iluminação ruim. 

Uma boa maneira de organizar esta sessão de fotos é fazer com que o fotógrafo venha ao escritório periodicamente. 

Reconhecimentos Profissionais

O reconhecimento do colaborador não envolve apenas presentes, recompensas, adesivos e certificados. Às vezes, é sobre as oportunidades que você oferece a eles como parte de suas carreiras na organização. Oferecer aos funcionários oportunidades de desenvolvimento profissional mostra que você se preocupa com a carreira deles e que acredita na capacidade deles.

19 - Oportunidades de treinamento

Você provavelmente também vai querer treinar seus colaboradores para se tornarem melhores em seus trabalhos. Mas, ao desenvolver um plano de treinamento para os funcionários, tente também torná-lo relevante e envolvente para eles como um indivíduo.

Pense em treinamentos que ajudem os colaboradores a se aprimorarem nas áreas que os apaixonam.

Os colaboradores vão adorar ser levados a sério, adorar a chance de melhorar seu currículo e, quanto mais qualificados eles forem, melhor será seu trabalho. Todos ganham!

20 - Almoço com um líder

Dar aos colaboradores a oportunidade de ficarem lado a lado com a alta administração é uma ótima maneira de reconhecer sua contribuição para a sua organização, ao mesmo tempo que os faz se sentir especiais.

A maioria dos funcionários aproveitaria a chance de compartilhar suas opiniões com as pessoas que tomam as grandes decisões em sua empresa. Agendar uma data a cada mês em que as pessoas possam ganhar um lugar à mesa de jantar com a alta administração é uma ótima maneira de fazer isso.

21 - Faça um pitch de uma ideia para a liderança

Você pode levar a ideia de conectar funcionários com líderes seniores um passo adiante. Em vez de organizar um almoço informal, você pode criar um evento completo em que os funcionários possam preparar um argumento de venda e tentar vender sua ideia para a alta administração.

Dar aos colaboradores uma oportunidade séria de fazer com que suas grandes ideias sejam ouvidas e, possivelmente, até postas em prática, pode ser uma ótima maneira de recompensar a criatividade e estimular o pensamento estratégico.

22 - Um dia em outro papel

Você pode descobrir que alguns colaboradores estão interessados em papéis um pouco diferentes dos seus atuais. Uma ótima maneira de reconhecer isso, ao mesmo tempo que dá a eles uma amostra de como esse trabalho pode ser, é fornecer oportunidades de acompanhamento de papéis.

O acompanhamento de funções ajuda os funcionários a desenvolver um conhecimento e compreensão mais profundos de outras funções, especialmente aquelas nas quais possam estar interessados. Eles serão capazes de ver como outras equipes e colegas trabalham, sem arriscar sua carreira.

Ao oferecer o acompanhamento de funções, lembre-se de que isso pode exigir muito da pessoa que está sendo acompanhada. Portanto, convém limitar o tempo gasto a um dia por trimestre, ou talvez meio dia por mês.

Aniversários e Férias Especiais

Nem tudo que você faz para mostrar reconhecimento deve ser focado no local de trabalho. Você deve planejar maneiras de reconhecer coisas como aniversários e outras ocasiões especiais que acontecem fora do escritório. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

23 - Dia de folga no aniversário

Este é um benefício muito popular, e existem muitas empresas que já executam esse reconhecimento com muito sucesso.

Dar aos colaboradores um dia de folga remunerado em seu aniversário pode ser uma ótima maneira de reconhecer o trabalho árduo que eles fazem pela sua organização.

Provavelmente, seus colaboradores estarão comemorando seu aniversário de uma forma ou de outra. Que melhor maneira de contribuir do que deixá-los dormir um pouco mais, ou passar seu dia especial com a família?

É claro que nem todo mundo faz aniversário em um dia de trabalho. Portanto, para ser justo, você pode dar aos funcionários um dia de folga no lugar, por exemplo, se o aniversário deles cair em um fim de semana.

24 - Bolo de aniversário

Fazer questão de comprar um bolo no aniversário para cada colaborador é uma ótima maneira de mostrar que você reconhece a importância deles para a sua empresa – e é um privilégio muito fácil de programar em seu calendário. Basta obter uma lista de aniversários de seu sistema de RH e designar uma pessoa como responsável pela compra do bolo.

Algumas empresas gostam de reunir todos em uma sala, acender as velas do bolo e cantar parabéns ao colaborador em questão. Mas tenha cuidado – nem todo mundo gosta que os holofotes estejam sobre eles, e você pode descobrir que isso tem um efeito negativo em vez de positivo.

25 - Presente de aniversário

Provavelmente é mais seguro deixar um presente de aniversário discreto na mesa da pessoa.

Você pode personalizar os presentes de aniversário de acordo com os gostos de cada colaborador, se puder. Ou se você quiser apenas fazer o gesto, pode escolher um belo cartão para mostrar que se lembrou do aniversário deles.

Comemorando as conquistas dos colaboradores

O reconhecimento funciona melhor quando é atribuído a uma determinada ação ou realização. Isso não apenas parece mais sincero – o colaborador pode entender o que fez bem para merecer o reconhecimento – e incentiva mais do mesmo. O reforço positivo significa que sua força de trabalho continuará a aprimorar suas habilidades e melhorar.

26 - Coloque as conquistas em exibição

A maneira mais simples de reconhecer realizações é mostrar aos colaboradores que você os está percebendo. Para colaboradores com metas mensuráveis, isso pode ser tão fácil quanto exibir suas realizações em algum lugar onde outras pessoas possam vê-las.

Uma ideia legal que vi, é ter um grande monitor digital em exibição, mostrando os melhores solucionadores de problema, ou pontuação de satisfação do cliente, na equipe de atendimento ao cliente.

E se algum dia os colaboradores ganharem prêmios externos para sua empresa, nem é preciso dizer que você deve encontrar um lugar agradável para colocá-los, onde possam ser admirados.

Reconhecimento no trabalho-min

27 - Gamifique seu local de trabalho

Conquista desbloqueada! A ‘gamificação’ no local de trabalho pode melhorar a produtividade e a motivação .

Uma maneira de ver isso bem feito é ter uma grande lista de conquistas que os colaboradores podem realizar durante o tempo que passam na sua empresa, cada uma com seu próprio distintivo exclusivo após a conclusão. Pode ser qualquer coisa, desde sobreviver à primeira semana até finalmente descobrir como operar a máquina de café.

A gamificação pode ser divertida, recompensadora e altamente motivacional.

Causando Impacto Prático

Algumas das melhores ideias de reconhecimento de colaboradores são as práticas. Coisas que fazem uma diferença prática na vida profissional de seus colaboradores pode ter um impacto enorme. Mesmo que pareçam pequenos na superfície.

28 - Estacionamento gratuito

Nada é mais desanimador do que pagar para estacionar no trabalho. 

Se possível, você pode querer comprar vagas reservadas em um estacionamento seguro próximo e permitir que seus funcionários as usem gratuitamente. Você pode até conseguir um desconto em massa, e seus funcionários vão gostar de não ter que pagar para estacionar.

29 - Apoie o deslocamento

No que diz respeito às viagens de ida e volta para os locais de trabalho, o trajeto diário pode ficar muito caro. Para alguns colaboradores, isso é uma grande causa de estresse e infelicidade. 

Existem muitas maneiras de fazer isso. Se a maioria dos seus colaboradores dirige para o trabalho, você pode conseguir um vale-combustível ou um carro da empresa. Ou se você estiver perto de conexões de transporte público, considere comprar um passe de viagem para ônibus ou metrô.

Um local para colocar as bicicletas dos colaboradores também é uma ótima ideia.

30 - Forneça equipamentos

Não preciso dizer isso, mas, como regra padrão, você deve fornecer aos colaboradores o equipamento de que precisam para fazer o trabalho que você está pedindo.

Isso significa coisas como laptops, telefones, refrigeradores de água e um armário fixo totalmente abastecido. Mas você não precisa parar no essencial.

Mesmo que você não tenha uma política rígida de uniformes, oferecer gratuitamente roupas ou equipamentos de marca da empresa, como bolsas para laptop, pode ser uma ótima maneira de tratar seus funcionários de uma forma muito prática, enquanto promove sua marca.

31 - Escreva uma recomendação do LinkedIn

Se oferecer para fazer algo como escrever uma recomendação do LinkedIn pode parecer um pouco contraproducente. 

Afinal, você não está ajudando seu colaborador a conseguir um emprego em outro lugar? 

Mas, na verdade, em muitos casos, você descobrirá que isso realmente aumenta a lealdade e a retenção. Para começar, mostra que você tem confiança no colaborador. Mostra que você valoriza seus talentos e que suas habilidades são reconhecidas. Por que um funcionário iria querer deixar um empregador quando se sente valorizado?

Além disso, se você estiver mostrando que se preocupa com a carreira deles em um nível mais profundo do que apenas a maneira como isso beneficiará seus resultados financeiros, você ganhará muito respeito.

Filantropia

Quase todo mundo tem uma ou duas boas causas que apóia com paixão. Às vezes, não há melhor maneira de mostrar reconhecimento por sua força de trabalho do que apoiando uma causa pela qual eles se importam. E é uma vitória dupla também – porque você está apoiando os membros de sua equipe e uma boa causa, tudo ao mesmo tempo.

32 - Doe para uma instituição de caridade de sua escolha

A maneira mais fácil de mostrar reconhecimento por meio da filantropia é prometendo uma doação definida para a instituição de caridade escolhida por um colaborador.

Talvez seja necessário revisar a escolha deles para ter certeza de que é uma instituição de caridade registrada. E você pode querer fazer a doação publicamente, para obter o PR positivo para sua marca. Mas o elemento importante aqui é que você está investindo em uma instituição de caridade escolhida por seu funcionário, que apoia uma causa pela qual ele se importa.

33 - Dias pagos de caridade para a equipe

Se você deseja combinar o apoio a uma boa causa com um pouco de construção de equipes, organizar um dia de voluntariado em equipe pode ser uma experiência realmente gratificante.

Isso pode ser quase qualquer coisa. Desde fazer uma limpeza de lixo em um belo local até passar o dia plantando árvores. Você pode ter sua própria ideia, pode pesquisar organizações que organizam esse tipo de coisa ou pode até entrar em contato com uma instituição de caridade diretamente e perguntar como eles podem colocar sua equipe para trabalhar naquele dia.

Claro, certifique-se de que sua equipe seja paga por este dia e se certifique de que é uma vontade deles também e não um ato foçado pela gestão.

34 - Ofereça um dia de caridade grátis a cada ano

Uma ideia muito interessante que já vi é permitir que cada colaborador tire um dia pago por ano para ser voluntário em uma instituição de caridade de sua escolha.

Isso pode ser um pouco complicado de gerenciar, especialmente se você está nervoso com a possibilidade de seus funcionários abusarem do sistema e simplesmente tirarem o dia de folga. Mas ter a liberdade de passar um dia inteiro como voluntário por uma boa causa pode fazer seus colaboradores se sentirem excepcionalmente bem e pode fortalecer sua relação empregador-funcionário significativamente.

Quando você reconhece as coisas com as quais seus funcionários se importam, isso fica na memória deles e os torna mais engajados com o trabalho.

Reconhecimento de 360 ​​graus

O melhor reconhecimento não vem de apenas uma pessoa. 

Não só é melhor ser reconhecido por mais de uma pessoa, mas às vezes confiamos em pessoas como nossos colegas mais do que em nossos superiores. Portanto, coletei algumas ideias favoritas para incentivar o que chamo de ‘reconhecimento de 360 graus’ – ajudando os colaboradores se sentirem reconhecidos de várias perspectivas.

35 - Orçamento de recompensa pessoal

O reconhecimento de colegas é superpoderoso. E por isso, gosto muito da ideia de dar a cada um dos colegas o seu próprio ‘orçamento de recompensa’ pessoal, que podem usar para reconhecer os seus colegas ao longo do ano.

Cada vez que veem algo que acreditam merecer reconhecimento, eles podem usar uma parte de seu orçamento para recompensar seus colegas de trabalho.

O orçamento também não precisa ser financeiro! Já vi esse trabalho muito bem com sistemas de pontos. Cada colaborador tem um determinado número de “pontos” que pode atribuir ao longo de um determinado período da forma que entenderem. 

Os pontos não precisam significar nada grandioso, e você nem precisa atribuir prêmios ao final do exercício.

A mágica vem em saber que o reconhecimento veio de um conjunto limitado de recursos, isso valoriza ainda mais o reconhecimento.

36 - Compartilhe feedback positivo com toda a empresa

Às vezes, os clientes enviam seus elogios. Por exemplo, se eles receberam um serviço particularmente bom, ou se um colaborador se esforçou para ajudá-los.

Esta pode ser uma experiência muito especial por si só. Afinal, você provavelmente já está garantindo que esse feedback seja passado diretamente ao colaborador em questão. Mas por que parar aí?

Uma ótima ideia para o reconhecimento dos funcionários é compartilhar esse feedback positivo com toda a empresa. 

Coloque-o no feed de notícias da sua empresa. Deixe seus colaboradores verem que você está orgulhoso deles e deixe-os desfrutar de todos os elogios que vêm com um trabalho bem executado.

37 - Agradecimentos pessoais da alta administração

Não vamos esquecer que nem todos os colaboradores têm uma linha de comunicação com os diretores da empresa. Especialmente em empresas maiores, onde suas relações diárias serão com seus colegas diretos e seu gerente.

Uma maneira realmente especial de reconhecer os colaboradores é fazer com que um membro sênior da administração da empresa entregue uma mensagem de agradecimento pessoal e sincera.

Imagine trabalhar em uma grande corporação e ter o CEO ligando para você – ou mesmo vindo até sua mesa – para dizer que foram informados de como você se saiu bem em alguma coisa e que gostariam de agradecer sua contribuição para a empresa.

Isso pode não ser eficaz em todas as estruturas organizacionais, mas vai funcionar em algumas – especialmente aquelas com uma forte hierarquia top-down.

Indo a Público

Nada diz “ótimo trabalho” melhor do que anunciá-lo ao mundo. Mostra que você não tem nada a esconder e também pode ser ótimo para sua imagem pública – uma empresa que reconhece seus colaboradores? Legal. 

Essas ideias são maneiras de você reconhecer sua equipe usando seus canais de comunicação com seus clientes e com o resto do mundo.

38 - Anúncios na mídia social

Uma maneira rápida e fácil de mostrar publicamente o reconhecimento de seus colaboradores é dar a eles uma mensagem nos feeds de mídia social da sua empresa.

Um anúncio no LinkedIn, uma menção no Twitter, uma tag no Facebook … se for compartilhada com o seu público e se estiver cheia de comentários agradáveis, certamente causará uma sensação de bem-estar para o colaborador em questão.

39 - Publique no site da sua empresa

Se você tiver os recursos, poderá até criar uma página dedicada no site da empresa, especialmente para reconhecer as realizações dos colaboradores.

Isso poderia ser feito como uma “parede da fama”, onde realizações monumentais são publicadas para sempre na história da sua empresa. Alternativamente, você pode ter um conjunto de conquistas padrão que você publica os vencedores para cada semana, mês ou ano.

Viver Uma Experiência

Algumas empresas gostam de fazer gestos muito grandiosos quando se trata de reconhecimento de colaboradores. Especialmente ao reconhecer uma conquista particularmente grande. E essa ideia final é a que eu mais gosto. 

Claro, elas tendem a exigir um orçamento um pouco maior!

40 - Experiências únicas

Para realizações excepcionais, você pode oferecer a um colaborador uma experiência única na vida. Algo que eles nunca fizeram e provavelmente nunca terão a chance de fazer novamente.

Por exemplo, paraquedismo, bungee jumping, um passeio em um balão de ar quente ou até mesmo uma sessão de condução em uma pista de corrida. Uma viagem paga para algum lugar divertido também é uma ótima ideia para situações mais importantes.

A Experiência Humana no Trabalho (1)-min

Finalizando

Embora todas essas ideias possam ser eficazes para mostrar ao seu pessoal que você os aprecia, muitas são pontuais ou requerem o trabalho de um gerente ou equipe de RH para serem organizadas e implementadas.

Organizações que abraçam o reconhecimento como parte de suas conversas do dia a dia no local de trabalho, em vez disso, adotam sistemas de reconhecimento de funcionários online, em uma plataforma social que capacita os colaboradores a agradecer a seus colegas e permite que os gestores vejam todas as coisas boas que estão acontecendo que, de outra forma, poderiam ter perdido.

Intrigado? Você pode testar a Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho de forma fácil e rápida, sem custos, basta clicar no botão abaixo.

Espero que tenha gostado das dicas. 

Um grande abraço e até a próxima!

Mural de Reconhecimentos da Plataforma de Cultura, Gestão e Engajamento da Amo Onde Trabalho

Contribuição de:

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!