10 Livros sobre cultura, gestão e liderança que merecem a leitura

10 Livros que me ajudaram na Amo Onde Trabalho

Introdução

Nesse artigo eu gostaria de compartilhar com você 10 livros sobre cultura organizacional, gestão e liderança que me ajudaram aqui na Amo Onde Trabalho e, particularmente, eu recomendo muito a leitura.

Os 10 livros abaixo não estão ordenados ou classificados, são apenas sugestões de leituras que foram muito importantes para mim, antes e durante a fundação e desenvolvimento da Amo Onde Trabalho.

Procurei colocar nessa lista uma boa variedade de assuntos, desde Scrum e OKRs até liderança e cultura organizacional.

Adicionei o link para compra em cada livro caso você se interesse. Espero que goste!

“Algumas pessoas pensarão que este é um livro sobre o Google, mas ele vai muito além disso. Escrito com clareza, baseado em evidências e voltado para a prática, ele chegou para transformar o mundo do trabalho.” – Jeffrey Pfeffer, autor de Poder: Por que alguns têm.

“Você passa mais tempo trabalhando do que fazendo qualquer outra coisa na vida. Não é justo que a experiência no trabalho seja tão desmotivadora e desumana quanto se vê por aí”, é o que diz Laszlo Bock, vice-presidente de Operações de Equipes do Google, a empresa que transformou a forma como o mundo interage com o conhecimento.

O líder visionário realizou uma grande investigação sobre como a filosofia certa de trabalho é capaz de atrair os maiores talentos para o seu negócio e garantir que eles se desenvolvam, sejam felizes e tenham sucesso.

Um novo jeito de trabalhar apresenta os bastidores da gigante do Vale do Silício, compartilhando detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção, a importância da cultura e as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas. Também revela por que o Google é eleito ano após ano um dos melhores lugares para se trabalhar.

Repleto de exemplos de ações que melhoraram o desempenho e a satisfação dos colaboradores, o livro apresenta princípios claros que podem ser colocados em prática, não importa se sua equipe tem uma ou milhares de pessoas. 

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. 

Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo. 

De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. 

No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

A Startup Enxuta

Fiz o resumo desse livro, você pode conferir ele clicando aqui.

Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. 

Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. 

Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas. 

Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”.

Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários? Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. 

Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes. Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles. 

Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê. “Comece pelo porquê é um dos livros mais úteis e poderosos que eu li em anos. Simples e elegante, nos mostra como líderes devem liderar.” – WILLIAM URY, coautor de Como chegar ao sim

Fato: Empresas felizes são mais produtivas e inovadoras.

Existe algo que posso fazer para promover uma melhor cultura na empresa? Maior produtividade da minha equipe? Uma gestão mais moderna e inovadora? E mais felicidade e engajamento para todos?

Liderando para a Felicidade oferece um conjunto de jogos, ferramentas e práticas concretas para todos os profissionais. 

Em organizações modernas, espera-se que as pessoas sejam líderes servidores e pensadores sistêmicos, mais ninguém explica exatamente como fazer isso. Liderando para a Felicidade oferece ao leitor “jogos sérios”, ferramentas inovadoras e práticas simples, que você pode usar imediatamente para motivar qualquer equipe, mudar a cultura, aumentar a produtividade e incentivar a inovação por toda a empresa. 

Porque a gestão é importante demais para ficar apenas nas mãos dos gerentes! Todo mundo merece trabalhar em uma organização mais feliz.

Qual a fórmula por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. 

Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios. Para Catmull, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história; cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação; e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso. 

Esses são alguns dos princípios apresentados por Catmull em Criatividade S.A. Quase 20 anos depois do lançamento do primeiro filme da trilogia Toy Story, Catmull, presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, narra a trajetória da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica. 

Entremeando conclusões sobre gestão de pessoal com entusiasmadas informações a respeito dos avanços em tecnologia digital, além da história da Pixar e do cinema de animação, Criatividade S.A. apresenta mais do que conselhos de negócios, com trechos descrevendo situações quase como um roteiro cinematográfico.

Pensem em empresas como a Google, a Amazon ou a Toyota. Ou em organizações governamentais como o FBI. Parte do sucesso de qualquer uma delas explica-se em cinco letras: SCRUM. 

O mundo vem sofrendo um processo de mudança contínuo cada vez mais acelerado. Para quem acredita que deve haver uma maneira mais eficiente de fazer as coisas, Scrum é um livro instigante sobre o processo de liderança e gestão que está transformando a maneira como vivemos.

Instituições que adotaram o método Scrum já registraram ganhos de produtividade de até 1.200%. É por causa dele que a Amazon pode acrescentar um novo recurso em seu site todos os dias, que o Red River Army Depot, no Texas, consegue lançar utilitários blindados 39 vezes mais rápido e que o FBI finalmente criou um enorme banco de dados de rastreamento de terroristas.

Com base em insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e muitas outras disciplinas, o método Scrum é prático e fascinante.

Mas a razão mais importante para ler esse livro é que ele pode ajudar você a alcançar o que os outros consideram inatingível – seja inventando uma tecnologia pioneira, planejando um novo sistema educacional, viabilizando um caminho para ajudar os mais pobres ou mesmo estabelecendo os alicerces para a sua família prosperar.

Radical Focus

Christina Wodtke

Radical Focus aborda o movimento OKR e uma melhor definição de objetivos através da história poderosa da startup de chá de Hanna e Jack. Quando os dois recebem um ultimato de seu único investidor, precisam aprender a utilizar Objetivos e Resultados Chave (OKRs) com foco radical para fazer as coisas certas. Eles serão capazes de realizar as poucas ações críticas que salvarão sua inicialização? Ou eles acabarão atolados em distrações e escolhas à medida que o tempo acabar? A autora aproveita sua experiência com as empresas mais quentes do Vale do Silício para ensinar idéias práticas sobre o estabelecimento de metas em forma de fábula. Como você inspira uma equipe diversificada a trabalhar em conjunto, buscando tudo em um único objetivo desafiador? Como você se mantém motivado, apesar dos contratempos e falhas? Como você vê na história de Hanna e Jack, trata-se de criar uma estrutura para check-ins regulares, principais resultados e, acima de tudo, a beleza de um bom fracasso. Wodtke adiciona uma seção de bônus na segunda metade do livro para apresentar suas idéias mais práticas sobre a aplicação de objetivos e resultados chave (OKRs) aos seus desafios e local de trabalho específicos. Pronto para mover sua equipe na direção certa? Leia este livro e conheça o poderoso sistema de tomada de decisão da Wodtke para criar seu foco e obter sucesso.

Brian Burke

As organizações estão enfrentando uma crise de engajamento. Independentemente de serem clientes, funcionários, pacientes, estudantes, cidadãos, partes interessadas, as organizações lutam para engajar significativamente seus principais grupos constituintes que têm um recurso precioso e limitado: o seu tempo. 

Para penetrar no escudo e envolver o público, as organizações precisam de uma vantagem. A gamificação surgiu como uma maneira de obter essa vantagem e as organizações estão começando a vê-la como uma ferramenta essencial em sua estratégia de engajamento digital. 

Como tendência, a gamificação está no auge do ciclo de hype; foi vendida em excesso e é amplamente mal compreendida. Estamos caminhando para a queda inevitável. Muitas organizações foram levadas a acreditar que a gamificação é um elixir mágico para doutrinar as massas e manipulá-las para cumprir suas ordens. Essas organizações confundem as pessoas com fantoches, e esses esforços transparentemente cínicos estão fadados ao fracasso. 

Este livro vai além do hype e se concentra nos 20% que estão acertando. O Gamify mostra a gamificação em ação: como uma abordagem poderosa para envolver e motivar as pessoas a alcançar seus objetivos, enquanto, ao mesmo tempo se alcançam os objetivos organizacionais. Pode ser usado para motivar as pessoas a mudar comportamentos, desenvolver habilidades e impulsionar a inovação. A chave para o sucesso na gamificação é envolver as pessoas em um nível emocional e motivá-las a alcançar seus objetivos.

Na economia global moderna de hoje, o trabalho remoto não é mais uma novidade. Empresas e organizações de todos os lugares estão adotando os benefícios revolucionários de permitir que os funcionários trabalhem fora do escritório, e os resultados são profundos: os gerentes se beneficiam economizando dinheiro e recursos e tendo acesso a talentos fora de seus códigos postais, enquanto os funcionários desfrutam de maiores oportunidades de emprego , produtividade, independência e satisfação – em parte pelo tempo economizado em trânsito.

A realidade é clara: trabalhar remotamente pode ser uma vantagem para todos.

Mas essa vitória só é possível quando as empresas têm um plano para apoiar a eficiência e promover um trabalho de equipe simplificado e envolvente, e quando os indivíduos estão preparados para colaborar produtivamente. No Work Together Anywhere, Lisette Sutherland, uma campeã internacional de estratégias de equipes virtuais, oferece um guia de serviço completo para prosperar no local de trabalho remoto. Compartilhando conselhos poderosos obtidos com a experiência profissional, extensa pesquisa e entrevistas com trabalhadores e gerentes / proprietários de todo o mundo, o Work Together Anywhere estabelece um plano completo para otimizar o sucesso da equipe.

Embalado com materiais práticos e conselhos acionáveis para cultivar camaradagem, agilidade e colaboração, o Work Together Anywhere é um guia completo e inspirador e indispensável para quem deseja avançar no mundo de trabalho remoto de hoje.

Finalizando

Espero que você tenha gostado destas 10 dicas de leitura.

Um grande abraço e até o próximo conteúdo!

Contribuição de:

Daniel Augusto Danieli

Daniel Augusto Danieli

Meu trabalho é ajudar líderes e equipes na criação de uma cultura organizacional engajadora e inovadora, com uma forma de gestão adequada aos dias de hoje e voltada para a experiência humana no trabalho

Teste grátis nossa plataforma com a sua equipe por 7 dias, sem custos, sem cartão de crédito.

Aprenda a construir uma cultura que valorize sua marca, resolva os problemas de gestão, melhore os resultados dos negócios e atenda ao propósito da sua organização.

Está gostando desse conteúdo? Temos uma dica para você!

Faça uma análise gratuita do seu engajamento e da cultura da sua equipe de trabalho!

Faça um tour pela Amo Onde Trabalho totalmente de graça, conheça como a plataforma funciona e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua equipe de trabalho!

Conheça, não custa nada :)

× Fale com a gente!