Há alguns meses atrás eu fiz a leitura do livro Work Together Anywhere (Trabalhe Junto em Qualquer Lugar), justamente por que a Amo Onde Trabalho é uma empresa totalmente remota desde o primeiro dia.
Eu gostei tanto desse livro que acabei elaborando um resumo repleto de dicas para trabalhar remotamente.
Foi durante a minha leitura que acabei conhecendo essa prática e percebi que ela tinha a cara da Amo Onde Trabalho. São cartas simples que são utilizadas durante reuniões e até mesmo trabalhos remotos para ajudar na colaboração e tornar o ambiente virtual mais divertido.
Todos estes são problemas muito comuns e eu também me sinto bastante incomodado com eles!
Como estes problemas podem impactar nossos trabalhos, cada vez mais vistos como um empreendimento criativo e colaborativo? Se reuniões remotas ruins estão impedindo a colaboração, que dano isso pode estar causando?
E se as conversas online não precisassem ser assim?
Quando as reuniões remotas são bem planejadas e executadas, podem ser atraentes. Elas podem conectar pessoas profundamente, permitindo que colaboradores que realmente nunca “se encontram” trabalhem juntos e façam coisas emocionantes acontecerem. Reuniões remotas podem até ser divertidas!
Além disso, todos esses “terríveis problemas” podem ser superados, ou ao menos, atenuados.
É aí que entra uma prática muito simples e divertida que costumo utilizar que eu chamo de Supercartas de Colaboração Remota.
Faça o download no final desse artigo do PDF contendo as Supercartas de Colaboração Remota e imprima em um formato adequado. Não se preocupe caso não tenha uma impressora disponível, eu criei uma versão digital fácil de ser utilizada no seu celular.
Como você já deve imaginar não existe muito segredo na execução dessa prática, basta utilizar as cartas durante as reuniões remotas conforme as necessidades forem aparecendo. Esta é uma ótima técnica de facilitação para qualquer workshop ou reunião online.
Todo mundo já esteve em uma reunião em que alguém demorou demais e foi difícil interromper.
Uma carta Vamos Seguir em Frente é um sinal visual amigável que mostra que você entende o ponto e está pronto para seguir em frente.
Alguém realizou alguma ação, deu alguma ideia ou sugestão que impressionou?
Que tal mostrar a carta WOW para esse colega em forma de reconhecimento?
Hora de fazer uma votação rápida?
Basta utilizar as cartas positivo ou negativo de acordo com o seu voto!
Quer avisar alguém que está atrapalhando a reunião devido a ruídos e barulhos de fundo?
Esta carta pode ser a solução!
Acredito que você já entendeu a ideia e alguns benefícios em utilizar essa prática durante as reuniões remotas da sua equipe a partir de agora. Mas quero destacar um dos pontos principais, o engajamento.
“Não podemos ter um encontro de mentes se a maioria delas não estiver presente.” – Elise Keith
O desafio central de projetar e executar reuniões remotas é obter e manter as pessoas ativamente envolvidas. Depois que o engajamento ocorre, muitas coisas boas podem ser construídas.
Mais importante, torna-se possível construir relacionamentos reais entre os participantes, para que se valorizem como pessoas reais. Eles começam a falar de humano para humano. A partir dessas conversas o respeito mútuo pode se desenvolver, o que por sua vez, pode levar a um maior respeito pelo tempo das pessoas e outros limites.
A Transparência é essencial para qualquer reunião, é essencial que tenhamos a possibilidade de deixar claro para nossos colegas as nossas opiniões e também possíveis problemas. As Supercartas de Colaboração Remota ajudam nesses dois aspectos.
Apesar de simples essa prática pode ajudar a criar uma cultura organizacional onde as pessoas tenham confiança para dar sua opinião e comunicar aquilo que é necessário durante uma reunião.
Aos poucos a equipe vai criando a Confiança necessária para falar sobre coisas que não estão funcionando e também sobre aquilo que está indo muito bem.
As Supercartas de Colaboração Remota podem ajudar a deixar o ambiente saudável e confiável, onde as pessoas se sintam seguras falando sobre o que está acontecendo.
A utilização das Supercartas de Colaboração Remota faz com que todos os integrantes da equipe interajam, mesmo aqueles mais tímidos ou que normalmente não participariam muito. Com o uso dessa prática a equipe vai acabar conversando e se conhecendo muito melhor, aumentando assim a capacidade de trabalho em equipe.
A prática Supercartas de Colaboração Remota vai ajudar em vários aspectos na cultura da sua equipe remota, mas as forças mais importantes dessa prática são realmente a colaboração e o engajamento que ela fornece para a equipe durante as reuniões online.
Espero que tenha gostado das dicas e também da leitura.
Um grande abraço e até a próxima!
Social Chat is free, download and try it now here!